Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estufa de Calor Seco..... uma opção viável?

Doctor Martin

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/11/2005
37
69
44
Buenas .. amigos do C.M. abro este tópico por que me chegou em mãos uma "estufa para esterilazação e secagem" da marca OLIDEF CZ. è das uasdas em clínicas médicas...... seguem fotos... . Tem também potes metálicos nos quais pensei que seria possivel fazer casings. Tem a vantagem do tamanho , pois é bem grandinha e é possivel esterizar muito mais substrato que em uma panela de pressão......

Mas a questão é a seguinte....... A estufa é de calor seco... ou seja, se alcançam temperaturas de até 250º C.... mas não há umidade la dentro, como na panela de pressão.

Primeiro.... Será que o substrato não vai "cozinhar" ou ficar muito secio depois da esterilização ..........?

Segundo...... Descobrir as temperaturas e os tempos de esterilização para cada substrato ( milho, arroz, etc..) ou tecnica (PF, casing, bulk..)

Seguem fotos da estufa e das caixa metalicas........

Força e paz a todos ...... :D

Fotos em anexo
IMAG0009.JPGIMAG0006.JPG
 
Última edição por um moderador:
E aí cara! blz?

Pelo q entendi vc consegue no máximo 50°C. É isso mesmo?

Acho que com essa temperatura vc não consegue esterelizar não, pq na panela de pressão as temperaturas chegam a um pouco mais de 100°C. Já pra pasteurizar substratos bulks eu num sei viu, mas acho q vc tinha q consegui chegar a temperaturas entre 70~75°C.

Será que num dava pra vc adaptar ela e trocar os resistores (creio q seja isso q faz ela esquentar) pra alcançar uma temperatura maior? Aí vc talvez tenha q trocar tb o termostato, pra poder controlar temperaturas mais altas. Ou talvez se os resistores q vc tem já suportarem uma temperatura maior é só trocar o termostato... isso tudo eu tô supondo viu :)

Pô cara, tava pensando aqui, com uma estufa assim dá até pra fazer uma incubadora para os copos e potes num dá não?? Regula pra temperatura certa e boa.

1001 utiliades!! :D

Um abraço!! Até mais!!
Shroomistry.
 
Shroomistry disse:
E aí cara! blz?

Pelo q entendi vc consegue no máximo 50°C. É isso mesmo?



Desculpem amigos..... cometi um erro na digitação......
A temperatura máxima da estufa é 250° C........
Por isso abri o topico, ja que é mais que o dobro da panela de pressão e portanto mata inclusive endosporos..........

Vou editar o primriro post......................:rolleyes: e tambem postar umas fotos mais detalhadas, com os mostradores, botões e tudo mais.....
 
então vão asfotos restantes ( e atrasadas) da estufa...... mas segue a pergunta .... "o calor seco não cozinha nem seca demias osubstrato ao esterilizar?''
IMAG0001.JPGIMAG0002.JPG
 
Esterelizar a seco causa a perda de liquido do substrato, eu não aconselho. O melhor seria auto-clave, ou panela de pressao mesmo, onde o calor se distribui de forma bem uniforme por td substrato ... Eu ate comprei um forninho que chega a 350 graus para testar, não vale a pena.

Panela de pressao normais fica por volta dois 121 graus, no lado interno
 
Última edição por um moderador:
Eae galera.. venho reavivar esse tópico pois não ficou nada definido aqui...

Arrumei uma estufa, tipo a do Doctor Martin, e facilitaria muito... Alguem ja testou??
Problemas com umidade??? qual seria a temperatura já que ela não atua com mudança na pressão???
Se alguem souber, ja ajuda... vou tentar esterilizar milho para spawn amanha e ver o que rola...
 
Back
Top