Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ficou azul? Cuidado! Pode não ser psicoativo, pode ser até venenoso

SoundSC

Hifa
Cadastrado
16/06/2014
3
12
Florianópolis
E aí, pessoal, tudo beleza?
Acabei de me unir ao fórum e entrar no mundo da Micologia e vou postar minha primeira contribuição aqui, perdões se isso já foi feito antes.

Nós sabemos que o P. Cubensis e vários outros Psylocibes ficam azuis depois de coletá-los, mas tomem cuidado, nem todo cogumelo que fica azul é psicoativo, ele pode ser até venenoso! :!:
Claro que tem muita gente que sabe disso, mas estou reafirmando por ser bem comum a presença desse colega aqui nos jardins e gramados:

bechstein_chlorophyllum_molybdites.jpg Chlorophyllum_molybdites(mgw-01).jpg chlorophyllum_molybdites_01.jpg
Fonte: Google imagens, créditos aos seus devidos fotógrafos

Esse é o Chlorophyllum molybdites, um cogumelo extremamente comum no Brasil e que já teve até caso de intoxicação em Curitiba (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-89132007000300014&script=sci_arttext, artigo em inglês), um senhor ingeriu esses cogumelos pensando ser um Macrolepiota procera, que é muito parecido com esse venenoso, mas é comestível (http://en.wikipedia.org/wiki/Macrolepiota_procera), a diferença dos dois tá na cor dos esporos, que do venenoso é verde, e a do comestível branca.

O C. Molybdites fica azul (esverdeado) quando é danificado, que nem o Psilocybe, mas não é psicoativo não! Esse é prova de que nem todo cogu que fica azul tem as benditas propriedades, e que devemos ser minuciosos quando caçamos e analisamos os resultados, cada mínimo detalhe faz a diferença, e só assim que é possível construir um mundo micológico seguro. Minha dica: achou uns macrofungos fora da fazenda e resolveu dar uma analisada? Dá uma pesquisada bem aprofundada antes de resolver fazer qualquer coisa, retira os esporos numa folha de papel mesmo e vê a cor, pesquise, pesquise, pesquise, até ter o máximo de certeza o possível de que espécie que se trata, e, claro, se bateu a dúvida mesmo assim, manda a foto aqui pro pessoal dar um parecer ;)

Pra quem souber inglês segue o link dum ótimo site com um banco gigante de macrofungos: http://www.mushroomexpert.com/index.html
Um abraço e paz! :musica:

E aí, pessoal, tudo beleza?
Acabei de me unir ao fórum e entrar no mundo da Micologia e vou postar minha primeira contribuição aqui, perdões se isso já foi feito antes.

Bom material, @SoundSC. Estamos sempre alertando os coletores novatos sobre o risco de intoxicações. E há algumas referências ao Chlorophyllum molybdites pelo fórum, mas não me lembro de nenhum artigo descrevendo casos de intoxicações. Você poderia salvar o artigo em PDF e postar em Artigos e e-Books?

Movi seu tópico para o Coletando cogumelos, pois a segurança a que se refere o título do sub-fórum onde você postou é outra.

Quanto ao azulamento dessa espécie não encontrei referências. Se você as tiver por favor envie.

Na verdade o artigo da Scielo fala, sobre o caule:

"Context pure white; after bruising slightly or strongly and quickly changing to greyish orange (6B3) in all parts of stipe and pileus centre, finally brown "

ou seja:

Contexto (tecido) branco puro; após danos ligeiros ou fortes rapidamente muda para laranja acinzentado (6B3), em todas as partes do estipe e píleo centro, e finalmente fica marrom.

E segundo o http://www.mushroomexpert.com/:

"Flesh: White throughout, not staining when sliced, or staining reddish brown to pale pinkish red or almost orange in the base; thick."

Carne: toda branca, não manchando quando cortada, ou de coloração marrom avermelhado ao vermelho pálido rosado ou quase laranja na base; espessa.

Última edição:
Obrigado, Ecuador! Já postei ele na seção artigos e desculpas pelo post precipitado no sub-fórum incorreto.
E quanto ao azulamento encontrei essa referência aqui afirmando que ele descolore quando danificado: http://www.rogersmushrooms.com/gallery/DisplayBlock~bid~5729.asp, somados da descrição das lamelas tornando-se verdes no artigo da intoxicação. Na verdade, o "azulamento" é na verdade um "esverdeamento" que eu mesmo presenciei no primeiro contato da minha vida com cogumelos! Onde moro ele é absurdamente comum, e encontrei-o na rua de casa. Estava iniciada a seção de estudos e identificação de cogumelos. Deparei-me com um meio azulado, meio esverdeado no chão, catei alguns e ao chegar em casa estavam todos com as cores alteradas, logo lembrei dos Psylocibes, foi triste descobrir que não era um, hahaha.

Grande abraço

E quanto ao azulamento encontrei essa referência aqui afirmando que ele descolore quando danificado: http://www.rogersmushrooms.com/gallery/DisplayBlock~bid~5729.asp, somados da descrição das lamelas tornando-se verdes no artigo da intoxicação.

As lamelas tornam-se naturalmente verdes quando maduras, mas esse descolorir do tecido não é azulamento ou esverdeamento não.

Pelo menos não segundo mais essa fonte que você indicou, que diz:

"Flesh thick; white, discoloring dingy red when bruised."

Ou seja, o tecido da haste fica de um vermelho desbotado. Oque combina com as duas referências anteriores.

Se os seus exemplares ficaram com os tecidos esverdeados podem ser inclusive outra espécie.

O tecido ficando verde ou não, o post deixa claro um assunto muito importante.
O Macrolepiota Procera (ou Frade) é realmente bem apreciado na culinária e pode sim ser confundido pelo Chlorophyllum molybdites e tambem pelo Chlorophyllum rachodes que tambem é conhecido como Macrolepiota Venenata (Falso Frade).
Eu já havia lido sobre esses cogumelos já que há pouco tempo no Brasil (entre Janeiro e Abril) teve a temporada deles, e parece que eles estão se espalhando MUUUUUITO pelo país. Vi muitos relatos de Macrolepiotas de diferentes tipos.
O Alerta é sempre bom...
Inclusive encontrei esse artigo aqui muito bom que diferencia as duas espécies (Procera e Venenata) em sua morfologia.
Está em portugues e vale a pena ver a titulo de curiosidade.

Anexos

• Mproceravsvenenata.pdf
    1 MB · Visualizações: 22
Última edição:
Back