Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estudando o pós-hiperespaço...

LuPa

Cogumelo maduro
Cadastrado
02/02/2005
21
68
Fala pessoal.. tô desenvolvendo essa pesquisa e precisava que o maior numero possivel de pessoas respondessem esse questionário pra que a pesquisa tenha uma amostragem significativa e possa chegar a uma conclusão sólida.. assim que tiver um número significativo de pessoas, vou concluir o artigo e posto aqui...


O medo da loucura como indicativo de experiências traumáticas induzidas por substâncias psicodélicas.



“... e se deixarmos algum desses estágios – o do medo ou da claustrofobia – porque eles tocam um nível muito profundo do coração e da mente inconsciente, eles se tornam correntes subterrâneas do nosso inconsciente e podem durar meses ou anos até que façamos alguma coisa para voltarmos até eles e os resolvermos...”.

“... pode ocorrer com pessoas que fazem viagens lisérgicas quando tem uma experiência muito profunda, mas difícil, que fica incompleta. O sabor fica próximo da superfície... Elas terão de voltar em algum momento a esse nível, por meio da terapia profunda, da meditação ou de drogas psicodélicas, para resolver a questão.”

Jack Kornfield,
Obstáculos e Vicissitudes da prática Espiritual



Em níveis profundos de experiências psicodélicas pode haver medo profundo e sensação de aprisionamento eterno. Essas sensações podem fazer com que o individuo entre em uma luta para tentar controlar a experiência, tentando fazer com que mude de direção.
Em certos níveis de experiência o medo pode tomar dimensões metafísicas e fazer com que a “entrega” à experiência se torne praticamente impossível, fazendo com que seja travada uma batalha constante em que o indivíduo fica relutante em deixar que a experiência corra seu nível natural. Nesses casos a experiência pode terminar “incompleta”, pois a relutância e o medo profundo fazem com que a experiência fique “impressa” inconscientemente na forma de um trauma.
Esse estudo investiga a possibilidade de o medo da loucura ser um indicativo de que haja experiências traumáticas, induzidas por substâncias psicodélicas, impressas no inconsciente de indivíduos que passaram por experiências de medo profundo e de aprisionamento eterno.



Questionário:

1- Já passou por alguma experiência em que o medo tomou dimensões colossais?

(caso a resposta seja positiva continue o questionário tendo como referência essa experiência, caso nunca tenha tido uma experiência dessa natureza pule para a pergunta 9 e 10).

(se tiver passado por mais de uma experiência dessa natureza, responda tendo como base a mais significativa pra você)

2- Acha que uma experiência como essa pode ser traumatizante?
3- Houve relutância? no sentido de tentar mudar o foco de atenção pra tentar fazer com que a experiência mudasse.
4- Se houve relutância, pode-se dizer que foi uma batalha intensa?
5- Perdeu a noção de individualidade ou teve a sensação de fusão com o todo?
6- Teve medo de morrer, de enlouquecer ou de ficar preso pra sempre na experiência? Especifique.
7- Quando os efeitos passaram sentiu-se chocado ou revigorado?
8- Antes de ter essa experiência tinha medo da loucura?
9- Hoje em dia tem medo da loucura?
10- Qual enteógeno usou nas experiências relacionadas a suas respostas?
11- Acha que essa experiência foi importante para a sua vida?
 
todo mundo faz fila, que agora vamos ser estudado pelo psicanalista
 
Não entendi a pergunta: ... teve medo de enlouquecer?

Por acaso existe alguém aqui que não seja louco?
 
Fala pessoal.. tô desenvolvendo essa pesquisa

Esse estudo investiga a possibilidade de o medo da loucura ser um indicativo de que haja experiências traumáticas, induzidas por substâncias psicodélicas, impressas no inconsciente de indivíduos que passaram por experiências de medo profundo e de aprisionamento eterno.

Questionário:

9- Hoje em dia tem medo da loucura?
11- Acha que essa experiência foi importante para a sua vida?

esse estudo e identico aos formularios aleatorios que temos que preencher quando se
faz parte do progama de tratamento anti -drogas induzidas por substâncias psicodélicas.
 
calma gente.. não precisa entrar em paranóia.. to desenvolvendo esse estudo baseado em experiências e vivências próprias, que me indicam que experiências extremas com enteógenos que não forem "completas" por haver relutância em deixar que corram naturalmente, podem ficar registradas inconscientemente na forma de trauma... esse estudo não tem nada a ver com psiquiatria, pelo contrário está dentro de um enfoque da psicologia transpessoal que utiliza os enteógenos dentre outras formas de indução de estados alterados de consciencia na psicoterapia.. a ideia é investigar se realmente experiencias extremas com enteógenos podem gerar traumas nas pessoas que a vivem e dessa forma encontrar uma dosagem ideal dentro da psicoterapia além de tentar encontrar meios de resolver experiencias incompletas que ficaram armazenadas inconscietemente na forma de questão nao resolvida.

é uma pesquisa que está estudando o potencial de trauma em experiencias extremas.. acho que ninguem que usa enteógenos deveria fechar o olho pra isso, pra que tendo informações relacionadas a riscos, possam ser mais cautelosos em suas dosagens... não precisam achar que é conspiração... sou beeeem antigo no fórum, o pessoal das antigas sabe que não sou nenhum psiquiatra anti-drogas.. fui moderador do CM à uns anos atráz e me desliguei do CM quando ajudei a fundar o Plantasenteogenas.org... sou psiconauta como todos aqui, há anos faço trabalho com enteógenos, principalmente com ayahuasca e cogumelos.. não precisa ficar de nóia.. quem não quiser responder tudo bem, quem puder ajudar, ótimo... pode enviar as respostas por mp se quiser... acho que nao tem problema nenhum em se estudar potencias negativos que os enteogenos podem ter em nós, é bom saber, principalmente pra nós que usamos...
 
Fala Lupa, como vai?

Vou responder ao questionário, mas queria alegar que minha experiência não foi traumática, ou foi em um grau reduzido e com uma planta, a Pastora. Estou afastado dela há quase dois anos e ainda acho que não é hora de voltar aos seus salões.

Pode responder ou vc quer apenas casos de traumas fortes?
 
fala irmão.. não precisa ser só em caso de traumas fortes não.. é importante ter vários tipos de casos, pra poder chegar a conclusões imparciais...

tô com o mesmo tópico no PE e tá rolando tranquilo, aqui tô torcendo pra não me pegarem de Judas... :(
 
Seria bom que tivessem a mesma iniciativa mas com a televisão. Que acessa não só adultos que se entregam voluntariamente mas também crianças e pessoas de forma nem sempre voluntária ou consciente.

Acho legal, mas já não existe uma infinidade de pesquisas com esse enfoque e substâncias?

Uma outra pergunta:
A reação que se tem dentro da "viagem psicodelica" nao vem de um conhecimento/comportamento adquirido por educação, costumes e condicionamentos anteriores à esta "viagem", então não se esta dando mais atenção ao rabo do que ao cabo?

Se pergunto tanto assim, é porque não sei ... se é estudioso no assunto, esta pergunta lhe cabe.
 
fala irmão.. não precisa ser só em caso de traumas fortes não.. é importante ter vários tipos de casos, pra poder chegar a conclusões imparciais...

tô com o mesmo tópico no PE e tá rolando tranquilo, aqui tô torcendo pra não me pegarem de Judas... :(
Pegarem de Judas aqui e no PE não!?
Pode ser que sim, pode ser que não. Eu diria que a galera aqui só é um pouco mais preocupada com a segurança mesmo.
CM não é a casa do bicho-papão!
É a nossa casa!

Paz e Luz!
 
Olá Irmão..

concordo que a televisão deixa uma série de marcas e influencia as pessoas de várias formas.. mas o meu foco é com os enteógenos, os estados alterados de consciencia, a investigação da consciência e de novas metodologias de cura dentro da abordagem transpessoal...

existem sim várias pesquisas envovendo essas substâncias, inclusive algumas bem interessantes conduzidas por uma série de pesquisadores sérios, como por exemplo Stanislav Grof... pesquisas que revelam que os enteógenos e principalmente os estados alterados de consciencia tem um enorme potencial de cura e de transformação na personalidade.. estou tomando meu lugar dentro desse tipo de estudo e acho lamentável que esteja recebendo esse tipo de julgamento, que está vindo antes de procurarem saber do que realmente se trata a pesquisa... eu sinceramente estou impressionado que uma pesquisa envolvendo um potencial negativo dos enteógenos sobre a personalidade esteja sendo visto com maus olhos pelas pessoas que o utilizam... todos sabemos que os enteógenos nos presenteiam com bençãos, nos aprofundam em nossos estudos de nós mesmos, são importantes no nosso processo de transoformação e aperfeiçoamento... mas será que pode trazer alguma outra coisa? a questão levantada é relevante quanto a dosagem, porque indica que experiencias extremas de enteógenos podem deixar traumas impressos, e quem já foi fundo lá dentro e mergulhou na loucura sabe que se trata de coisa séria...

o comportamento dentro da experiencia pode vir de tantos lugares que seria um simplismo querer determinar.. não acho que se esteja pegando a ponta do rabo.. mas sim tendo um foco objetivo.. identifcar se experiencias extremas podem deixar traumas, se o que faz com que essas experiencias sejam incompletas é a relutancia em deixar que flua naturalmente e observar se pessoas que passaram a temer a loucura depois dessa experiencia ficaram com experiencias armazenadas inconscientemente como questões nao resolvidas.. pra apartir daí partir pra uma nova etapa, de como resolver essas experiencias nao resolvidas...
 
Pegarem de Judas aqui e no PE não!?
Pode ser que sim, pode ser que não. Eu diria que a galera aqui só é um pouco mais preocupada com a segurança mesmo.
CM não é a casa do bicho-papão!
É a nossa casa!

Paz e Luz!

Eu entendo a preocupação Irmão.. mesmo não tendo participado do CM, tenho muito carinho por ele.. já dediquei muito tempo a ele, e me ajudou muito na minha caminhada..
 
Olá Irmão..

concordo que a televisão deixa uma série de marcas e influencia as pessoas de várias formas.. mas o meu foco é com os enteógenos, os estados alterados de consciencia, a investigação da consciência e de novas metodologias de cura dentro da abordagem transpessoal...

existem sim várias pesquisas envovendo essas substâncias, inclusive algumas bem interessantes conduzidas por uma série de pesquisadores sérios, como por exemplo Stanislav Grof... pesquisas que revelam que os enteógenos e principalmente os estados alterados de consciencia tem um enorme potencial de cura e de transformação na personalidade.. estou tomando meu lugar dentro desse tipo de estudo e acho lamentável que esteja recebendo esse tipo de julgamento, que está vindo antes de procurarem saber do que realmente se trata a pesquisa... eu sinceramente estou impressionado que uma pesquisa envolvendo um potencial negativo dos enteógenos sobre a personalidade esteja sendo visto com maus olhos pelas pessoas que o utilizam... todos sabemos que os enteógenos nos presenteiam com bençãos, nos aprofundam em nossos estudos de nós mesmos, são importantes no nosso processo de transoformação e aperfeiçoamento... mas será que pode trazer alguma outra coisa? a questão levantada é relevante quanto a dosagem, porque indica que experiencias extremas de enteógenos podem deixar traumas impressos, e quem já foi fundo lá dentro e mergulhou na loucura sabe que se trata de coisa séria...

o comportamento dentro da experiencia pode vir de tantos lugares que seria um simplismo querer determinar.. não acho que se esteja pegando a ponta do rabo.. mas sim tendo um foco objetivo.. identifcar se experiencias extremas podem deixar traumas, se o que faz com que essas experiencias sejam incompletas é a relutancia em deixar que flua naturalmente e observar se pessoas que passaram a temer a loucura depois dessa experiencia ficaram com experiencias armazenadas inconscientemente como questões nao resolvidas.. pra apartir daí partir pra uma nova etapa, de como resolver essas experiencias nao resolvidas...

Ola Lupa, nao quero atrapalha-lo mais ... apenas um esclarecimento:
Terminei meu post afirmando que se pergunto é porque não sei. Entao considero que a impressão causada (parte em negrito) nao tenha sido provocada por minhas questões, se foi peço desculpas.
Sorte na pesquisa, espero que obtenha as informações que precisa e que de um encaminhamento serio e produtivo às suas conclusões.
 
Olá Irmão.. não foi diretamente a você, mas sim à reação hostil de uma forma geral... mas tranquilo, agente tem que aprender a lidar com os vários tipos de opinião.. e na real, eu entendo a preocupação com segurança do pessoal mais ativo no fórum...
 
Questionário:

1- sim

2- sim
3- nao
4-x
5- sim
6- nao - procuro ter plena consciencia sobre a substancia e meus atos antes de cada tripp
7-revigorado
8- nao
9- nao
10- cogumelos
11-sim - a real COMUNHAO religiosa.


nao tem nada de mais nas perguntas nao entendi porque medo com a segurança.
 
1- Já passou por alguma experiência em que o medo tomou dimensões colossais?

Não. Já sentí medo, mas não de dimensões colossais.

9- Hoje em dia tem medo da loucura?

Não, nem um pouco.

10- Qual enteógeno usou nas experiências relacionadas a suas respostas?

Cogumelos.

11- Acha que essa experiência foi importante para a sua vida?

Muitíssimo, mudei muito depois de conhecer os cogumelos.
 
1- sim
2- sim
3- sim
4- sim
5- sensação de fusão com o todo
6- sim , medo de enlouquecer ou morrer
7- chocada e revigorada
8- não
9- não
10- Lsd e cogumelo
11- muito
 
1- não (medo nao, mas já tive outros sentimentos colossalmente ruins)
9- não (pelo contrário, essas coisas me deixam cada vez menos louco)
10- lsd e cogumelos
11- muito
 
1- Já passou por alguma experiência em que o medo tomou dimensões colossais? Sim
2- Acha que uma experiência como essa pode ser traumatizante? Sim
3- Houve relutância? no sentido de tentar mudar o foco de atenção pra tentar fazer com que a experiência mudasse. Sim
4- Se houve relutância, pode-se dizer que foi uma batalha intensa? Sim
5- Perdeu a noção de individualidade ou teve a sensação de fusão com o todo? Sensação de fusão com o todo
6- Teve medo de morrer, de enlouquecer ou de ficar preso pra sempre na experiência? Especifique. Não
7- Quando os efeitos passaram sentiu-se chocado ou revigorado? Revigorado
8- Antes de ter essa experiência tinha medo da loucura? Não
9- Hoje em dia tem medo da loucura? Não
10- Qual enteógeno usou nas experiências relacionadas a suas respostas? Lsd, Ayahuasca, Cogumelo
11- Acha que essa experiência foi importante para a sua vida? Sim
 
1- Já passou por alguma experiência em que o medo tomou dimensões colossais?
R- Sim, com uma dose forte de PESA, foi algumas horas de medo, até que consegui desviar o foco ...

2- Acha que uma experiência como essa pode ser traumatizante?
R- Acho e pode ser traumatizante, dependendo do estado de equilibrio da pessoa, não fiquei traumatizado mas fiquei uns dias em estado de choque ...

3- Houve relutância? no sentido de tentar mudar o foco de atenção pra tentar fazer com que a experiência mudasse.
R- Sim, foi muito dificil até eu descobrir um pouco de como funciona a minha mente ...

4- Se houve relutância, pode-se dizer que foi uma batalha intensa?
R-Sim, foi uma grande batalha do meu real ser contra o meu ego que inssistia em ganhar forças,mas aos poucos fui me controlando e vendo o que era certo e errado dentro de mim, muitas ilusões e maguas passadas eu consegui eliminar pela raiz, muitos problemas eu não pude resouver por completo ...

5- Perdeu a noção de individualidade ou teve a sensação de fusão com o todo?
R-Sim, em partes da trip me senti uno com o universo .

6- Teve medo de morrer, de enlouquecer ou de ficar preso pra sempre na experiência? Especifique.
R- Fiquei, pois não sabia que seria tão potente a trip, pois nunca tinha usado uma dose tão forte, mas logo apos esse medo foi confortado com a imagem do meu corpo se decompondo na terra e voltando para o seu deviduo lugar, terminando um ciclo natural

7- Quando os efeitos passaram sentiu-se chocado ou revigorado?
R- Me senti como um bebe recem nascido, e ao mesmo tempo um velho sábio ...

8- Antes de ter essa experiência tinha medo da loucura?
R- Não

9- Hoje em dia tem medo da loucura?
R- As vezes tenho medo de se perder neste labirinto, mas quando estou em contato com a natureza esse medo se torna uma coisa insignificante .

10- Qual enteógeno usou nas experiências relacionadas a suas respostas?
R- Psilocibe cubensis, strain PESA

11- Acha que essa experiência foi importante para a sua vida?
R- Sem duvida a lição de vida mais importante que ja tive ...

Espero ter ajudado :):pos:
 
Back
Top