Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fé - O que significa?

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,008
98
Mauá - ABC - SP
O que significa Fé para voce?
Deixem comentarios, posiçøes etc.
nao se ofendam uns com os outros e vamos ver no que que da?

pra mim é o primeiro sintoma apresentado pelo desespero da certeza do principio tremendamente destrutivo que é o tempo.

é um senso comum de que não nos basta experimentar o tato do dia-a-dia, e não basta satisfazer com experiências sensoriais, precisamos de um motivo, de uma razão, de um principio ... não nos basta ver o show, precisamos ver os atores descaracterizados, o palco desmontado, o diretor frustrado e tudo o mais.

fé é a principal prova do senso de humor de deus, ou dos deuses.

eu não tenho uma fé. tenho várias.
e não tenho certezas.

eu sou uma fé(!)
quem crer em mim terá a vida eterna ...

fé pra mim nunca foi uma coisa concreta sempre foi um ponto de interrogação ":?:" sempre teve uma pulga antras da minha orelha.como adão i eva (i os nossos ansestrais os homosapies i etc...)ainda mais depois que eu estudei um pouco de fisica quantica...ah mais vaila saber ne cada um acredita no que lhe convem, esse é apenas o meu ponto de vista.
PAZ I MUITA LUZ

Definitivamente não me dei muito bem até os 18 anos que me comportava como um ateu "morreu acabou-se tudo".

Existe um deus em todos nós que interage com todo o universo. Milagres, promessas e orações são reflexos desta força. Eu ainda nao consigo imaginar Deuses que jogam o jogo do universo. É interessante ver algumas ciências tentar explicar estes outros planos como a Teoria do Caos e o Campo Morfogenético. Dei-me conta que só o fato de eu existir, de estar aqui, de vir do nada, por que antes de me dar conta de ser gente eu não lembro é de nada! Desde que ganhei a percepcao de existencia, que é uma coisa interessante pois até quando somos bebês nossa interação com o mundo nao deixa muita lembrança pelo modo que se dá o processamento. Com certeza a morte é uma passagem para outro plano de percepção e interação com o universo. Agora quem sabe como vai ser isso? Esse é o grande mistério e acho que precisamos de fé para continuar nos movendo por aqui.

É uma força existente no ser humano, muito importante, muito útil, mas que é facilmente manipulável e por isso tem enfraquecido. Você tem que sentir a sua fé, tem que nutrila e ela é funcional quando bem compreendida. Não importa no que seja, em que seja, basta que você a tenha e ela será funcional.

Eu sinto que tenho muita fé e que ela me ajuda muito, o esquisito mesmo é que não acredito em nada, só nesta minha fé em não sei em que. Isso me lembrou um trecho de uma música dos Paralamas, kkkk.

Acabei de assistir um vídeo que achei por acaso:

também não sei dizer porque ele aumentou a minha fé.

Fé... é um sinal da inteligência humana... talvez um dos sinais mais claros de nossa inteligência...

... ter fé em algo é PENSAR... buscar dentro de nós as respostas para nossas mais profundas perguntas:

- o que sou?
- por quê existo?
- qual a finalidade do universo?

essas e muitas outras perguntas são sinais de inteligência.... os que se contentam com alguma resposta já tem algum tipo de fé....

... um ateu tem fé nas suas respostas.

Não importam as crenças, dogmas ou religiões.. aquele que tem fé é um pensador que encontrou suas respostas.... é mais INTELIGENTE do que aqueles que simplesmente não buscam respostas e se contentam com a mediocridade de sua existência.

Fé é a demostração de toda fraqueza do ser humano, fé é a ilusão do depois que ninguém nunca viu, fé é o medo transformado em virtude, fé é arma dos inescrupulosos para se aproveitar dos desprovidos de raciocínio próprio e por fim a fé é que nos trouxe a atual situação de hoje, mundo na merda...

Fé é a demostração de toda fraqueza do ser humano, fé é a ilusão do depois que ninguém nunca viu, fé é o medo transformado em virtude, fé é arma dos inescrupulosos para se aproveitar dos desprovidos de raciocínio próprio e por fim a fé é que nos trouxe a atual situação de hoje, mundo na merda...
todos falam em guerras pela f'e..
mas na verdade fé eh o que deixa o homem MANSO.
tenha fe que um dia melhora.
hoje nao.:neg:

fé é arma dos inescrupulosos para se aproveitar dos desprovidos de raciocínio próprio e por fim a fé é que nos trouxe a atual situação de hoje, mundo na merda...

a guerra não é pela fé, não, mas usam a fé para botar fogo nas coisas

e se a fé deixa algum povo manso, só se forem os judeus e o holocausto permitido ao longo de sua história ( e não me refiro apenas ao nazismo ).

em qual sentido vc acha q a fé deixa a pessoa mansa?

a guerra não é pela fé, não, mas usam a fé para botar fogo nas coisas

e se a fé deixa algum povo manso, só se forem os judeus e o holocausto permitido ao longo de sua história ( e não me refiro apenas ao nazismo ).

em qual sentido vc acha q a fé deixa a pessoa mansa?
Em todos.
Horizontal e vertical.
diagonal nao, pois pensamento diagonal depende de desdobramento astral de hyper espaço.

A fé deixa o povo manso para seus líderes. De resto faltam até rosnar um pro outro.

----------------
Listening to: Minimal @ www.di.fm
via FoxyTunes

Pensar sob uma única ótica, isso é isso e pronto, isso é coisa de preguiçoso, de quem acha que já entendeu tudo.
A Fé pode ser outras coisas, como o que Don Juan (adoro este cara que não existiu, kkkk) chamava de intento e quando você tem um intento inflexível você é muito, mas muito poderoso... KKKK. Já a Fé enquanto medo, por ter medo de não ter fé e não poder ir para o céu, esta não é o que se poderia chamar de fé, mas sim falta de fé ou não entendimento desta capacidade humanda, ou ainda daquele outro tipo de quem diz que tem fé e já aceitou, tipo Jesus, e por isto está salvo, que é a fé religiosa e esta eu não discuto pq cada um tem o direito de usar a sua fé da forma que quiser. O xamã por exemplo usa essa força para realizar a cura, não é fé em Deus, não é a fé do doente no xamã (que é um outro caso ainda), é o tipo de uso da fé do xamã que pode curar uma pessoa que ela tenha fé ou não, isto é indiferente para ele que lida com o conhecimento destas coisas de uma forma diferente, sem palavras.

Eu penso nestas coisas deste modo:

Tudo pode ser muito diferente do que a gente imagina e é.

Andá cum fé eu vô, café num custuma faiá...

Tenham fé, em qualque coisa, em vocês mesmos, sigam em frente

Fé é sinônimo de ignorância, alguem ai atrás postou que fé é conhecimento e te faz pensar, eu acho exatamente o contrário, se você pensar nunca irá ter fé pois a fé é desprovida de lógica e racionalidade.

Pensar sob uma única ótica, isso é isso e pronto, isso é coisa de preguiçoso, de quem acha que já entendeu tudo....
...
Tenham fé, em qualque coisa, em vocês mesmos, sigam em frente

Ou daqueles que se acham pequenos demais pra visualizar a realidade.
acham que eh pecado, que eles nao devem, e se eles nao devem viver a realidade MEU DEUS, os outros devem ser todos mentirosos.

Todd:
penso exatamente igual a voce.
mas do meu jeito.
vivo agora, nao da tempo de ter esperanca ou fe.
isso eh coisa de quem se ACHA pequeno demais pra ser seu proprio deus.
RESPEITO - CUIDADO COM O EGO..
tudo bla bla bla de gente que esqueceu de onde veio e pra onde vai, e qual o verdadeiro motivo de estar aqui.
e se alguem se acha no direito de dizer isso EU ACREDITO pois eu vivo isso tambem.

Esta é uma outra forma e é muito interessante também, ter fé no deus que se é... Fé em si próprio. Em muitos momentos difíceis clamei por Deus, por Jesus... Principalmente nas Bads, minha fé em mim mesmo não foi suficiente. Este é o outro lado da fé em si próprio, quando você se achou pequeno como o Morta disse, daí, neste momento é que vemos um outro tipo de fé, a fé no que consideramos superior a nós e que acreditamos que em um momento de vida ou morte, bem que poderia dar uma ajudinha.

Uma vez eu fui caçar uns cogus e quando os achei, resolvi continuar pelo mato, tomando banho de rio e caçando frutas pelos sítios. Daí deixei os cogus em uns morros erodidos que tinha até o caminho do rio. Um tempo depois começou um temporal, do tipo trovoada, céu negro, raios sinistros. Eu corri para salvar os cogus, fui até os morros que eram de um material piçarrento ferrítico, cara o lugar era um verdadeiro para-raios natural, tudo que é raio só caia lá, os cogus num lugar bem difícil, tinha que passar por uma espécie de talude natural, deixado erguido pela erosão, tipo passar equilibrado num paredão, os raios cortavam do meu lado, me parecia que a alguns metros de mim, meus pelos se erissavam pelo corpo, nunca vi tanto carocinho, pé do cabelo, pelo corpo. Eu cheguei até os cogus, peguei e saí na carreira de volta, enquanto isso eu comecei a clamar por Deus: "meu Deus, me tire daqui", ficava repetindo em minha cabeça. Daí, por um momento, eu percebi que não tinha explicado a Deus como eu queria que ele me tirasse, se com vida ou se poderia ser diretamente para o céu mesmo, nesta hora, imediatamente falei com Deus: meu Deus, esquece, deixa prá lá, eu saio sozinho e cai na gargalhada, enquanto corria e deixava para trás aquele inferno, cercado de núvens negras.

fé é fé, ou se tem, ou não se tem.

Eu tinha mas quando eu aprendi sobre os iluministas no colégio minha fé se foi.:)

"“OS PRÓPRIOS BONS CONSEGUEM IR NASCER NA TERRA PURA, COM MUITO MAIOR RAZÃO POIS OS MAUS O CONSEGUIRÃO. ENTRETANTO, AS PESSOAS COSTUMAM DIZER, QUE SE OS MAUS CONSEGUEM IR NASCER NA TERRA PURA, COM MUITO MAIOR RAZÃO OS BONS O CONSEGUIRÃO. ESTA ÚLTIMA AFIRMATIVA, PARECE À PRIMEIRA VISTA RAZOÁVEL, MAS, ELA VAI CONTRA O VOTO ORIGINAL DE AMIDA. ISSO PORQUE, AQUELES QUE ACREDITAM NA SALVAÇÃO CONSEGUIDA ATRAVÉS DE PRÁTICAS VIRTUOSAS FEITAS COM SEU PRÓPRIO ESFORÇO, NÃO CONFIAM INCONDICIONALMENTE NO OUTRO PODER, E ASSIM, NÃO SE HARMONIZAM COM O VOTO ORIGINAL DE AMIDA”…

O nosso texto afirma que “os próprios Bons conseguem o Ir Nascer na Terra Pura, com muito maior razão os Maus o conseguirão.”

Quem estuda o Budismo, toma esta afirmativa como uma polêmica, pois pela lógica e pelo sentido literal da palavra Bom, esse, o Bom, teria muito mais razões para alcançar a Salvação.

Por isso, exporemos os Conceitos de Bom e Mau, utilizados pelo Mestre Shinran:

No Sentido Legal, comum, quem realiza bons atos, de acordo com Leis das Constituições, é considerado Bom. Quem age em desacordo com estas Leis, é Mau.

No Sentido Moral, uma pessoa que age de acordo com as normas da Moralidade, é Boa, e a que age em desacordo, é Má.

No Sentido Religioso, aquele que consegue cumprir as práticas virtuosas, transcender o aspecto intelectual, o acúmulo de conhecimentos, e trabalhar uma Fé confiante no Incondicional, no Imensurável, no Ininteligível, entregando-se a este “Outro Poder” este é o Bom. O Mau é aquele que não trabalha esta fé no seu interior.

No Sentido Reflexivo, os Conceitos de Bom e Mau estão relacionados com as Reflexões da pessoa: se ela reflete e assume que não tem feito coisas boas, ela vai sentir-se uma pessoa má. E ao contrário, se ela refletindo, se conscientiza de estar fazendo coisas boas, ela vai sentir-se Boa. Pode acontecer porém, que uma pessoa considerada Má, (porque infringindo um aspecto legal cometeu um crime) considere-se Boa. Por exemplo: um governante em favor do povo faz algo contra a Lei. Ele pode sentir-se injustiçado se for considerado Mau.

Segundo o Mestre Shinran:

O Bom seria aquele que confia no Auto-Esforço (Auto-Poder), isto é, passa fome, sede, privações, se fustiga, se enterra na lama, para alcançar a Salvação.

O Mau, reconhecendo sua incapacidade de praticar o Bem Absoluto, renuncia ao Auto-Esforço (Auto-Poder) entregando-se ao Outro Poder, isto é confiando na execução das Leis Naturais, na sua infalibilidade, entregando-se totalmente ao Voto Original de Amida (integrando-se no contexto do Absoluto diante do qual considera-se impotente.) Vemos portanto, que segundo o Mestre Shinran o Ser Humano para encontrar a Paz, precisa da Reflexão de que é Mau, isto é, precisa renunciar ao Auto-Poder harmonizando-se com o Voto Original de Amida, entendendo que é Mau ao ponto de, mesmo fazendo sacrifícios, não conseguir a Salvação (a Paz). Harmonizando-se com o Voto Original totalmente, então consegue esta Salvação, ou o Ir Nascer na Terra Pura. No Budismo, o Homem é Sofredor, e sabemos que isto é Verdade, porque com o tempo surgem as doenças, a velhice e o organismo com a incapacidade determinada por estas condições, morre. E há pessoas que influenciadas pela idéia Indiana de karma (que traz no seu âmago, o conceito de Castigo / Prêmio), acham que fizeram algum Mal, em alguma encarnação anterior, e agora estão pagando com o Sofrimento. Mas, a Velhice é uma estágio natural no processo de vida. E, se surge, por exemplo, um Câncer, algum motivo houve, aqui na sua vida: ou emocional, ou extravagância alimentar, que o determinaram, quando o organismo tornou-se mais debilitado pela Velhice. Não foi nenhum mal cometido em vidas passadas (pecado, no Ocidente) que o determinou. No Budismo não existe Pecado, não condenamos ninguém, e isto, porque é inerente ao homem, a capacidade de realizar qualquer ato dependendo das condições propiciatórias. Devemos ainda, considerar que o homem é incapaz de chegar à Perfeição porque a Imperfeição é inerente ao Ser Humano."

O Buda Amida, compadecido de que, inerentemente, todos nós seres humanos, possuímos o caráter de Imperfeitos, nos favorece com o Voto Original, mostrando que mesmo dentro da nossa imperfeição podemos vislumbrar e desfrutar da Perfeição das Leis, se agirmos em comum acordo com elas.

Vejamos alguns exemplos que mostrarão a Imperfeição Humana :

Suponhamos que dois homens amem uma mulher. Há grandes probabilidade de nascer um rancor entre os dois. Este rancor é inerente à imperfeição latente em cada ser. Nasceu portanto das condições, que propiciaram aos dois, amarem a mesma mulher.

Obter lucros prejudicando outra pessoa. Há pessoas que não se incomodam em levar vantagem prejudicando outras. Se as condições propiciatórias aparecem, a imperfeição latente pode permitir que as mais fortes prejudiquem as mais fracas.

Dentro de uma família pode haver insatisfações e esta condição pode propiciar um caso de alcoolismo, que surge por causa da imperfeição latente em todos os seres.

Como vemos, em todos os casos, a Imperfeição Latente, revela-se determinada pelas Condições propiciatórias. Ela está no âmago de todos os seres humanos, razão pela qual, naqueles que não mergulharem em condições propiciatórias semelhantes às destes exemplos, ela não revelar-se-á. Mas, existe em todos os seres.

Por tudo isso, não podemos julgar, se alguém é Bom ou Mau, somente baseando-se nos fatos. A perspectiva Budista não aceita a afirmativa de que: “Há pessoas que se acham incapazes de cometerem maus atos, consideram-se boas e perfeitas.” O Budismo não aceita isto, por defender tudo que explicamos anteriormente, isto é: que a Natureza do indivíduo está sujeita à Imperfeição, inerente ao ser humano. Mesmo ele considerando-se Perfeito em relação aos outros seres, considerando-se Bom, veremos que de acordo com o Budismo da Terra Pura, a Imperfeição está latente em todos nós e surge dependendo das condições propiciatórias.

Sintetizando:

O BOM considera-se perfeito, certo, considera-se realmente “o bom”. Com isso ele não consegue perceber os desejos das Leis, o Voto Original de Amida.

O MAU reconhece-se imperfeito, sabe que tem de buscar a perfeição, com esta busca ele chegará mais próximo à linguagem das Leis, percebendo o Voto Original de Amida.

Com estes conceitos porém, não estamos discriminando o Bom, pois de repente ele pode perceber o Voto Original de Amida (pode conseguir o Ir Nascer), refletindo, buscando o Conhecimento, e entrando no caminho búdico à partir disto. Mas, este processo é lento, porque o Bom se autoconsidera assim, sendo difícil ele perceber que também é capaz de praticar o Mal (se lhe forem oferecidas condições propiciatórias). Mas, se esta percepção da capacidade de praticar o Mal chegar à consciência, neste momento, esta pessoa que acha-se Boa vai perceber a Imperfeição Latente, e caminhar em direção ao Autoconhecimento. Esta pessoa começará então a tomar consciência das nossas origens, e então ela perceberá o Voto Original de Amida."

Ou daqueles que se acham pequenos demais pra visualizar a realidade.
acham que eh pecado, que eles nao devem, e se eles nao devem viver a realidade MEU DEUS, os outros devem ser todos mentirosos.

Todd:
penso exatamente igual a voce.
mas do meu jeito.
vivo agora, nao da tempo de ter esperanca ou fe.
RESPEITO - CUIDADO COM O EGO..
tudo bla bla bla de gente que esqueceu de onde veio e pra onde vai, e qual o verdadeiro motivo de estar aqui.
e se alguem se acha no direito de dizer isso EU ACREDITO pois eu vivo isso tambem.
vc tem fé no deus que vc é, ou vc sabe o deus que você é?

e sabendo o deus q você é, vc tem fé nas coisas que fará amanhã? ou vc sabe das coisas que fará amanhã?

e tendo fé no amanhã, vc simplesmente perdeu tempo demais pra viver o agora.

e a fé no agora não existe.

e se vc sabe, e se vc é deus, e se vc cria a fé?

e se vc sabe que daqui uns dias chega a sexta-feira? e se vc tem fé que a sexta feira vai chegar? e se o tempo parar? a fé para tb?

o tempo como uma questão multidimensional ou como uma flecha que passa pelos nossos corações e nos leva pro futuro? e nesse ponto, a fé como um raio do céu que nos faz olhar pra cima, invés de olhar pra frente?

fé acima ou abaixo?

fé nas perguntas?

fé é o atraso. mas ainda acho inevitável.

e infelizmente ainda não conheço eu-deus, mas tenho fé que irei consegui-lo.

vê a merda feita?

Ecuador, o Budismo é interessantíssimo sob esta argumentação que você colocou aí, muito legal mesmo. Mas, veja bem, eu sou tão chato, mas tão chato que não consigo gostar daquele jeito que os caras caminham, bem devagarinho com as mãos juntinhas (como quem tá rezando), acho um puta exagero e, agora também, contraditório,visto que, como você mesmo postou, o BOM tem que lembrar que ele também pode errar se lhes forem dadas condições propiciatórias, então pq ficar andando com mãos de oração e sorriso de santo o tempo todo?

Eu fico sempre pensando, isto tudo é ilusão, transcender, transcender, voltar e conseguir ver, mas nunca se volta tanto a ponto de ver, vai tudo ficando turvo e nada.

Conclusão, a gente tem fé pq esta função existe no ser humano e, conscientes disto, usamos esta função, de várias maneiras como podemos observar ao longo do planeta e da história. Horas isto é ruim, horas isto é bom, como tudo na nossa condição humana.

Mas tenho gostado muito dos teus posts, aquela matéria sobre fé que você mandou no tópico 2012, muito legal, o autor teve capacidade de sintetisar bem um fato que está ocorrendo com a humanidade hoje em dia, que é a conscientização de que a fé, no sentido de em que religião, ou Deus, não no sentido próprio de fé, é contingente ao local que você nascer, de uma forma geral, havendo exceções é claro. O cara nasce em sampa, mas no meio de uma família budista, numa comunidade budista, daí, tem bastante chance do cara ser budista e não católico.

Muito louco (homem bomba) e muito legal (cura), viva a diferença, vamos ver no que vai dar...

Back