Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Extinção do termo BADTRIP

EsporosNoAr

Membro Ativo
23/11/2010
443
80
São Paulo, SP
Muitas pessoas tem uma visão muito sensacionalista sobre as más viagens ou mais conhecidas como bad trips. Não acredito na real utilidade deste termo e vou explicar como a extinção deste termo é benéfico para quem ingressa em uma viagem psicodélica.
Existe um estigma muito grande de que a qualquer momento, assim como uma roleta russa, pode cair no seu colo a famosa bad trip.
Bad trip é quando você está passando por uma crise depois de tomar drogas psicoativas como o LSD ou cogumelos mágicos. É uma crise psicodélica induzida, ou propriamente dizendo, um surto. As manifestações podem variar de sentimentos de vaga ansiedade e alienação a estados profundamente perturbadores de terror desamparado. Principalmente o medo é o sentimento primário durante uma bad trip. O medo de enlouquecer, medo de perder contato com a realidade. O ponto principal na mente neste momento é a negatividade.
A pessoa pode tornar-se ansiosa, paranoica e às vezes até histérica ou violenta. Quando o fazem, muitas vezes é o resultado de má preparação antes da viagem.

Além disso, como os cogumelos mágicos são psicodélico, eles podem abrir portas de memórias reprimidas e isso muitas vezes vem com a liberação de emoções fortes. Isso pode ser tão inesperado para o utilizador (muitas vezes inexperientes) que eles podem ser pegos em uma espiral de pensamento negativo ou de repulsa.

O termo foi surgindo assim que as primeiras viagens de acido saíram de controle, e um julgamento moral as definiu comoviagens ruins.
Os antigos tem uma visão muito diferente, uma visão de aprendizado, aprender com as pequenas coisas da vida, a naturezasempre trás grandes ensinamentos, e as plantas sagradas são os grandes professores, dando aulas a cada novo ritual.
Então para os nativos, tudo que acontecia dentro da experiência, é aprendizado, e nos também acreditamos nisso, a diferença é que como estamos em outro contexto, as vezes aprendemos com uma experiência ruim, que a dosagem foi extrapolada, e a partir daí a dosagem passa as ser um ponto delicado para nos. Mesmo já tendo lido sobre quanto algumas coisas são importantes, o aprendizado muitas vezes só vem quando você toma uma experiência bem difícil de suportar.
A partir deste ponto, vemos que classificar a experiência como boa ou má não é útil, então classificaremos toda negatividade sentida, como dificuldade.
A maioria das vezes sentimos desconforto pois estamos perdendo o controle, mas é normal e saudável faz parte da experiência,por isso que chamamos de estados alterados, o problema é que o nosso ego não está acostumado a perder o controle de nossos pensamentos.
Quando ele(o ego) se vê em risco, tudo começa a mudar, ele te faz levantar, parar a meditação, respirar mais ofegante.

O segredo é aceitar a experiência, e deixar ela fluir.
Vá até onde os cogumelos querem te levar. Você ingressou nesta viagem, você buscou esta viagem, fugir e tentar fazer o efeitopassar não funciona, relaxe e vá com eles.
Deite na sensação oceânica e boie aproveitando a viagem.
Focar na respiração e limpar a mente são as melhores abordagens.
Lembrar-se que tudo o que você está experienciando é resultado da ingestão de um planta alteradora da consciência, e que logo o efeito vai passar, e você vai sentir-se melhor.

Caso esteja em um lugar cheio de pessoas, e com musica, vá com seu amigo-babá para um lugar calmo e sem musica, onde você possa deitar e criar o seu ambiente seguro e confortável.



por: beraldo, retirado de um guia que logo será publicado aqui.
 
Uma coisa que tem me ajudado é pedir para seu amigo-guia te lembrar de que tudo passará, que você está seguro, e que é tudo normal isso e faz parte da trip, te lembrar do que foi pensado antes da trip.... isso me ajuda muito a ficar calmo, porque pra mim a "bad" é o medo de deixar a trip fluir e tentar ficar no controle da situação....
 
pensando melhor, badtrip é uma palavra que sempre me acompanhou, desde o início esteve lá, chega a ser poético, mesmo agora que se foi, sempre estará lá espreitando, de olho, pra ver se estamos indo direitinho.
Sei não, a impressão é forte, de que, a palavra badtrip nunca será extinta.
 
boa ou má oque existe é a experiência, tem gente que gosta de surto, por exemplo: blackmetal para mim é pura badtrip sonora, mas o cara que curte está na maior harmonia, entende?! Então, vejo que há ai uma relatividade grande, termos são termos, o exercício mais intensificado da reflexão e da análise conscientiva é mais eficaz do que por ou tirar palavras. Mas sempre é válido fazer estas reflexões e quem sabe deixar de utilizar o termo possa ser um passo interessante, afinal bom e mal é algo ilusório. Existe sim, a adaptação e equilíbrio psicológico com o efeito ou uma incapacidade nesse ponto o que leva a uma bad ...
 
To roendo as unhas pra saída desse guia. :unhas:

Legal beraldo, embora eu ache que a extinção do termo seja algo complicado. Como disse o tupy, ele está lá, desde os primeiros dias que começamos a estudar sobre os cogumelos.
 
Eu conheci o termo antes de conhecer todo o resto, rsrsrsrs... E compartilho dos sentimentos do tupy, faz muito tempo que não tenho bad, mas sei que ela está lá... de olho.


Também estou na espera do guia... XD
 
Finalzin ta o segredo. Tem q deixar a onda te levar. Depois que ingeriu a substancia nao adianta chamar a vovó xD
 
Excelente texto. Recomendado para todos os iniciantes. É interessante ressaltar que, quando estamos sob efeito de cogumelos, nossa percepção de tempo também fica muito confusa. Não sei como descrever isto. Um abraço.
 
Realmente uma boa visão sobre as "ondas de pensamentos ruins".
Como você disse, creio que o melhor nessa hora seja seguir os passos que os mágicos te deram :alien:

paz :D
 
Back
Top