Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Farinha de arroz com casca

mofo

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/03/2006
116
71
39
Pessoal, os grãos de arroz com casca devem ser deixados de molho por algum tempo (para germinação de endoesporos ou coisa do tipo) antes de poderem ser triturados?
 
não

inteiro ou triturado o arroz não precisa de mais nada, só esterelização normal mesmo
 
Completando o post do vitor, panela de pressão e inoculação com seringa depois!

Se tens duvidas é pq precisa estudar mais, visite a biblioteca e os diarios de cultivos.


Paz e luz!
 
Aconselho alguns míseros mls de hipoclorito, ainda mais se for arroz com casca.
Nada de exagero senão umedece demais! Quando for misturar pra inocular utilize uma colher de chá de calcário na mistura para corrigir o PH. Se possível utilize fita de medir PH(farmácia) para o procedimento. Quanto mais próximo de 7(neutro), melhor.

Paz e Luz!
 
então Tiwa, o perigo é deixar de molho e depois triturar, vai virar um purê de arroz hehe
mais acredito que para o grão inteiro vale o processo do hipoclorito
 
Somente para o grão inteiro mesmo!
Para fazer a farinha use um sem casca, o risco é bem menor.

Paz e Luz!
 
Pois é, eu comprei o arroz com casca numa loja de produtos agrícolas. Ficou me parecendo óbvio que a probabilidade de estarem com algum tipo de contaminação fosse bastante grande. Por outro lado, as possibilidades de tratamento que pensei transformariam o arroz numa papa, como disse o amigo. Então, como eu fiquei ligadão na idéia de "arroz com casca", nem cheguei a pensar em fazer com arroz integral de lojas de produtos naturais. Agora a farinha está pronta.

Será que a esterilização em panela de pressão me livraria de problemas?
 
Então, como eu fiquei ligadão na idéia de "arroz com casca", nem cheguei a pensar em fazer com arroz integral de lojas de produtos naturais. Agora a farinha está pronta.

Será que a esterilização em panela de pressão me livraria de problemas?


As farinhas são esterilizadas mais facilmente que os grãos inteiros correspondentes.


Fora isso eu já cultivei usando arroz com casca inteiro e esterilizando em panela de pressão e não tive mais problemas do que o normal.
 
Back
Top