Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fim da faculdade e mudança de perspectiva.

Texugo

2023
Membro da Staff
Cultivador confiável
02/05/2019
1,384
10
18
Esse é um texto que escrevi para mim, mas gostaria de deixar aqui pois os cogumelos tiveram uma boa influência nessa situação.
Me permitiram parar de ser apenas um espectador e entrar para o jogo.
Se tem aquele velho medo do cara que comeu cogumelos e nunca mais voltou, então eu vou além, sou uma dessas pessoas e sou grato por isso.
Se eu tivesse voltado, continuaria sofrendo e preso para sempre.
Estaria preso em uma vida que não deixaria espaço para arrependimento. Continuaria cego.

Não sabia em qual categoria colocar... e o anonimato me permite postar tranquilo.

Minha escolha por deixar a faculdade de medicina.


Durante a época de sair do ensino médio para encontrar algum rumo que faça sentido para minha vida, esperava encontrar minha satisfação pessoal dedicando meu tempo a aprender como ajudar as pessoas, parecia nobre no início, aparentemente é rentável financeiramente e algo que não teria como trazer arrependimentos futuros.

Acontece que existe um enorme precipício no que é a vida acadêmica, do que é a realidade. O ambiente que está inserido é preenchido por pessoas centradas pelo ego, tanto professores, quanto alunos, nem sempre é ruim, se faz as pessoas trabalharem mais. Muitas vezes é discutido a humanização como forma de melhorar o tratamento, mas é possível traduzir como: fingir empatia em busca de algum retorno.

Por que digo isso? Pois dentro de uma sala de aula não existe tal termo, participei de 4 turmas distintas, as 4 eram formadas pela mesma classe de pessoas, com o mesmo pensamento e passando pelas mesmas situações. Grande parte de família com alto poder aquisitivo, como médicos ou fazendeiros. Um ou outro em que os pais se esforçavam ao máximo para tentar pagar o curso para permitir que o filho realize seu sonho.

Um episódio, que ficou em minha memória, eram duas amigas discutindo pois os pais não queriam pagar mais no aluguel de um novo apartamento, que seria “apenas” 1500 reais, pois piscina é necessário. Observei uma autêntica indignação por parte delas com os pais. Algo recorrente que vi no curso, a falta de entendimento do valor do dinheiro. Em certo momento a garota falou: vou ficar pegando uber para aumentar a fatura do cartão e justificar a mudança.

O que isso tem a ver com a minha decisão sobre o curso? Ao total são 6 anos inseridos nesse meio, algo que eu erroneamente julgava como possível de aguentar. Cada aula eu me questionava o que estava fazendo ali, como se fosse uma formiga em ninho de vespa. Cada trabalho em grupo é como se algo estivesse morrendo dentro de mim, como eu era o estranho, utilizava-me da artimanha de fazer a maior parte do trabalho apenas para conseguir ser inserido em algo. Incontáveis vezes tentei entender o que estava errado em mim, tentei mudar a aparência, o contexto, tudo que pudesse afastar as pessoas de mim... a verdade é que não tinha nada de errado, eu apenas não estava na mesma vibração e por vezes eu afastava elas.

Outro episódio, que é um fator definitivo para essa mudança, foi quando neguei o pintor, que estava pintando a parte externa do prédio, de pintar a sacada no horário que ele queria (12:00). Havia ficado a disposição a semana inteira que me pediram e nunca vieram, no final me taxaram como preconceituoso e que tinha tratado o pintor da forma incorreta... fui maldoso, apenas por falar que não pintaria naquele horário, mas poderia pintar mais tarde. Garanto a você, em nenhum momento ofendi ou julguei alguém. Apenas quis escolher o horário que pintariam a sacada da minha casa, que é cheia de plantas penduradas e por isso eu precisava de tempo para retirar.

Essa discordância foi o suficiente para fundarem inverdades sobre a situação para se eximirem da culpa de cobrar e não prestar um serviço, já que o pintor, contratado pela afinidade religiosa do síndico, estava de mudança. Entendi então, que quase ninguém é guiado pela verdade e ela se torna uma ferramenta para agir ao favor de quem está ouvindo. Uma mentira pode se transformar em verdade se as pessoas certas conduzirem ela.


Mais uma vez pergunto, o que isso tem a ver com o curso? O objeto de estudo da medicina são pessoas, é dever do médico estar isento de preconceitos ao receber um paciente. Mas eu não tenho mais essa força, não tenho mais essa vontade de ajudar os outros, muitos menos por dinheiro.

Eu queria fazer o curso? Queria, mas consigo viver melhor estando longe disso tudo, consigo viver. Todos os sentimentos bons que eu tinha, foram apagados pelo tempo, minha vontade de me dedicar aos outros se transmutou em indiferença quanto a vida alheia. Estava à espera de poder fazer a diferença na vida de alguém, permitir que ela viva para melhorar o mundo, mas era algo presunçoso, eu não posso melhorar o mundo, não posso ajudar alguém a melhorar, não posso nem me ajudar.

Mas o fator cabal foi um professor, já com muito dinheiro, vencedor de miss universo e que, coincidentemente quando eu teria aula com ele, tentou suicídio. Tive aula apenas alguns dias após essa tentativa, vi o sofrimento no olhar dele, tinha tudo que todos poderiam querer, mas continuava sofrendo. Brevemente me identifiquei com aquilo, para mim é como se fosse o meu futuro, o sofrimento não acabaria junto com a faculdade e o desfecho seria também o suicídio, a única diferença é que a experencia de algumas tentativas anteriores, logo no começo da faculdade, eu não deixaria espaço para arrependimento.

Decidi dedicar meu tempo a mim, preciso buscar algum papel na sociedade em que encontre meu sustento. Ainda estou na procura de alguma ideia, mas felizmente a vida me presenteou com pessoas do meu lado que servirão de incentivo para esse novo caminho. O texto inteiro foi carregado de dor e sofrimento, mas adianto que esse novo paragrafo está cheio de alívio e tranquilidade, bem mais do que eu esperaria.

Como a única certeza da vida é o tempo, então aproveitarei enquanto ainda tenho o meu. Vou guardar meu sofrimento para coisas realmente necessárias e permitir que outros sentimentos fluam com a vida. Minha vontade de viver nunca foi tão grande, agora é como se fosse o fim de uma ressaca que durou muito tempo, uma dor bem no íntimo, que por fim... cessou.
 
Quanta sinceridad e claridad em suas palavtas e pensamentos.!

Espero dentro do que eu possa e vc me permita poder te ajudar como amigo nesta etapa..

Um grande abrazo e muita forza e luz e claridad para vc me amigo @Texugo
 
Ao total são 6 anos inseridos nesse meio,


Seis anos e você vai largar agora?

Se acha que os médicos não cumprem o papel que deles se espera, seja você o médico que foge do padrão.

Que poder tem sobre você se os outros se comportam ou não de forma adequada?
 
Seis anos e você vai largar agora?

Se acha que os médicos não cumprem o papel que deles se espera, seja você o médico que foge do padrão.

Que poder tem sobre você se os outros se comportam ou não de forma adequada?

Ainda faltavam 3 anos.
Coloquei 6 que seriam ao total.
 
Decisão difícil... Te desejo luz para poder ver com clareza nas suas escolhas, @Texugo !

Estamos aqui se precisar conversar. Eu mesmo passei por um momento (estou passando) de transição profissional e busca de significado.

Paz e Luz
 
Decisão difícil... Te desejo luz para poder ver com clareza nas suas escolhas, @Texugo !

Estamos aqui se precisar conversar. Eu mesmo passei por um momento (estou passando) de transição profissional e busca de significado.

Paz e Luz

Minha ideia agora é abrir uma MEI.
Tenho uma forte vontade de começar a produzir cogumelos comestíveis e progredir até crescer.
Não sou uma pessoa que gasta muito, então não tenho muita preocupação com questão financeira.

Já a busca pelo significado acredito que continuarei procurando para sempre e isso que me da forças para participar mais ativamente do mundo.
Espero que consigamos nossa tranquilidade.
Abraço.
 
Minha ideia agora é abrir uma MEI.
Tenho uma forte vontade de começar a produzir cogumelos comestíveis e progredir até crescer.
Não sou uma pessoa que gasta muito, então não tenho muita preocupação com questão financeira.

Já a busca pelo significado acredito que continuarei procurando para sempre e isso que me da forças para participar mais ativamente do mundo.
Espero que consigamos nossa tranquilidade.
Abraço.

Texto bonito texugo!! Também já passei pelo mesmo mas ja encontrei um bom proposito pra vida...
Fico feliz "não voltou", mas as vezes é preciso voltar um pouquinho, até porque a gente vive nessa matrix, é bom sair, ver como ela funciona, voltar e saber hackear o sistema.. Como Ecuador falou, voce poderia ser o médico diferença, aquele tão dificil de achar... vc poderia ate um dia quem sabe usar os proprios cogumelos para ajudar as pessoas já que isso está sendo tão estudado pela medicina ultimamente. Fazer a diferença para os outros, estar envolvido com algo que toque o teu interno, e também, sim, ganhar dinheiro. A medicina pode ser um otimo caminho pra vc exercer toda tua loucura e fazer a diferença nesse meio. Eu não confio em médico, justamente por todos os fatores (e mais) que falasse... Ah que triste se todos os futuros medicos iguais a vc desisitirem da carreira.... estariamos cercados por esses mesmos psicopatas pra sempre
Repense bem amigo, com calma... sem a agonia que as vezes as jornadas psicodelicas nos dão sobre estar inserido na matrix.
Te desejo sucesso, e gostaria muito de que no futuro existissem médicos do seu tipo
 
Concordo, porém, não tenho mais essa vontade.
Não é a primeira vez que tranco o curso.
Isso antes mesmo dos cogumelos.

Outra coisa que me motivou foi que, como falei, sai do ensino médio para a faculdade. Obviamente isso é um privilégio, não são todos que podem estudar com os pais pagando.

Mas eu quero conhecer o mundo, quero participar da sociedade, não quero ficar preso apenas dentro da faculdade.

Nunca fiz um imposto de renda.

Perdi muito tempo que poderia estar aproveitando meus pais, morando em outra cidade. Não quero mais deixar a minha vida em si.

Meu currículo é vazio, agora enquanto sou novo ainda tenho a opção de sair do curso. Se percebesse isso só quando estivesse mais velho, não teria mais a chance de me reinventar e adquirir experiência de vida. Ficaria fadado a prescrever remédios, não dando a atenção merecida ao paciente.

Obviamente, não é uma decisão fácil, mas eu tomei ela e acredito não sofrer com arrependimentos depois

Agradeço de verdade as palavras.

Mas eu não posso mudar toda essa situação.

Agora, o que eu posso fazer é ajudar as pessoas ao me redor com a prevenção para não adoecerem, tanto fisicamente quanto mentalmente.
 
Concordo, porém, não tenho mais essa vontade.
Não é a primeira vez que tranco o curso.
Isso antes mesmo dos cogumelos.

Outra coisa que me motivou foi que, como falei, sai do ensino médio para a faculdade. Obviamente isso é um privilégio, não são todos que podem estudar com os pais pagando.

Mas eu quero conhecer o mundo, quero participar da sociedade, não quero ficar preso apenas dentro da faculdade.

Nunca fiz um imposto de renda.

Perdi muito tempo que poderia estar aproveitando meus pais, morando em outra cidade. Não quero mais deixar a minha vida em si.

Meu currículo é vazio, agora enquanto sou novo ainda tenho a opção de sair do curso. Se percebesse isso só quando estivesse mais velho, não teria mais a chance de me reinventar e adquirir experiência de vida. Ficaria fadado a prescrever remédios, não dando a atenção merecida ao paciente.

Obviamente, não é uma decisão fácil, mas eu tomei ela e acredito não sofrer com arrependimentos depois

Agradeço de verdade as palavras.

Mas eu não posso mudar toda essa situação.

Agora, o que eu posso fazer é ajudar as pessoas ao me redor com a prevenção para não adoecerem, tanto fisicamente quanto mentalmente.
Isso eh verdade bro.... se vc é novo e ta sentindo isso no peito faça isso mesmo. Quem sabe um dia né? Nunca se sabe o amanhã...
 
Bela escrita @Texugo ! Transmite bastante sensibilidade!
Que bom que está bem e mais consciente de si, e que resolveu compartilhar com a gente esse momento da sua vida.

Engraçado como esse seu post mexeu comigo, fiquei um tempão pensando nele e no que gostaria de dizer... muito provavelmente pq estou em um momento profissional delicado...

Não quero dar nenhuma opinião aqui, até porque vc não pediu, rs. Mas me senti impelida a levantar alguns questionamentos... se forem úteis, ótimo, se não... mal eu sei que não vão fazer.

1- Se a área da saúde fosse mais interessante, menos adoecedora (ironico, ne), e se vc sentisse que o conhecimento que tem realmente poderia ajudar as pessoas, você teria forças para terminar o curso? (Digo forças pq sei que o ambiente da medicina não é fácil... conheço um pessoal bem gente boa mas msm assim confesso que tenho preguiça dos papos, kkkk e como bem apontou o @Ecuador , o impacto que o comportamento de outras pessoas tem sobre a gente depende mais da maneira como a gente encara a coisa do que com o outro de fato)

2- O quanto que "ajudar as pessoas" com sua profissão é um critério importante ou essencial? Seguindo outro caminho você mantém esse ideal?

3- Existem apenas duas opções? Ficar no curso ou largá-lo para ser empreendedor? O que existira como possibilidade no meio termo? Teria como trancar o curso por um tempo? Ter mais tempo para si, para assentar essa melhora e essa reviravolta na percepção sobre si e sobre o mundo? Dar-se um tempo para que descubra outras práticas de saúde que a academia ainda não incorpora? Fazê-lo mais devagar para seguir concomitantemente aos seus planos com os cogus?

4- Já estudou o potencial terapeutico de cogus (para além do cubensis) ??? Eu vi por alto... mas tem muita coisa interessante! Principalmente da perspectiva de medicina chinesa e essas coisas. Seria uma possibilidade juntar as duas coisas? A paixão pelos cogus e a subversão epistemológica em relação à medicina ocidental, kkk?

5- Essa mudança é mais porque você "achou seu caminho/ sua missão/ algo que faz sentido pra você e te satisfaz no seu íntimo"? ou ta mais pro lado de "cansei dessa galera alienada na matrix e to caindo fora dessa lógica louca adoecedora"?

Pergunto isso pq na minha tenra juventude (rs) eu era muito cheia de certezas e de falsas seguranças... acabei me afastando de muitas áreas de conhecimento dentro da Psicologia pq olhava pra galera e pensava "putz q galera tosca, jamais faria isso", colocando as pessoas e práticas (que eu percebia como toscas) e as ditas áreas do conhecimento todas no mesmo pacote. Hoje, depois de formada e transformada internamente (muito por conta do cogu.. e em constante transformação), estou voltando a revisitar muitas dessas áreas do conhecimento que desprezei... entendendo agora que são muito ricas, e que se eu não concordo com a maneira como as pessoas as aplicam... não quer dizer que eu vá fazer o mesmo, pelo contrário, encontro muito espaço para dar vazão a todo desejo de subversão que carrego em mim desde que me entendo por gente nessa vida. Em alguns momentos bate um "Putz, pq q eu não experimentei outras coisas na faculdade? Só sai perdendo"... mas sei que estou colhendo o que eu plantei, ta sendo dificil kkkk, mas aprendi o que precisava aprender, e agora é foco na plantação pro futuro.

No livro do "Psychedelic Explorers Guide" do James Fadiman, eles contam que fazia parte do protocolo da Terapia Psicodélica recomendar aos pacientes para que não tomassem decisões muito abruptas e definitivas (divórcio, desistir da profissão, etc) semanas ou ate meses após a intervenção psicodélica, pois poderia haver um risco de arrependimento. Isso não quer dizer que não é pra fazer mudança alguma, mas sim que é importante ponderar muito bem (com os dois pés no chão) antes de dar algum grande passo (pq como disse o @micologiadaluz a gente fica mais pra lá do que pra cá... mas a matrix segue existindo e cobrando)

As faculdades de uma maneira geral, e talvez especialmente (e ironicamente) as de saúde, são espaços muito adoecedores... pautados mais na lógica da doença e insensibilidade do que na logica da saúde e da escuta. E a medicina ainda tem um recorte socioeconômico muito forte que faz as coisas serem mais complicadas msm, rs.

Acredito que estamos passando por um processo de mudança no paradigma de saúde, e quem é da área da saúde e percebe suas limitações te meio que o dever (ou missão) de consolidar essa transformação, questionando as práticas e valores do velho paradigma cartesiano, excessivamente materialista, que separa para compreender e se perde na separação, perdendo a essencia do humano e a complexidade bio-psico-espiritual-social.

Precisamos propor alternativas de compreensão e práticas de saúde ao que temos instituido... e isso vem de nós, que percebemos um potencial para além do que já é instituido. A mudança sempre vem do incômodo! Nunca vai vir de cima pra baixo, instituído... nenhuma faculdade hoje ensina o mais interessante, o mais recente... as coisas mais legais que aprendi sobre psicologia, por exemplo, foram todas fora da faculdade.

Reafirmo o que disseram alguns colegas: você não precisa reproduzir a lógica da superficialidade e futilidade do meio que te cerca. Esse tampouco precisa ser seu meio principal de convivência e círculo de amizades... e as reações fúteis das outras pessoas nos afetam de uma maneira ou outra dependendo da maneira como percebemos o mundo e as situações.

Se vc fizesse psicologia e fosse desistir eu até entenderia kkkkkk (ô profissão dificil de se estabelecer profissional e financeiramente... embora seja extremamente gratificante imaterialmente, e acredito, uma das que mais tem serventia nesses tempos loucos que vivemos...) mas vejo que um papelzinho dizendo que vc é formado em medicina abre muitas portas... pode facilitar até seu empreendimento com cogus (se por exemplo focar na prática terapeutica), ou qlq outra coisa que vc for fazer). Confesso que as vezes penso: Putz, pq n fiz medicina? Pelo menos de grana eu estaria ok e poderia fazer todas as outras coisas pelas quais me interesso sem me preocupar com dinheiro... mas ai entendo que nasci pra ser psicóloga msm, kkk

Meu companheiro fez medicina mas nunca quis exercer a profissão. Ele disse que tb não aguentava mais, mas seguiu pra conseguir o diploma... sempre trabalhou com estatística e de fato fez Estatística depois. O fato dele também ser médico faz uma baaaita diferença nas possibilidades profissionais... e é o que tá segurando a onda aqui em casa enquanto eu não me estabeleço financeiramente exercendo a profissão que amo e que - em grande medida - dá sentido à minha existencia.

Se quiser conversar mais, já sabe... adoro conversar kkkk principalmente sobre práticas de saúde.

Desejo todo sucesso e satisfação pessoal para você, em qualquer caminho que você escolha!

Grande abraço!
 
@Texugo Quero tb deixar claro que de maneira alguma estou te julgando ou quero te desencorajar de seguir seu caminho. O importante é estar bem consigo e com a própria consciencia.
Se vc tem apoio dos próximos, vc tem tudo!

Mais uma vez, fico realmente feliz por vc estar melhor.

Rolou um momento "Tia véia preocupada" pq eu nunca me preocupei em ganhar mt grana e nunca tive delirios consumistas, mas hoje tô penando aqui pq o mundo não é tão de boas quanto eu imaginava antes... e medicina apesar de ser um curso muuuito questionavel (e quase insuportavel) em varias coisas é dos poucos q realmente estao garantindo alguma coisa em termos financeiros e de portas abertas profissionalmente falando (mesmo se vc não seguir a prática clínica clássica).

Existe um gostinho por trabalhar com saúde? Se sim, olhe para além da academia. Se não, vai que é tua pq os cogus te esperam ;)
 
Meu irmão @Texugo!

Assim como a @Priscillocibina , sei que não pediu opiniões e que escreveu o texto pra você, mas...

Muitos passam por esses dilemas na caminhada profissional. Lá nos anos 80, quando eu estava na metade do curso de administração na UFMG, quis largar tudo pra viver a vida, viver intensamente um grande amor... mas a razão me fez concluir o curso. Mesmo não exercendo a profissão, o diploma me abriu portas...

Meu filho está passando também pelo dilema de trocar de profissão. Ele quer largar a área jurídica pra se dedicar integralmente ao mercado financeiro (pra meu desespero rsrsrs). Por enquanto ele está conseguindo conciliar as duas atividades.

Reconheço que na área de saúde as coisas são diferentes. Mas, se meu filho estivesse na metade do curso de Medicina e quisesse desistir, brandamente falaria pra ele:
Termine o curso, receba o grau, fique um tempo no Médicos Sem Fronteiras, então decida...
Você é novo e ainda tem "todo o tempo do mundo".

Luz
 
Tudo que falarem é bem vindo.
Qualquer conselho que ajude a pensar de uma maneira diferente é sempre útil.
Mais do que isso, me da uma sensação de pertencimento aqui no Teonanacatl.


1- Se a área da saúde fosse mais interessante, menos adoecedora (ironico, ne), e se vc sentisse que o conhecimento que tem realmente poderia ajudar as pessoas, você teria forças para terminar o curso?

Minha vontade é ajudar as pessoas a viverem para fazerem coisas boas. (Coisa boa para mim é qualquer coisa que acrescente o mundo, seja plantar alface, prestar serviços, qualquer função).

2- O quanto que "ajudar as pessoas" com sua profissão é um critério importante ou essencial? Seguindo outro caminho você mantém esse ideal?

Busco meu significado de vida em algum lugar que eu consiga contribuir com as pessoas e com o ambiente. Produzir alimentos também me dá essa sensação, apesar de ainda não te decidido.

3- Existem apenas duas opções? Ficar no curso ou largá-lo para ser empreendedor? O que existira como possibilidade no meio termo? Teria como trancar o curso por um tempo? Ter mais tempo para si, para assentar essa melhora e essa reviravolta na percepção sobre si e sobre o mundo? Dar-se um tempo para que descubra outras práticas de saúde que a academia ainda não incorpora? Fazê-lo mais devagar para seguir concomitantemente aos seus planos com os cogus?

Existem mais 2 opções que estou considerando:
Fazer matérias que são a noite e trabalhar de dia, para eu vivenciar o que preciso.
Trancar e apenas trabalhar, para não ter o risco de quebrar a cara.

5- Essa mudança é mais porque você "achou seu caminho/ sua missão/ algo que faz sentido pra você e te satisfaz no seu íntimo"? ou ta mais pro lado de "cansei dessa galera alienada na matrix e to caindo fora dessa lógica louca adoecedora"?

Essa mudança é porque não me sinto feliz enquanto tenho uma vida de luxo, sem precisar trabalhar, e outros sofrem para conseguir o minimo.
Parece um absurdo essa frase, mas eu sinto isso.
Sempre que eu saio em uma festa chique eu fico me sentindo mal, sufocado.
As pessoas gritando com o garçom para trazer cerveja, o que poderiam fazer em um tom educado e com empatia.
Ele vem para retirar os pratos/limpar a mesa e as pessoas fingem que não tem ninguém ali, se quer levantam o braço para facilitar o trabalho.

Eu exemplificaria isso assim: é como se você estive com amigos e estivessem falando pornograficamente e negativamente da sua esposa/marido/família.
Teoricamente para eles não é algo errado, é algo errado apenas para você, mas a sensação é de raiva.

Ver médicos gritando com enfermeiras, saber que tem professor que aceita sexo com aluna para passar na matéria ou conceder benefícios é incompreensível para mim.
Isso não é só na medicina, mas é onde posso falar.

Se fosse apenas o "jeito" da pessoa eu até entenderia, mas algumas gostam de tratar os outros assim.
Gostam desse sadismo em pensar que elas podem fazer isso por se considerarem melhor que aquela pessoa.

para que não tomassem decisões muito abruptas e definitivas (divórcio, desistir da profissão, etc) semanas ou ate meses após a intervenção psicodélica, pois poderia haver um risco de arrependimento.

Esse é um fator que me fez não ter cancelado formalmente ainda, apenas não fiz a matricula.
Além disso, sou bipolar. Foi o principal motivo que me fez escrever esse texto que postei aqui.
Definir se foi um pensamento autentico.

Existe um gostinho por trabalhar com saúde?
A época mais feliz da minha vida foi no estágio psiquiátrico.
Acompanhar uma pessoa que sofre, vivenciar e observar ela ficando melhor e perceber que você ajudou em algo é a melhor sensação que experimentei.
Falei da psiquiatria porque é onde você acompanha o paciente por mais tempo.
Isso também me ajuda a entender o mundo, saber outras formas de vidas, de trabalho, de cultura.

viver intensamente um grande amor
Sempre tem um grande amor nas histórias.
Muito obrigado por dar essa visão mais experiente, é muito útil também.

Tenho até final de janeiro para decidir qualquer coisa.
Vou dar um tempo para refletir e colocar tudo na ponta do lápis.

Mais uma vez, obrigado por dedicarem o tempo do seu dia para responder aqui.
 
Esse é um texto que escrevi para mim, mas gostaria de deixar aqui pois os cogumelos tiveram uma boa influência nessa situação.
Me permitiram parar de ser apenas um espectador e entrar para o jogo.
Se tem aquele velho medo do cara que comeu cogumelos e nunca mais voltou, então eu vou além, sou uma dessas pessoas e sou grato por isso.
Se eu tivesse voltado, continuaria sofrendo e preso para sempre.
Estaria preso em uma vida que não deixaria espaço para arrependimento. Continuaria cego.

Não sabia em qual categoria colocar... e o anonimato me permite postar tranquilo.

Minha escolha por deixar a faculdade de medicina.


Durante a época de sair do ensino médio para encontrar algum rumo que faça sentido para minha vida, esperava encontrar minha satisfação pessoal dedicando meu tempo a aprender como ajudar as pessoas, parecia nobre no início, aparentemente é rentável financeiramente e algo que não teria como trazer arrependimentos futuros.

Acontece que existe um enorme precipício no que é a vida acadêmica, do que é a realidade. O ambiente que está inserido é preenchido por pessoas centradas pelo ego, tanto professores, quanto alunos, nem sempre é ruim, se faz as pessoas trabalharem mais. Muitas vezes é discutido a humanização como forma de melhorar o tratamento, mas é possível traduzir como: fingir empatia em busca de algum retorno.

Por que digo isso? Pois dentro de uma sala de aula não existe tal termo, participei de 4 turmas distintas, as 4 eram formadas pela mesma classe de pessoas, com o mesmo pensamento e passando pelas mesmas situações. Grande parte de família com alto poder aquisitivo, como médicos ou fazendeiros. Um ou outro em que os pais se esforçavam ao máximo para tentar pagar o curso para permitir que o filho realize seu sonho.

Um episódio, que ficou em minha memória, eram duas amigas discutindo pois os pais não queriam pagar mais no aluguel de um novo apartamento, que seria “apenas” 1500 reais, pois piscina é necessário. Observei uma autêntica indignação por parte delas com os pais. Algo recorrente que vi no curso, a falta de entendimento do valor do dinheiro. Em certo momento a garota falou: vou ficar pegando uber para aumentar a fatura do cartão e justificar a mudança.

O que isso tem a ver com a minha decisão sobre o curso? Ao total são 6 anos inseridos nesse meio, algo que eu erroneamente julgava como possível de aguentar. Cada aula eu me questionava o que estava fazendo ali, como se fosse uma formiga em ninho de vespa. Cada trabalho em grupo é como se algo estivesse morrendo dentro de mim, como eu era o estranho, utilizava-me da artimanha de fazer a maior parte do trabalho apenas para conseguir ser inserido em algo. Incontáveis vezes tentei entender o que estava errado em mim, tentei mudar a aparência, o contexto, tudo que pudesse afastar as pessoas de mim... a verdade é que não tinha nada de errado, eu apenas não estava na mesma vibração e por vezes eu afastava elas.

Outro episódio, que é um fator definitivo para essa mudança, foi quando neguei o pintor, que estava pintando a parte externa do prédio, de pintar a sacada no horário que ele queria (12:00). Havia ficado a disposição a semana inteira que me pediram e nunca vieram, no final me taxaram como preconceituoso e que tinha tratado o pintor da forma incorreta... fui maldoso, apenas por falar que não pintaria naquele horário, mas poderia pintar mais tarde. Garanto a você, em nenhum momento ofendi ou julguei alguém. Apenas quis escolher o horário que pintariam a sacada da minha casa, que é cheia de plantas penduradas e por isso eu precisava de tempo para retirar.

Essa discordância foi o suficiente para fundarem inverdades sobre a situação para se eximirem da culpa de cobrar e não prestar um serviço, já que o pintor, contratado pela afinidade religiosa do síndico, estava de mudança. Entendi então, que quase ninguém é guiado pela verdade e ela se torna uma ferramenta para agir ao favor de quem está ouvindo. Uma mentira pode se transformar em verdade se as pessoas certas conduzirem ela.


Mais uma vez pergunto, o que isso tem a ver com o curso? O objeto de estudo da medicina são pessoas, é dever do médico estar isento de preconceitos ao receber um paciente. Mas eu não tenho mais essa força, não tenho mais essa vontade de ajudar os outros, muitos menos por dinheiro.

Eu queria fazer o curso? Queria, mas consigo viver melhor estando longe disso tudo, consigo viver. Todos os sentimentos bons que eu tinha, foram apagados pelo tempo, minha vontade de me dedicar aos outros se transmutou em indiferença quanto a vida alheia. Estava à espera de poder fazer a diferença na vida de alguém, permitir que ela viva para melhorar o mundo, mas era algo presunçoso, eu não posso melhorar o mundo, não posso ajudar alguém a melhorar, não posso nem me ajudar.

Mas o fator cabal foi um professor, já com muito dinheiro, vencedor de miss universo e que, coincidentemente quando eu teria aula com ele, tentou suicídio. Tive aula apenas alguns dias após essa tentativa, vi o sofrimento no olhar dele, tinha tudo que todos poderiam querer, mas continuava sofrendo. Brevemente me identifiquei com aquilo, para mim é como se fosse o meu futuro, o sofrimento não acabaria junto com a faculdade e o desfecho seria também o suicídio, a única diferença é que a experencia de algumas tentativas anteriores, logo no começo da faculdade, eu não deixaria espaço para arrependimento.

Decidi dedicar meu tempo a mim, preciso buscar algum papel na sociedade em que encontre meu sustento. Ainda estou na procura de alguma ideia, mas felizmente a vida me presenteou com pessoas do meu lado que servirão de incentivo para esse novo caminho. O texto inteiro foi carregado de dor e sofrimento, mas adianto que esse novo paragrafo está cheio de alívio e tranquilidade, bem mais do que eu esperaria.

Como a única certeza da vida é o tempo, então aproveitarei enquanto ainda tenho o meu. Vou guardar meu sofrimento para coisas realmente necessárias e permitir que outros sentimentos fluam com a vida. Minha vontade de viver nunca foi tão grande, agora é como se fosse o fim de uma ressaca que durou muito tempo, uma dor bem no íntimo, que por fim... cessou.

Gostam desse sadismo em pensar que elas podem fazer isso por se considerarem melhor que aquela pessoa.

Me identifiquei profundamente com você em diversos aspectos e além.
 
Texugo, Dá notícias!Vivencio muito disso que você falou...Uma vontade de deitar a toalha...mas, há um orgulho que me obriga a concluir a nova graduação- Direito.Abraço
 
Texugo, Dá notícias!Vivencio muito disso que você falou...Uma vontade de deitar a toalha...mas, há um orgulho que me obriga a concluir a nova graduação- Direito.Abraço

No momento estou muito bem, me parece ter sido a melhor decisão para mim.
Não está tudo como esperava, mas to construindo e preparando o que eu quero pro futuro.
Algumas situações que passei recentemente me fizeram ter mais certeza disso.

Mas é algo que eu pensei por um bom tempo até decidir. Então é bom ponderar bastante a decisão, para que não haja arrependimentos.
Não deve decidir se não estiver bem ou não estando bem com o curso por outros motivos.
Eu preferi primeiro me organizar tudo, me esforçar para ir bem e aí sim decidir que eu não queria.

Para não ter nenhum dúvida.
A primeira trip de cogumelo depois da mudança de vida foi bem confusa, fiquei bem perdido, não lembrava nem em que cidade estava, já que me mudei.
Ainda não tive a segunda, mas acho que já estou me acostumando a nova vida.

Agora além de estar trabalhando, tenho faculdade a noite e final de semana estou me dedicando a começar meu cultivo comercial de comestíveis e também meu cultivo pessoal do cubensis.
Estou com pouco tempo livre, mas me sinto mais feliz e disposto nas situações do dia a dia.
 
Passei pela mesma coisa, sendo que era no meio jurídico, aquilo é um antro de corrupção e não existe nunca a justiça, pq até para fazer o "bem" o caminho é lotado de subterfúgio, mentira. Código de ética? o que é isso? Eu precisei de 5 anos para quebrar os grilhões, mas o idiota sou eu que não vou repetir o famigerado discurso "Faça concurso pra ser estável e ganhar muito dinheiro", ou vai defender ladrão em porta de cadeia, afinal se você não fizer outro vai fazer, não tem diferença não é mesmo? afinal, se o Estado diz que todo mundo tem Direito a defesa, era o mesmo discurso na época da escravidão, se tá na lei é moral :ROFLMAO:, enfim não vou me alugar nos pormenores. Fico feliz que você tenha encontrado a luz irmão faça aquilo que ama entregue pra sociedade o melhor de si, e quando tiver vendendo os cogumelos faço questão de pagar o Sedex pra chegar aqui em casa.
 
Back
Top