Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Farinha de quibe

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
Contaminou ? Parece uma mancha presta escura. Não sei se a foto da pra ver. Deixei de lado pra analisar.
63244FC0-3C29-4261-A9A0-C46392D5C2CA.jpeg
 

Anexos

  • 2825AD50-D61C-49A6-A13B-4196A990E441.jpeg
    2825AD50-D61C-49A6-A13B-4196A990E441.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 8
  • F0544528-461B-45C0-AB10-8B4B060CCB5F.jpeg
    F0544528-461B-45C0-AB10-8B4B060CCB5F.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 8
  • E7FCBCF0-79EE-438B-ADF2-8EA02ECB156A.jpeg
    E7FCBCF0-79EE-438B-ADF2-8EA02ECB156A.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 8
É contaminante bem comum.
Não sei o nome porque nunca me preocupo muito com isso.

Apenas contaminado ou não, e essa é bem comum.

O cubensis consegue até sobrepor ela, mas no seu copo a contaminação está quase maior que o próprio micelio.

Essa até da pra esperar e depois enterrar no jardim
 
Upvote 0
Da uma conferida nesse pote PP, aperta ele e vê se entra ar. Um selo de papel alumínio ou vedar o encaixe da tampa com fita isolante seria uma boa medida preventiva. Alguns potes não vedam bem, esse me parece ser uns deles por conta dessas ondulações na parte interna da tampa.
 
Upvote 0
É contaminante bem comum.
Não sei o nome porque nunca me preocupo muito com isso.

Apenas contaminado ou não, e essa é bem comum.

O cubensis consegue até sobrepor ela, mas no seu copo a contaminação está quase maior que o próprio micelio.

Essa até da pra esperar e depois enterrar no jardim
Boa @Texugo esta meio estranho mesmo. E o micélio foi bloqueado por ele e não consegue passar.

Da uma conferida nesse pote PP, aperta ele e vê se entra ar. Um selo de papel alumínio ou vedar o encaixe da tampa com fita isolante seria uma boa medida preventiva. Alguns potes não vedam bem, esse me parece ser uns deles por conta dessas ondulações na parte interna da tampa.
@SpiritualMind desculpe a mensagem foi errada a anterior kkkkk eu vi essa achando que era a resposta de outra que eu fiz de um casing contaminado kkkkkk. Por isso disse que tirei ele do terrário.

B9EBC669-1C3A-42FF-B795-41B84BD998E0.jpeg

Esse pote estava na incubadora e esqueci o aquecedor ligado e não tenho temporizador. Esquentou demais a madrugada toda.

Da uma conferida nesse pote PP, aperta ele e vê se entra ar. Um selo de papel alumínio ou vedar o encaixe da tampa com fita isolante seria uma boa medida preventiva. Alguns potes não vedam bem, esse me parece ser uns deles por conta dessas ondulações na parte interna da tampa.
Esse potes não são confiáveis mesmo. Comprei um jogo de 10 copos americanos. Aquele comum de tomar um pingado no bar.

Agora vai.
 
Upvote 0
Upvote 0
Olá, nobre @SpiritualMind, como estás, amigo? :)

Como se diferencia uma contaminação de fungo-mofo de uma contaminação de fungo-levedura?

Opa. Salve ExPoro!
Cara, sobre sua pergunta irei responder com base no pouco estudo que tenho em relação a uma área muito ampla de conhecimento, podendo eu estar equívocado ou "raso", no caso se puder me corrija ou complete.
Sendo que mofo é um fungo multicelular filamentos e levedura é um fungo unicelular que se agrupa ou não em cadeia de células.
Creio que a aparência algodoada, filamentosa tem mais características de mofo; já pequenos pontos ou áreas com coloração diferente sem apresentar outros sinais pode ser leveduras. Claro que falo muito mais baseado em achismo do que em experiência própria.

Edit: com o uso de um microscópio com certeza fica bem mais fácil diferenciar
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top