Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Falta água, energia e combustível

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
Por Roberto Malvezzi (Gogó)*

Não é só o feijão que está faltando aos brasileiros, com sua estupenda subida de 2 para 7 reais o quilo. Percebam o que acontece nesse momento na região de Sobradinho. Falta água no rio São Francisco para gerar energia. A represa de Sobradinho está com apenas 13% de sua capacidade. Para evitar o apagão, o governo acionou as termoelétricas, gerando a energia necessária para abastecer o Nordeste. Uma das termoelétricas fica em Petrolina. Ela consome 20 caminhões de diesel por dia, ou seja, 660 toneladas. Altamente consumidoras de combustível fóssil, poluidoras, ainda demandaram o diesel que deveria abastecer os postos de combustível. Com isso, caminhoneiros estão parados em Petrolina e Juazeiro por não terem diesel para prosseguirem viagem.

Sempre afirmamos que a equação entre geração de energia, abastecimento das populações e transposição do rio São Francisco está sendo feita de forma superficial. Efetivamente não há a tal “vazão segura de 1.850 metros cúbicos por segundo” a partir de Sobradinho, como afirma o governo e os defensores da transposição. É apenas uma média. Nesse momento a vazão é de 1.100. Mas se o rio continuar em baixa – o que ocorrerá com certeza se Sobradinho não encher novamente esse ano -, o rio poderá chegar à vazão de 400 metros cúbicos por segundo, repetindo o que aconteceu no ano do apagão. O que salvou todo sistema Chesf foi 1% de água a mais dos 5% necessários, isto é, 6% da capacidade total.

É nesse contexto que sempre afirmamos que não haverá segurança hídrica no São Francisco para nada em anos como esse, cada vez mais constantes. Lembre-se: a transposição ainda levará alguns anos para começar. Como estará o São Francisco até lá, se hoje já está assim?

*Membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
 
Imaginemos o braZil como uma ilha, e no meio da ilha existe o monte ollimpo.
a ilha é enorme, produtiva rica em reservas naturais.
espalhados na ilha estao 3 milhoes de habitantes.
vivendo na linha da miseria, vidas mortas iludidas por 300 deuses com anel de doutor, que vivem no OLIMPO.
Quem usufrui do OLIMPO e da ILHA inteira sao os 300 deuses.
E foda-se a gente porque pobre nao vive, só vota.
alias nem no voto eu confio.
sempre votei em perdedores, e a unica vez que acertei ganhei isso aqui - 6 anos sem conseguir um trabalho fixo, registrado remunerado e decente.
pau no cu do presidente.
 
e foda ver isso, para onde estamos caminhando...
 
Back
Top