Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentos no reino fungi

ericksilva

Cogumelo maduro
Cadastrado
17/01/2015
2
47
36
Estou cada vez mais curioso sobre fungos, mas me deparei com uma impossibilidade de cultivar: não tem vermiculita na minha cidade nem pó de casca de coco... Andei fazendo umas pesquisas e estou fazendo uns testes. O pó de chá preto retem bastante água e parece ser um bom substrato no lugar de pó de casca de coco, de acordo com o artigo Domingues Lima, o chá é fitotóxico, mas observei que algumas culturas de fungos se proliferam muito bem nele. Isolei duas amostras para verificar que tipo de fungo nasce naturalmente nesse meio, com dois dias os primeiros indícios de micélios já começaram a aparecer. Estou fascinado como esses pequenos organismos se manifestam, vou tentar entender um pouco mais para postar aqui algumas novidades sobre o que for descobrindo.

Depois dessa etapa pretendo inocular duas amostras da mesma mistura (pó de chá preto com farinha de arroz granulada) pastorizados e devidamente tratados para cultivar o "B+", se esse funcionar acredito que posso testar outras especies depois.

Link do Artigo (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000600016)

A vermiculita é um mineral poroso e absorve 5x o seu peso em agua, já o pó de coco é fibroso e absorve até 8x seu peso em agua..

Sei lá, sou cético na possibilidade de folhas secas reter agua na mesma proporção desses substratos.
Mas faça o teste... A experiencia pode ser legal.

O que eu quero primeiro é identificar que tipo de cultura já tem contaminada no chá. O chá preto tem muita cafeina o que talvez possa alterar em algo na potência do cogumelo gerado a partir dele, não sei... Mas o substrato retem bastante água sim, a minha grande duvida é sobre a quantidade de proteínas e sais minerais de cada substrato, se são o suficiente.

Eu tentaria argila expandida moída, serragem, ou até folha de bananeira, Mas não chá em pó, borra de café ou qualquer outro instrumento de divinação...

E começaria fazendo um PF-Tek, onde o substrato é esteurilizado e não pastorizado. ;)

A cafeína no substrato não irá alterar em nada, além de talvez interferir com o ciclo de vida normal do micélio de cubensis. E o pó de chá sendo provavelmente um meio mais ácido, poderá favorecer o desenvolvimento de contaminantes.

Back