Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Estufa para Locais quentíssimos

Eaí galera,

Nunca mexi com arduíno, mas tenho uma boa base de programação. Estou acompanhando o post.

Atualmente estou montando um sistema elétrico usando termostato com pastilha peltier. Meu foco está sendo a temperatura, pois moro no litoral e aqui a humidade sempre está superior a 80%. Vou por uma bomba de aquário e depois da pinação removê-la, vi que isso tende a reduzir o número de abortos.

Usar a geladeira não vai gerar mais gasto a longo prazo, uma vez que ela vai consumir mais energia que a pastilha? Talvez valha a pena pra grandes produções, mas pra pequenas acho que seria desperdício.

Mas se o plano é um terrário pequeno, o sistema com a placa peltier vai ser um gasto grande inicial, mas praticamente único.
A eficiência energética da placa peltier eh bem menor que uma geladeira ou frigobar e ela gasta muito mais energia. A dificuldade eh manter a humidade dentro da geladeira, fora que sem luz tbm dificulta a frutificacao.
O negocio eh placa peltier mesmo ela eh bem mais barata que um frigobar ou geladeira mas consome bem mais energia, fora que precisa de dissipador e cooler dependendo do caso. Resta a duvida de onde colocar a placa e o termostato tbm. No topo ou na base do terrario, dentro ou fora dagua... pro digger que ja ta na luta e programando eu desejo toda a sorte do universo. Torcendo aqui! Se precisar, faz uma vaquinha virtual que a gente cria um grupo, divulga nos ja existentes, financia esse projeto com a galera aqui do nordeste!
 
Estou estudando e adaptando algumas gambiarras aqui em casa...
meu terrario esta subindo a temperatura acima dos 25ºc e ainda nem estamos no verao.

tb estou buscando alguma solucao.
 
Bom dia, como anda o projeto Arduino? Vou fazer um terrário assim aqui pra mim, só estou esperando chegar uns DHT22 e começar os testes. Tem uma pastilha termoelétrica que também é show usar pra aquecer ou resfriar terrários e estufas. Vamos implementar estes códigos aí que sou parceiro. Abraço.

Deu certo teu DHT22?
Comigo ele só dura 15 dias e começa a marcar errado
 
Irmão, te aconselho a usar uma caixa organizadora normal ou ao menos modificada, em baixo dela vc vai ter que colocar uma segunda camada, espécie um porão, rs, desculpe mas pensei num exemplo melhor.

Depois de vedada essa segunda parte, a mesma vai ter que ter uma abertura para que vc possa colocar água, lembrando que essa parte em nada tem a haver com a parte interna do terrário em si aonde por vez vc irá colocar os bolos e mais água pra mantê-lo umidificado. Mas enfim, voltando, daí vc terá que colocar tbm uma pastilha peltier e monitorar a temperatura dentro do terrário, em conjuto vc vai ter colocar tbm um termostato para aumentar a temperatura pq a mesma irá cair bastante com a peltier, aí vc vai controlando com o nível de água que vc irá por no reservatório do termostato aquecedor até chegar na temperatura desejada. Não se esqueça do termo higrômetro tbm 😏

De qualquer forma a temperatura informada por vc não me parece tão alta assim pra gerar grandes problemas, tente colocar caixas de leite por fora do terrário pra estabilizar o problema da mesma, elas tanto abaixam no calor quanto aumentam sobre o frio, mantendo bem próximo a temperatura interna com a ambiente, talvez nem seja preciso recorrer ao primeiro método que eu citei ☺

Eu não te aconselho a simplesmente usar água gelada sem nenhum aparato maior pq toda hora tem que estar trocando a mesma, e o trabalho que vc vai ter 2 ou 3 vezes no dia será prolongado por tds os outros dias de 1 ou quase 2 meses, e não será muito eficaz quanto a estabilização tbm 😶
 
Última edição:
Deu certo teu DHT22?
Comigo ele só dura 15 dias e começa a marcar errado

Olá amigo. Estou fazendo um grow automático com arduino e pensei em pegar esse sensor.. mas depois do seu relato fiquei preocupado. O seu parou de funcionar? Explica melhor isso pra gente. Pois se o DHT22 estragar pelo excesso de humidade, temos que procurar outra solução pros nossos grows.
 
Fala aê mano, pow se valhe a ajuda eu tbm estou montando um sistema assim, e referente a refrigerar o terrário eu tbm pretendo colocar uma pastilha peltier no meu.

O que eu fiz no caso foi comprar uma daquelas caixas de passagem eletricas, aquelas mais simples 4x2, daí eu marquei fixei a mesma de modo que ela ficava pra dentro da caixa organizadora e a tampa ficasse pra fora, ali cabe perfeitamente uma pastilha com cooler e dissipador, basta tbm demarcar e cortar a tampa da caixa de passagem.

Vou colocar um interruptor pequeno e um plug para pino p4, essas caixas tem umas marcações como circulos aonde o ar pode circular, em baixo dela eu cortei um desses circulos e pus uma boca de garrafa aonde eu colei com durepox e superbonder do lado de fora pra ajudar a manter firme, por fim eu fiz um buraco, dessa vez na tampa da garrafa, um pouco menor que a mesma e coloquei um pequeno pedaço de filtro cortado de mascara.

O filtro é só pra não deixar a pastilha jogar o ar frio diretamente no fundo do terrário segurando um pouco, os outros buracos fazem circular o ar interno já que o cooler não puxa o ar externo para essa função.

Mas vc pode colocar em outro lugar que vc ache melhor ou não, eu coloquei na tampa pela praticidade e tbm aonde no meu caso ficam os outros sistemas ☺

Só toma cuidado que a pastilha resfria bastante pra um terrário, e ao que se aplica, no caso apenas decair um pouco a temperatura, enfim ela resfriar extremamente rápido e continua resfriando se vc não monitorar ou tiver um sistema para desligá-la. Devido ao ar frio se bastante frio é apenas coisa de deixar ele se misturar ao resto do ar interno e desligar, não é necessário que ela trabalhe direto mesmo que ligando e desligando.

É um sistema bastante eficaz, mas que necessita de bastante cuidado ou pode acabar se tornando prejudicial 😉
 
Última edição:
Olá amigo. Estou fazendo um grow automático com arduino e pensei em pegar esse sensor.. mas depois do seu relato fiquei preocupado. O seu parou de funcionar? Explica melhor isso pra gente. Pois se o DHT22 estragar pelo excesso de humidade, temos que procurar outra solução pros nossos grows.

Opa, então, estamos relatando nossas experiências com DHT22 entre outros nestr outro topico Review de Higrômetros

Dá uma lida lá e qualquer dúvida pode perguntar.

:)
 
Opa, então, estamos relatando nossas experiências com DHT22 entre outros nestr outro topico Review de Higrômetros

Dá uma lida lá e qualquer dúvida pode perguntar.

:)
Cara, pior que eu não uso este sensor não, só comentei o seu tópico pela pastilha peltier, mas eu uso aqueles higrômetros analógicos mesmo, e acho que ficará funcionando direito durante um bom tempo.

Só que ele não tem aqueles fixadores pra acoplar no terrário. Então eu dei um jeito prender com aquelas arruelas de borracha. O macete é só num deixar a água escorrer sobre ele e cuidar pra umidade não ficar gotículas muito grandes, tipo quando usa aqueles umidificadores de vapor.

Parece ser um sistema muito bom o seu usado aí tbm, mas eu num sei mexer com arduíno, então pra mim acaba complicando 🙂
 
Back
Top