Etiqueta no Fórum

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Por sugestão do Archer resolvi abrir este tópico. Por enquanto fica aqui mas depois posso movê-lo para outro lugar, ou mesmo fazer um resumo do que discutirmos.

A idéia é listarmos e discutimos ponto que são desejáveis no fórum, como:

- Quebre seus parágrafos.
- Seja breve em suas colocações.
- Reaproveite os posts
- Mantenha o foco do tópico.

Parte disso já está na Regras, mas podemos falar sobre um ponto de vista diferente.

O que sugerem?
 

zigg dust

Desligado
Membro Novo
Não usar palavras de baixo calão.
Não usar de ofensas pessoais.
Não manifestar seus ódios ou preconceitos étnicos, de credo ou de classe social.
 

Archer

Cogumelo maduro
Membro Novo
Agradeço por ter aceito a sugestão Ecuador.

etiqueta = 'pequena ética'

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Além disso, o que eu poderia dizer é que etiqueta não é regra, mas um conjunto de pequenas atitudes positivas que todos podemos tomar para facilitar a convivência.

Quebrar os parágrafos é um exemplo muito bom, porque não custa nada e facilita muito a compreensão do texto e por conseqüência, a comunicação.

Por último, a etiqueta se diferencia das regras principalmente porque regras falam daquilo que somos proibidos de fazer. Já a etiqueta é de certo modo, o contrário: são atitudes boas que valem a pena serem tomadas.

É isso. (Evite limpar a boca na toalha da mesa :))
 

caverna

Cogumelo maduro
Membro Ativo
- Quando for reaproveitar o post, analisar se o acréscimo possa vir gerar mais discordância, tipo: ter que fazer um usuário retirar o "Aprovar" e desconfortos desse tipo. Sei lá, viajei, mas não gostaria de passar por isso.
 

Mortandello

Mortandello Himself
Contribuidor
eh bacana isso.
vamos mudar o mundo, mas por favor sigam os padroes.
achei INVALIDA a proposta.
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Não. Mas a idéia é só reaproveitar os posts para inserir novas informações dentro de um prazo curto da primeira mensagem.

E quando não houver outras mensagens seguindo a sua.


vamos mudar o mundo, mas por favor sigam os padroes.

Quem quer mudar o mundo?

Além disso, mesmo que haja quem queira, revoluções bem sucedidas não são necessariamente baseadas na ou caracterizadas pela má educação.
 

Archer

Cogumelo maduro
Membro Novo
vamos mudar o mundo, mas por favor sigam os padroes.
Ser guiado pela ética, não significa se ajustar ou se conformar com o mundo como está, podemos e devemos violá-la se assim nos convier. Além disso, não devemos tornar isso em uma forma de ditadura como aconteceu com o politicamente correto. Quebrar parágrafos é bom, mas, sevoceprefereescrevertudoamontoado tudo bem. :)

Já disse e repito, etiqueta não é regra.

Em se reaproveitando os posts , esses reaparecem como "novo" ?
Isso seria ótimo, se for possível.

Quem quer mudar o mundo?.
Eu quero.
"Seja a mudança que você quer ver no mundo" (Gandhi)
 

kleber

Chuva de esporos
Contribuidor
Gostei da do Archer !

Tudo que seja para melhoria do site seria bem vindo,e isso pelo que eu vejo so iria deixar o CM ainda mas organizado e bem mas simpático. (like para quase todos)
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Outro procedimento que pode ajudar bastante é se lembrar das características da linguagem virtual.

Quando conversamos pessoalmente há entonações de voz, gestos, olhares que ajudam a transmitir a mensagem. Uma frase escrita em uma página da internet pode ter um significado totalmente diferente da mesma frase dita pessoalmente.


Por outro lado muitas pessoas se aproveitam do distanciamento virtual e escrevem mensagens que dificilmente poderiam ser ditas pessoalmente.
 

Mestre Lagostinha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
Nesse ponto eu concordo com você Ecuador, mas devo adverti-lo que transmitir sua idéia escrevendo é uma tarefa difícil cara, as vezes lendo agente se enrola, no tópico cristianismo eu confundi a mensagem do Zigg com a do Andreas... e tive que editar alguns tópicos com erro de concordância e de português um milhão de vezes, eu preso pela organização na distribuição de idéias mas é complicado.

O pessoal andou reclamando ai pela maneira que escrevo, eu sou historiador escrevo compulsivamente, sei que deveria escrever menos, sendo direto ao ponto, mas pra mim isso é complicado... to aqui falando um pouco da minha dificuldade, mas estou disposto a melhorar.

Acho que uma boa sugestão seria a limitação de caracteres em debates como o do cristianismo, seila, acho que nas paginas de apresentação poderia ser "ilimitado" como parece ser, e ao longo do debate esse número de caracteres fosse diminuído, pra forçar concordância e coerência, mensagens curtas... deixo essa sugestão pra debate.
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Creio que há uma limitação de caracteres por mensagem, mas é difícil atingí-lo.

De qualquer forma a limitação deveria partir dos próprios usuários. Se em um assunto complexo você escreve muitos parágrafos abordando vários pontos diferentes quem quiser discutir ou desiste de alguns deles ou acaba escrevendo muito também.
 

Rogers

Cogumelo maduro
Membro Ativo
A idéia é listarmos e discutimos ponto que são desejáveis no fórum, como:

- Quebre seus parágrafos.
- Seja breve em suas colocações.
- Reaproveite os posts
- Mantenha o foco do tópico.

Parte disso já está na Regras, mas podemos falar sobre um ponto de vista diferente.

O que sugerem?
Sugiro coerência nas propostas elaboradas por nós mesmos em cada tópico.
Às vezes gastamos longos minutos em algo que pode ser deturpado em poucos segundos por outras pessoas.
 

Felideo

Primórdia
Membro Ativo
Sinceramente eu acho que o fórum é bem organizado... No geral o que leio esta bem escrito e não vejo ofensas pessoais ou de qualquer tipo, as veze vejo uma ou outra, mas acho que pode ser o caso de uma má interpretação devido a frieza de internet...

O que mais vejo como problema em algum texto mal escrito é falta de concordância, má estruturalizarão e ao meu ver com informações incompletas, porem acho que não se pode pedir que todos sejam bons redatores de textos dissertativos ou descritivo... Tem quem não goste de matemática, quem não goste de geografia e quem não gosta de português!!!

No geral acho que enter e virgula já fariam grandes mudanças em alguns posts... (y)
 
Superior