Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Farinha De Aveia X Farinha De Arroz Integral

Psylótico777

Cogumelo maduro
Cadastrado
01/11/2005
38
69
Ká estava eu matutando com os meus botões, tive súbito momento de iluminação sobre diferentes substratos, a respeito da farinha de aveia e da farinha de arroz integral.
Eu sei que este tema já foi batido e rebatido e tetrarebatido mas porém parece não ter havido um consenso.
Analizando a informação nutricional de ambos fiquei intrigado de qual seria realmente melhor componente ou a minstura das duas farinhas seria o ideal para o PF-Tek, observem os dados:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 50g

Quantidade Por Porção
__________AVEIA(contém Glúten)/_____ARROZ(Não contém Glúten)

Valor Calórico_______180 kcal________180 kcal
Carboidratos_________30 g___________39g
Proteínas_____________7g____________4g
Gorduras Totais________4g____________1g
Gorduras Saturadas___0,5 g____________0g
Colesterol___________0 mg__________0 mg
Fibra Alimentar_________3 g___________2 g
Cálcio____________18,5 mg_________11 mg
Ferro_______________2 mg__________1 mg
Sódio_______________0 mg__________0 mg

Por acaso essa diferença em níveis nutricionais de fato faz um ou outro ser melhor?
Ou seria na sensibilidade de contaminação a vantagem de se usar o arroz em vez da Aveia?
Considerando a taxa de carboidratos ser menor na aveia que é de 30g contra 39g do arroz integral, todos os outros componentes encontrados estão presentes em maior quantidade, mesmo assim a aveia perde para o arroz?
Gostaria de saber as opniões do pessoal do fórum sobre esta questão.
Na minha humilde opnião de iniciante acho que fazendo 50% de cada, talvez seria o ideal, ou aumentando gradativamente a aveia ou arroz até achar o ponto....
Agora é com vocês.....
Paz e Muita :luz: Para Todos
 
Psylótico777 disse:
Por acaso essa diferença em níveis nutricionais de fato faz um ou outro ser melhor?
Ou seria na sensibilidade de contaminação a vantagem de se usar o arroz em vez da Aveia?
Considerando a taxa de carboidratos ser menor na aveia que é de 30g contra 39g do arroz integral, todos os outros componentes encontrados estão presentes em maior quantidade, mesmo assim a aveia perde para o arroz?
Gostaria de saber as opniões do pessoal do fórum sobre esta questão.
Na minha humilde opnião de iniciante acho que fazendo 50% de cada, talvez seria o ideal, ou aumentando gradativamente a aveia ou arroz até achar o ponto....
Agora é com vocês.....
Paz e Muita :luz: Para Todos

Bem, eu já li muitas vezes que, se vc tem uma pequena quantidade de gordura que seja, no substrato, vc colabora para a proliferação de perigosos contaminantes.

Vendo a tabela também posso afirmar que a troca de farinha de arroz por aveia não é compensável, estando vc analizando a quantidade de outros sais minerais que a aveia possui em maior quantidade que o arroz, porque o micélio dos P. cubensis não requerem uma taxa alta desses sais.

Ainda sim a clássica PF-Tek é o melhor substrato para cultivo.
 
Podí crê,

Realmente o velho PF-TeK é praticamente imbatível, acho que o negócio mesmo é fazer os experimentos e analisar os resultados, já pensei em até farinha lactea, é meio carinha pra fazer testes mas de repente dá uma liga legal, haja vista que um saco de arroz as vezes pode sair mais caro......
Paz e Muita:luz:
 
Não acho que sai mais caro.. um saco de arroz integral de 1 kg tá em torno de R$ 5-6. A Farinha Láctea mais vagabunda tah o mesmo preço, só que a lata/pote de 250g...

Em relação a "potencia" de cada substrato, primeiro a gente precisa saber do que o micélio precisa pra se desenvolver... Pegando de uma referência: "Oligoelementos como ferro, zinco, manganês, cobre, molibdênio e cálcio são exigidos em pequenas quantidades. No entanto, alguns fungos requerem fatores de crescimento, que não conseguem sintetizar, em especial, vitaminas, como tiamina, biotina, riboflavina, ácido pantotênico etc."

De outra referência: "Para o seu (fungo) desenvolvimento, necessitam de carboidratos. Estes são necessários para a construção do corpo do fungo e como fonte de energia. Num fungo típico, 50% do peso seco são representados por Carbono. Dos carboidratos, os fungos utilizam glicose, frutose, maltose. A sacarose é também boa fonte de carbono para algumas espécies. Alguns fungos utilizam proteínas, lipídios e certos ácidos orgânicos como fontes de energia."

Baseado nessas informações, deveríamos buscar o material mais apropriado e que contenha esse tipos de nutriente, mas preste atenção nisso: Esse nutrientes têm de necessariamente estar disponível para a absorção pelo micélio, senão poderíamos ter 50% de sacarose/frutose/maltose no substrato e mesmo assim o micélio não consegue absorver...
Levando-se em conta que o arroz, no nosso caso, é parcialmente cozido no processo de esterilização, e que esse cozimento transforma toda a superfície do grão e por conseguinte , tornando-a mais "disponível" para o micélio, sua eficiência pode ser maior mesmo apresentando menores valores nutricionais, comparado com outros substratos. Vejam o caso dos milhos... A colonização ocorre, porém um pouco mais lenta, pois o micélio precisa quebrar a barreira de celulose do milho (que está cozida=mais mole) e buscar seus nutrinetes no miolo.. Já na bosta de vaca, tá td ali digerido, asséptico e disponível pro micélio = Colonização fulminante com frutos gigantes.
Será que a farinha láctea tem essa disponibilidade? Será que ao ser cozida, ela não perde muito de seus nutrientes (por oxidação por exemplo), já que recomenda-se comê-la crua? É uma questão relevante.
O interessante seria fazer uns experimentos com esses substratos com a mesma espécie e depois com outras espécies, mas sempre vendo a eficácia de cada um.. rendimento, tamanho, velocidade de colonização, contaminação... essas coisas.

Ufa.. desculpem o post gigantesco, mas é que to voltando a ativa no cultivo de cogus depois de 8 meses longe dos meninos... To lendo a respeito e nessa nova etapa quero avançar nos conhecimentos técnicos para um cultivo mais rápido e mais eficiente.

Abraços a todos e qquer crítica tamos ae.
Luz
 
Nao acho que a colonizaçao em um meio de cultivo a base de milho seja lenta, na verdade, pelos que vi em meus experiementos ela ocorre significamente mais rapida no substrato a base de milho, pois voce tem a possibilidade de agitar os graos fazendo com que os graos que jah contem micelio se misturem com os que nao e ocorra uma colonizaçao mais rapida e homogenea.

Porem ha sim a barreira da casca do milho, a soluçao que encontrei foi adicionar dextrose para compensar o que ele nao conseguir absorver.

Quanto a farinha de aveia acho interessante fazer alguns testes, eu particularmente detesto arroz e sempre que posso testo novos meios de cultura que nao sejam o bendito branquinho, acho ele muito facil de contaminar.

Uma coisa sao especulaçoes, outra totalemnte diferente é observar as teorias na pratica, eu estou coom uns milhos hidratando aqui, talvez misture aveia em um dos potes para comparar com o milho e dextrose puros.

Paz!
 
Fala psilocibec

Adicionando dextrose, vc dá ao micélio uma quantidade disponível de açucares muito maior, fortalecendo o crescimento devido ao enorme aporte de nutrientes essenciais. Sendo mais forte, e com os movimentos de agitação espalhando o micélio, obviamente vai fazer ele crescer mais rápido. Literalmente voce aduba seu micélio. O que por um lado é ótimo, pois ele consegue quebrar a celulose mto mais rápido qdo o aporte de dextrose acabar.
Agora, o que eu tenho duvidas é que a farinha láctea pode ser boa nesse processo.. ela é rica em nutrientes esseciais para fungos...
A aveia não tenho informações, mas acho ela bastante fibrosa... e fibras são celulose... pode ser eficiente, mas pode demorar mais que no arroz.
 
Eu tenho testado metodos para aumentar a longevidade de culturas vivas incubadas, e desenvolvi um metodo que administra dextrose, uma reserva extra de agua, e para nao contaminar (tanto pela agua em demasia como pelo tempo que ficam encubados) alguns miligramas de amoxicilina. Dah pra combinar com a farinha lactea, e se demorar um pouco mais mas com melhorias significativas nos frutos tempo nao seria problema, e com o uso de antibioticos tbem nao seria preocupaçao.

Note a reserva de agua no recipiente da direita, essa cultura ai continuou viva sadia e forte por 5 meses antes de ser colocada para frutificaçao. Ao lado sao alguns dos frutos q a cultura deu. Talvez em vez de testar aveia eu teste farinha lactea nesse cultivo que estou começando.

Paz!
milho 044.jpg
 
Fala Psilocibec.. só dá a gente no tópiuco... rsrsrs

MAs interessante isso que vc disse no seu post. Neste tempo que fiquei afastado do fórum (8 meses), continuei minhas culturas e sem querer, esqueci um copo colonizado totalmente dentro de um armário por 6 meses...e veja bem, sem nenhum controle de contaminação.. estavam apenas guardados em local escuro. Tão bem guardados que acabei esquecendo lá... Depois que os descobri, coloquei na luz, e uma semana depois começaram a aparecer contaminações... Será que se usar esse antibiótico conbseguimos uma longevidade extra mesmo no PF-Tek mais básico??

É isso ae... a discussão tá ótima!
Luz no caminho...
 
Creio que sim , eles jah mostraram q evoluem bem na presença de antibioticos, e os mesmos protegem contra contaminantes, creio que se administrado corretamente o antibiotico pode ser uma ferramenta muito util em qualquer meio ou forma de cultivo.

Paz!
 
A aveia "integral" é um meio preferido entre cultivadores gringos. O arroz integral é certamente mais fácil de ser achado q a aveia integral.

Quanto à produtividade, bem, vai ser extremamente difícil comprovar q um é melhor do q o outro, ainda mais q pode muito bem acontecer de um dar cogumelos menores só q mais potentes q o outro substrato... mistura de grãos, incluindo arroz e aveia e tudo q rolar de grãos, parece ser a alternativa certa para uma eficiência proveitosa.

Quanto à adição de dextrose no substrato, parece benigno. Até onde sei o açúcar diluido atrai bactérias, tbm atrai insetos. Não me parece uma adição consistente pois esse açúcar não vai virar cogumelo, inclusive, de tudo q o substrato vai proporcionar, a primeira coisa q o fungo vai comer é esse açúcar, o q vai ser usado provavelmente pra formar tecidos durante a colonização, até o ponto q já está completamente colonizado o açúcar já sumiu em grande parte. Pode sim servir como estímulo à colonização, mas pode tbm servir como impecilho... as chances do substrato fermentar certamente ficam bem maiores com a adição da dextrose.
 
Entao, adicionar dextrose aumenta sim a chance de contaminaçao, por isso o uso conjunto com o antibiotico. Agora essa do cafe eu nao conhecia nao, vc poderia contar mais observaçoes que viu ao utilizar o café? fiquei bem interessado heheh ...

Paz
 
ehhehe nAAAOOO
hehehe
a PROVA disso eu tirei jah!
eu fiz uma cultura em uma garrafinha de 350 ml , dessas de agua mninalba...
ae eu fui diminuindo gradativamente a agua, até ficar +-0 50% micelio 50% agua(tá certo que o micelio eh formado de 98% agua, entao tinha 98% agua e 2% micelio)
ejejej
ae eu CHACOALHEI SEM DÒ ELES e abri a garrafa... hehehe o LIQUIDO AZULOU INTEIRO...
se nao eh psilocibina.....eh algum corante natural azul! ehehhe
 
Existe a suposição de q certos alcalóides tenham funções imunológicas nos organismos em questão, isso vale pra psilocibina, cafeína e nicotina. Isso aínda não tem 100% de consenso, e mais, existem outras suposições quanto à utilidade deles, regulação enzimática, regulação neuroquímica, etc. Acho q é seguro assumir q os compostos em questão tem muito mais do q uma única função.
 
Back
Top