Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estou cultivando o fungo certo?

Imb

Esporo
Cadastrado
26/03/2020
30
4
22
Há uns meses eu tentei isolar uma cultura de cubensis selvagens e falhei miseravelmente, recentemente tentei novamente usando os mesmos esporos e consegui uma cultura de um fungo muito parecido com cobweb mas mais risomorfico, então decidi continuar com as transferências por via das dúvidas.

Como eu posso ter certeza de que o meu fungo é um micelio de um Psilocybe cubensis?

Ágar usado: bda
Técnica de inoculações: still air box com ar previamente sanitizado com lysoform.
Na primeira vez a minha amostra estava claramente contaminada então eu fiz uma diluição dos esporos bem grande para tentar isolar.

A seguir as fotos do micelio que eu consegui:

Na segunda transferência (sem tampa vermelha) é perceptível um excremento levemente azulado/cinza dependendo da luz isso foi oq me fez pensar que talvez seja psilocybe

Depois dessa eu fiz outras duas transferências mas não tirei foto e não pretendo mexer novamente até a próxima, mas o micelio ficou muito mais branco brilhante e pouco risomorfico, mas com aspecto de saudável

Acabei de pensar em usar uma cultura liquida para observar o comportamento desse micélio, será possível identificar melhor assim?
 

Anexos

  • IMG_20210406_233244678.jpg
    IMG_20210406_233244678.jpg
    264.5 KB · Visualizações: 24
  • IMG-20210331-WA0018.jpeg
    IMG-20210331-WA0018.jpeg
    209.5 KB · Visualizações: 25
A primeira imagem tá meio estranho, a segunda até poderia ser. Não tenho conhecimento suficiente para afirmar. Você tem certeza de que era P. Cubensis, sem sombra de dúvida ou poderia ser uma outra espécie? 🧚‍♂️
 
A primeira imagem tá meio estranho, a segunda até poderia ser. Não tenho conhecimento suficiente para afirmar. Você tem certeza de que era P. Cubensis, sem sombra de dúvida ou poderia ser uma outra espécie? 🧚‍♂️
Tenho certeza que era P. cubensis, fiz até análise dos esporos em um "microscópio" improvisado. O que pode acontecer é eu ter uma cepa pouco risomorfica mas não sei.
 
A segunda imagem eu acho até que está mais semelhante. Você poderia fazer mais divisões dessa e experimentar inocular no PFTEK. Essas bolhinhas que estou achando estranho, mas não sei se é um comportamento que pode ser esperado. 🧚‍♂️
 
Existem muitos micelios brancos, não dá para diferenciar no olho.

A mesma coisa para esporos, acho difícil conseguir identificar, principalmente se for "improvisado" e sem experiência em micologia.

Na cultura líquida também é difícil identificar se é cubensis ou não.
A certeza é apenas após o desenvolvimento.

Eu não lembro de ter visto micélio de cubensis soltar líquido azul.
Normalmente, a coloração é laranja.
O micélio quem fica azulado quando sob estresse.
 
Existem muitos micelios brancos, não dá para diferenciar no olho.

A mesma coisa para esporos, acho difícil conseguir identificar, principalmente se for "improvisado" e sem experiência em micologia.

Na cultura líquida também é difícil identificar se é cubensis ou não.
A certeza é apenas após o desenvolvimento.

Eu não lembro de ter visto micélio de cubensis soltar líquido azul.
Normalmente, a coloração é laranja.
O micélio quem fica azulado quando sob estresse.
Acredito que ele esteja sim sob estresse, provavelmente ainda há traços de contaminação junto com ele
 
@Imb , porque não fica de olho no Compartilhando e Trocando quando alguém disponibilizar uma doação, aí você vai ter certeza de ter em mãos um carimbo que não vai atrasar seu lado. 🧚‍♀️
 
@Imb , porque não fica de olho no Compartilhando e Trocando quando alguém disponibilizar uma doação, aí você vai ter certeza de ter em mãos um carimbo que não vai atrasar seu lado. 🧚‍♀️
Nossa eu nem sabia que tinha doações e trocas aqui haha
 
Back
Top