Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Expressão Digital: Demoscene

Cosmik

Fractal Ambulante
Cultivador confiável
07/05/2011
3,345
64
/dev/null
Demoscene é uma subcultura da arte informática especializada na produção de demos, apresentações audiovisuais não-interativas, que são executadas em tempo-real em um computador. O objetivo principal de um demo é demonstrar apuro técnico em habilidades de programação, artes gráficas e música entre os diversos demogroups.

A demoscene surgiu na era 8-bit dos computadores domésticos como o Commodore 64 e ZX Spectrum e se popularizou durante o advento dos micro-computadores baseados na arquitetura Motorola 680x0 (Atari ST e Amiga). Nos primeiros anos os demos tinham uma forte ligação com cracks. Durante a execução de um programa "crackeado", o grupo que modificou o jogo se apresentava em uma introdução gráfica chamada de crack intro.

Mais tarde, a criação de intros e demos se tornou uma nova subcultura, independente da cena de pirataria de softwares. Muitos dos jovens programadores que se dedicavam a criar demos, adquirindo habilidades e experiência na programação de gráficos para computadores, mais tarde passaram a trabalhar na indústria dos jogos, cujos produtos tinham previamente ajudado a piratear.

Competição
A demoscene é motivada em grande parte pelo seu espírito de competição, com grupos e artistas individuais disputando entre si o reconhecimento de suas habilidades técnicas e artísticas. No seu início, esta competição se dava na forma de quebra de recordes, como o número de objetos animados na tela. Atualmente, existem competições (ou "compos"), organizados em demoparties, além de competições online. Nos anos 1990, revistas eletrônicas (diskmags) organizavam votações entre o público para listas os melhores artistas, músicos e programadores, seu alcance e respeito diminuiu com a popularização da Internet.

Competições em demoparties geralmente exigem a presença do artista ou grupo no evento. Os vencedores são escolhidos por uma votação pública entre os visitantes e premiados em uma cerimônia ou final da demoparty. Competições tradicionais em um evento incluem um demo compo, uma intro compo (geralmente limitado a 64 kB), uma graphics compo e music compo. Alguns eventos dividem as categorias por plataforma, formato e/ou estilo.

Não há um conjunto de critérios ou regras que guia a votação e o visitante em geral vota nos participantes que causaram maior impacto. Em demos antigas, este impacto era alcançado principalmente por técnicas de programação que apresentavam novos efeitos e marcas de desempenho em efeitos antigos. Com o passar dos anos, a ênfase mudou do primor técnico para valores mais artísticos como coerência estética, impacto audiovisual e ambientação.

Tipos de demos
A demoscene existe em diversas plataformas, incluindo o IBM PC, C64, ZX Spectrum, Atari, Amiga, Amstrad CPC, Dreamcast e Game Boy Advance. A grande variedade de plataformas torna as demos difíceis de comparar entre elas. Alguns programas de benchmark também possuem modos de demonstração e suas origens remontam às demos dos computadores 16-bit.

Existem diversas categorias nas quais as demos são classificadas, a mais importante delas é a divisão entre as demos "grandes" e as intros que possuem restrições de tamanho, utilizada em praticamente todas as demoparties. As categorias mais comuns para intros são as "64K intro" e "4K intro" nas quais o tamanho do arquivo final é restrito a 65536 e 4096 bytes respectivamente.

O texto acima é um resumo do artigo na Wikipédia, siga o link para mais detalhes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Demoscene
Matéria sobre a demoscene no G1: http://g1.globo.com/tecnologia/noti...ria-demoscene-evolui-e-muda-arte-digital.html

Para terem uma ideia das animações, pesquisem no YouTube por "demoscene" ou vejam as melhores seleções no site dedicado Demoscene.TV.
Database de demos com links para download dos executáveis: http://www.pouet.net/

 
Acho que também se encaixa no tema, vi hoje e achei muito bacana o visual e a música também:

(É um problema eu ter ressuscitado o tópico? :D)
 
Back
Top