Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Existe vida além do PF Tek? Ou... como ter a maior eficiência com o menor investimento possível?

Experimentalist

Hifa
Membro Ativo
14/04/2022
189
6
37
Salve salve queridos amigos!

Eu tive muita sorte no meu primeiro cultivo. Fiz uns 7 bolos PF Tek que me renderam doses para 7 experiências (4 minhas, 3 de um amigo). Mas desde que eu terminei meu primeiro cultivo, uma pergunta não sai da minha mente: existe vida além do PF Tek? Gostaria de ter um bom rendimento e eficiência no cultivo. No meu ritmo atual, acho que posso contar com 13 a 15 experiências por ano com doses variando entre 5g e 10g.

Meu interesse é ficar completamente independente de cogumelos comprados... autonomia total. Então, é claro, é sempre melhor que sobre cogumelos do que falte.

Queria saber se vocês tem ideias sobre como aumentar a eficiência do cultivo, tanto em velocidade quanto em rendimento. Como vocês costumam fazer? Tenho dois terrários de 29 litros e uma caixa de isopor que uso de incubadora. Quando preciso de assepsia, improviso uma SAB num nicho do armário da cozinha.

Vale a pena estudar e investir em materiais para fazer cultura líquida, agar? Migrar pra monotub em vez de ficar somente no PF Tek? Ou ainda... me organizar melhor para sempre manter ciclos de cultivo usando o bom de velho PF Tek mesmo?

Cultura líquida parece ser algo prático, mas não sei qual o nível de dificuldade de se fazer uma boa cultura líquida. Minha maior preocupação é conseguir a melhor assepsia possível sem ter muito equipamento. Por exemplo... vamos supor que eu consiga frutos bonitos no meu segundo cultivo usando PF Tek e queira clonar um deles. Seria viável colher o cogumelo e tentar fazer cultura líquida e/ou clonar usando placa de agar sem ter uma capela de fluxo laminar? Como vocês fariam?

Espero não ter bombardeado vocês com perguntas bobas demais, nem ter passado a impressão de que eu quero o "pulo do gato" de mão beijada.

Um abraço para todos!
 
Claro que existe vida além do PFTEK... mas exige atenção e aprendizado. Eu nunca comprei um cogumelo na vida, nunca fiz PFTEK também. Aprendi a cultivar cogus com o shimeji (muito forte), inoculando grãos com alguma cultura liquida comprada e spawnando bulks. PF TEK é muito limitante, mas os riscos para quem não entende do assunto são muito menores, então o sucesso tende a ser maior... mesmo que renda pouco.
A questão é: saber fazer spawn limpo. Como fazer isso? Adquirindo culturas liquidas de fontes confiáveis ou transferir esporos em ágar até conseguir uma cultura limpa. Escolher bem o grão que você vai usar e hidratar ele de forma correta. Eu por exemplo, depois de muito tempo usando milho de pipoca (em potes de 500ml), estou trocando de grão para o painço, pois tive problemas bacteriais com o milho quando comecei a usar spawnbags (cabe uns 3L em cada bag^^). O painço por sinal é um grão conhecido por ter baixa carga de endoesporos e por ser pequeno esteriliza melhor que os gigantes grãos de milho.
É preciso ter atenção aos detalhes, cada um vai dizer que um grão é melhor que o outro, as vezes o que funciona pra um não funciona tão bem pro outro por n motivos. A arte do negócio é encontrar o que funciona pra você, qual o ponto ideal de hidratação dos grãos, qual o grão acessível pra você. É um estudo constante que vale a pena, exige também prática. É necessário aprender com os erros tbm, escreve teus processos num caderno, reveja seus experimentos, procure entender seus erros.
Sua pergunta chega até a ser engraçada, pq aqui no brasil se faz muito PFTEK. Na gringa quase ninguém faz mais o PFTEK, só vejo cultivos em monotubs e é esse meu objetivo hoje em dia no cultivo do cubs, vale a pena frequentar foruns internacionais sobre o assunto para aprender novas tecnicas. Na gringa também quase ninguém usa o milho, é considerado um grão ruim. Aqui muita gente (amadora) usa... (Existe um motivo para cultivadores profissionais usarem apenas grãos como centeio, trigo, painço, etc...)
Caixa térmica também é outra coisa que não faz muito sentido na maior parte do brasil, já temos temperaturas boas para cultivar. Uma estante/prateleira basta.
Eu recomendo fazer umas leituras em outros fórums internacionais sobre cubensis se quer avançar nos monotubs, procure por RogerRabbit, bodhisatta. Cuidado com informações ultrapassadas, tem muita coisa desatualizada por ai, aqui inclusive, é normal isso. Leia bastante, pondere e vá com calma. Faça alguns experimentos antes de aumentar a escala e falhar em todos, são coisas que podem acontecer. Tente primeiro com cogumelos agressivos como o shimeji ou variedades como o Cambodian do cubs (que é mais resistente).
Por fim.... não desista. O caminho as vezes é árduo nas primeiras tentativas, mas cada vez que você fizer vai ficar mais fácil, você vai aprender a reconhecer spawn bom e terá com certeza muito mais frutos.

myco dourado
 
Back
Top