Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Estufa para Locais quentíssimos

Bem vindo ao fórum, @MorcegoBranco.

Os Pans cyans são mais exigentes quanto à temperatura. Talvez seja melhor você iniciar com um cultivo de cubensis, que é mais robusto, para pegar experiência.
 
Bem vindo ao fórum, @MorcegoBranco.

Os Pans cyans são mais exigentes quanto à temperatura. Talvez seja melhor você iniciar com um cultivo de cubensis, que é mais robusto, para pegar experiência.
Obrigado pela dica, Ecuador!
Estou esperando os esporos chegarem. Comprei GT, para uma possível falha com os selvagens.
Quanto a variação de temperatura brusca, elevada ou muito baixa?
 
Última edição por um moderador:
Obrigado pela dica, Ecuador!
Estou esperando os esporos chegarem. Comprei GT, para uma possível falha com os selvagens.
Quanto a variação de temperatura brusca, elevada ou muito baixa?

Pela região que você mora, temperaturas muito altas são o seu problema.
Esses mágicos vão querer uma temperatura ideal de até uns 26C para frutificar.
 
Pela região que você mora, temperaturas muito altas são o seu problema.
Esses mágicos vão querer uma temperatura ideal de até uns 26C para frutificar.
Tupy, um comentário seu é uma honra!
Você tem experiência em locais quentes, ao que vejo.
Penso em pôr dois compartimentos com gelo, em dias quentes, colocar garrafas pet congeladas.
Estou aguardando o material eletrônico chegar.
Vi algumas técnicas de inoculação de esporos. Penso usar umas tentativas em meio líquido, mas sem o Agar. Agar, permita e vermiculita são difíceis de encontrar aqui e caríssimos.
Os esporos se desenvolvem bem se forem direto para a dextrose, caldo de milho ou caldo de batatas?
E quais as chances do micélio dos Panaeolus naturais daqui, depois de um micélio bem formado em CL, desenvolverem naturalmente em meio natural?
Algumas respostas eu não encontrei nos tópicos.
 
Tupy, um comentário seu é uma honra!
Você tem experiência em locais quentes, ao que vejo.
Penso em pôr dois compartimentos com gelo, em dias quentes, colocar garrafas pet congeladas.
Estou aguardando o material eletrônico chegar.
Vi algumas técnicas de inoculação de esporos. Penso usar umas tentativas em meio líquido, mas sem o Agar. Agar, permita e vermiculita são difíceis de encontrar aqui e caríssimos.
Os esporos se desenvolvem bem se forem direto para a dextrose, caldo de milho ou caldo de batatas?
E quais as chances do micélio dos Panaeolus naturais daqui, depois de um micélio bem formado em CL, desenvolverem naturalmente em meio natural?
Algumas respostas eu não encontrei nos tópicos.

Segue alguns tópicos de estudos em Cultura Líquida, divirta-se!

https://teonanacatl.org/threads/cultura-liquida-prática-avançado.10997/
https://teonanacatl.org/threads/cultura-líquida-feita-com-spawn-colonizado.9405/
https://teonanacatl.org/threads/frasco-para-cultura-líquida-sem-embaraço.8177/
https://teonanacatl.org/threads/tutorial-cultura-líquida.6378/
 
Segue alguns tópicos de estudos em Cultura Líquida, divirta-se

Me diverti bastante!
:D
Tudo o que preciso, Tupy! Muito obrigado!

Pela região que você mora, temperaturas muito altas são o seu problema.
Esses mágicos vão querer uma temperatura ideal de até uns 26C para frutificar.
Pelas suas experiências, qual a temperatura máxima, sendo que a mínima de frutificação é 26, para o desenvolvimento do micélio?
 
Última edição por um moderador:
Bom dia, como anda o projeto Arduino? Vou fazer um terrário assim aqui pra mim, só estou esperando chegar uns DHT22 e começar os testes. Tem uma pastilha termoelétrica que também é show usar pra aquecer ou resfriar terrários e estufas. Vamos implementar estes códigos aí que sou parceiro. Abraço.
 
Estou começando os estudos com esse cara aqui para fazer o webserver onde tenho os dados de umidade e temperatura, assim ele aciona os relês conforme a programação ou manualmente por comando no navegador ou celular.
 

Anexos

  • 2016-08-02 10.18.11.jpg
    2016-08-02 10.18.11.jpg
    44.7 KB · Visualizações: 27
Boa tarde Morcego Branco. Boa ideia o uso de Arduino no seu terrário queria saber como fica a programação desse,pois queria adaptar ao meu cultivo de cubensis.

Também moro em região quente :)
 
Última edição por um moderador:
Boa tarde Morcego Branco. Boa ideia o uso de Arduino no seu terrário queria saber como fica a programação desse,pois queria adaptar ao meu cultivo de cubensis.

Também moro em região quente :)
a programação do arduino é bem basica, só fazer a leitura do sensor e acionar as saidas de acordo etc

porem não adianta muito controlar a temperatura/umidade o que influencia mais mesmo parece ser o nivel de CO2 e é bem caro esse sensor...acho que até precisa importar
 
Interessante.Obrigado mencionar esse ponto de influência do CO2 .
 
Nem tão barata. Pelo que já pesquisei nesse intuito esse sensor barato não serve para CO2, é apenas um detector de fumaça e gases tóxicos. Sensores que realmente funcionam para CO2 são caros mesmo.

Mas CO2 é a última das suas preocupações num terrário. Basta trocar o ar, de forma automatizada ou não, e pronto... E ao contrário do que você disse, temperatura e umidade são os dois parâmetros mais importantes, determinantes para a frutificação.

Especialmente a temperatura, que é mais difícil de controlar em lugares quentes.

Para controlar somente a temperatura, uma solução bem prática é comprar um termostato eletrônico já pronto. Procure pelo modelo W1209. Com ele mais uma placa petri peltier (ou outra coisa que resfrie) é possível baixar a temperatura. A vantagem é que não precisa de programação nem conhecimentos de eletrônica, só aprender a ligar e apertar os botões. E ainda sai mais barato que o Arduino.
 
Nem tão barata. Pelo que já pesquisei nesse intuito esse sensor barato não serve para CO2, é apenas um detector de fumaça e gases tóxicos. Sensores que realmente funcionam para CO2 são caros mesmo.

Mas CO2 é a última das suas preocupações num terrário. Basta trocar o ar, de forma automatizada ou não, e pronto... E ao contrário do que você disse, temperatura e umidade são os dois parâmetros mais importantes, determinantes para a frutificação.

Especialmente a temperatura, que é mais difícil de controlar em lugares quentes.

Para controlar somente a temperatura, uma solução bem prática é comprar um termostato eletrônico já pronto. Procure pelo modelo W1209. Com ele mais uma placa petri peltier (ou outra coisa que resfrie) é possível baixar a temperatura. A vantagem é que não precisa de programação nem conhecimentos de eletrônica, só aprender a ligar e apertar os botões. E ainda sai mais barato que o Arduino.
vc chegou a pesquisar esse sensor especifico? pois ele detecta CO2 sim, pode olhar no datasheet

um arduino custa 10 reais no aliexpress, e pelo aprendizado vale muito mais do que isso


vc monta um terrario com controle autonomo de temp/umidade/co2 e acesso via internet ainda sai mais barato que um "termostato pronto" desses além de ser algo feito por vc e altamente customizavel
 
Sim, eu li em algum lugar sobre o MQ-135 só servir para outros gases, e não CO2. E eu acredito, porque o problema para detectar o CO2 é ser um gás inerte, que não reage com quase nada. Não é à toa que os sensores são caros.

O datasheet diz "álcool, amônia, benzeno, CO2 etc". "Etc" é que é a questão, o cara do Shroomery interpretou como se fosse um detector para esse gás (CO2). Wishful thinking... Na prática o sensor pode só detectar CO2 em uma quantidade que você teria que jogar gelo seco dentro do terrário para acontecer. Note que não há informação alguma sobre qual a sensibilidade do sensor aos diversos gases, apenas a amônia (que é bem fácil de detectar, inclusive pelo seu nariz).

Se está disposto você pode quem sabe fazer o teste, se for o caso é só trocar o sensor depois. Eu prefiro investir o dinheiro em sensores de temperatura e umidade, mais e melhores, porque de qualquer forma você vai precisar trocar o ar para repor o oxigênio e gerar ciclos de umidade, bem antes de acumular CO2 no terrário em quantidade relevante.

Vale o aprendizado, mas por essas razões, para o controle do terrário eu não me concentraria nesse sensor, e sim nos outros.
 
Conseguiram concluir o projeto em Arduino?
 
Bom dia pesssoal, vou reviver esse post aqui.
Eu havia postado q ia fazer um programa p placa peltier com arduino também, fiz. Mas não cheguei a usar no terrario.

Outra idéia q me veio foi usar uma geladeira e um termostato.

Proxima semana já vou fazer os testes e atualizo aqui.

A placa peltier tem eficiência muito baixa e pra tornar o projeto viável eu teria de gastar uma grana legal pra um terrario pequeno.
Por isso optei pela geladeira.
Inicialmente o terrario vai ficar dentro da geladeira para manter a umidade mais fácil de controlar e evitar risco de contaminação.
Depois a ideia é usar a geladeira toda como um grande terrario e usar um umidificador 12v dentro dela...
Se tudo der certo nesses planos futuros pretendo criar um manual pra a galera que, assim como eu, moram em lugares quentes.

Paz pra vcs e sucesso!
Abraços
 
Última edição por um moderador:
Eaí galera,

Nunca mexi com arduíno, mas tenho uma boa base de programação. Estou acompanhando o post.

Atualmente estou montando um sistema elétrico usando termostato com pastilha peltier. Meu foco está sendo a temperatura, pois moro no litoral e aqui a humidade sempre está superior a 80%. Vou por uma bomba de aquário e depois da pinação removê-la, vi que isso tende a reduzir o número de abortos.

Usar a geladeira não vai gerar mais gasto a longo prazo, uma vez que ela vai consumir mais energia que a pastilha? Talvez valha a pena pra grandes produções, mas pra pequenas acho que seria desperdício.

Mas se o plano é um terrário pequeno, o sistema com a placa peltier vai ser um gasto grande inicial, mas praticamente único.
 
a programação do arduino é bem basica, só fazer a leitura do sensor e acionar as saidas de acordo etc

porem não adianta muito controlar a temperatura/umidade o que influencia mais mesmo parece ser o nivel de CO2 e é bem caro esse sensor...acho que até precisa importar
Também moro em região quente e sou de total apoio a documentação do projeto de terrários pra regiões quentes feitos com arduino. Podem contar comigo pro que for necessário. E no lugar de sensor de CO2 eu sugiro soh um combinação dos timers do arduino com alguns coolers! ;)
 
Back
Top