Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilizar água já na agulha

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Galera. Inoculei ontem 3 bolos.
Usei um copo com água esterilizada no microondas, cobri o copo com um pedaço de papel alumínio, fiz um furo no papel e cobri com algodão. Geralmente uso uma seringa de 5ml por bolo. Então preciso abrir esse copo com água esterilizada 3 vezes, ou quantas vezes for necessárias pra inocular quantidade x de bolo.
Pensei que nessa hora em que abro o copo, poderia contaminar.

Vocês têm alguma técnica, tipo, alguma entrada de plástico com feche onde passa só a agulha?

Pensei também em já esterilizar a quantidade de seringas certas com água dentro, e não ter que ficar tendo essa brecha pra contaminates.
Vocês fazem algo diferente do que eu citei? Se sim, digam aí pra eu ir melhorando minhas técnicas
 
Normalmente uso soro fisiológico pra misturar com os esporos (pq sei que é suficientemente estéril, os sais ali não prejudicam em nada, guardo direitinho e só abro a embalagem em local esterelizado tb)

Esterelizo um potinho com alcool 70, coloco a quantidade de soro necessária, raspo o carimbo e pronto. Como estou em um ambiente confiavelmente limpo, não me preocupo em fechar o pote. A partir dai ja fiz de duas maneiras, e as duas deram certo:

1 - preparei 2 ou 3 seringas de uma vez com a quantidade certa que eu ia precisar, e ai nao precisei ficar enchendo a msm seringa varias vezes (o que levaria a um potencial risco de contaminação).
Uma dica é usar seringas com maior capacidade em ml, pq ai vc pode inocular mais de um substrato com a mesma seringa sem precisar enchê-la novamente.

2- Já inoculei vários substratos com a mesma seringa, enchendo-a várias vezes no potinho com soro+esporo que deixava aberto mesmo (confiando na limpeza do ambiente). Tomei cuidado para nao encostar a agulha em nada alem dessa solução de esporos, nem no substrato esterelizado. Não contaminou.
 
Galera. Inoculei ontem 3 bolos.
Usei um copo com água esterilizada no microondas, cobri o copo com um pedaço de papel alumínio, fiz um furo no papel e cobri com algodão. Geralmente uso uma seringa de 5ml por bolo. Então preciso abrir esse copo com água esterilizada 3 vezes, ou quantas vezes for necessárias pra inocular quantidade x de bolo.
Pensei que nessa hora em que abro o copo, poderia contaminar.

Vocês têm alguma técnica, tipo, alguma entrada de plástico com feche onde passa só a agulha?

Pensei também em já esterilizar a quantidade de seringas certas com água dentro, e não ter que ficar tendo essa brecha pra contaminates.
Vocês fazem algo diferente do que eu citei? Se sim, digam aí pra eu ir melhorando minhas técnicas
Eu uso selante polystic para copos de vidro com tampa, eu faço um furo (prego e martelo) e tampo com o selante, só a agulha passa, e quando ela sai o buraco se fecha.
106510
 
Eu fiz uma gambiarra parecida. Uma tampa de requeijão, com uma borrachinha de seringa, aquelas pretas que fazem o vácuo dentro da seringa pra puxar a água.
Fiz um furo na tampa e colei com cola de pvc essa borrachinha. Fiz um furo no meio dela, e tava dando certo até. Mas eu esquentei a agulha e passei ela quente na borracha, o que acabou deixando um buraco aberto :/ mas bom saber que essa é uma técnica legal, obrigado pela dica
 
Quando uso seringas e agulhas novas, fervo água mineral num pote tampado por 15 min dentro da PP, e só abro tudo, raspo o carimbo e faço as seringas dentro da caixa fechada com luvas (glove box).

Quando as seringas não são novas, faço o que você propõe. Fervo elas (previamente limpas) na PP, também por 15 minutos, embaladas em alumínio, com as tampas nas agulhas e já com água mineral dentro. (mas não submersas)

Alternativamente você pode usar uma mamadeira, que já vem com bico hermético, tampa e é própria para ser fervida.

Ferver água no microondas não é esterilização, é simpatia.
 
Eu comprei aqueles potinhos de coleta de coco, que vem uma pazinha dentro, que se compra em farmácia.. s eu fizer um furo nele e colocar a fita micropore? Da certo? No caso eu comprei uma seringa de 10 mls e tenho outra de 5 mls.
Eu tive essa duvida sobre o soro, porém, sabe o soro de lente de contato, aqueles que usa´se para colocar a lente depois de usar para limpar e manter lubrificada, pode ser esse soro? Ou vc diz soro somente aquele q tomamos na veia, que compra em fármacia?
eu não tenho uma glove box. Tenho uma caixa transparente num tom meio rosa/vemelho, mas eu ia fazer dela meu terrário, da para improvisar uma glove box?
 
Eu comprei aqueles potinhos de coleta de coco, que vem uma pazinha dentro, que se compra em farmácia.. s eu fizer um furo nele e colocar a fita micropore? Da certo? No caso eu comprei uma seringa de 10 mls e tenho outra de 5 mls.
Eu tive essa duvida sobre o soro, porém, sabe o soro de lente de contato, aqueles que usa´se para colocar a lente depois de usar para limpar e manter lubrificada, pode ser esse soro? Ou vc diz soro somente aquele q tomamos na veia, que compra em fármacia?
eu não tenho uma glove box. Tenho uma caixa transparente num tom meio rosa/vemelho, mas eu ia fazer dela meu terrário, da para improvisar uma glove box?
Nesse processo de colocar o substrato dentro do pote pode ocorrer contaminações, e você provavelmente terá que esterilizar do mesmo jeito, então dá no mesmo, mas se for esterilizar de novo tem que ser ou pp 5 ou vidro.
 
Eu tive essa duvida sobre o soro, porém, sabe o soro de lente de contato, aqueles que usa´se para colocar a lente depois de usar para limpar e manter lubrificada, pode ser esse soro? Ou vc diz soro somente aquele q tomamos na veia, que compra em fármacia?

O que eu uso é soro fisiológico, aquele bem baratinho de $5 o potão. É diferente daqueles limpadores de lente mais caros (que tem outras coisas na composição), embora eu tb use soro fisiológico pra lente.

Antes comprava na embalagem propria para "tomar na veia", mas depois vi que n fazia diferença se eu usasse a comum.

Tenho uma caixa transparente num tom meio rosa/vemelho, mas eu ia fazer dela meu terrário, da para improvisar uma glove box?

Dá! E n precisa necessariamente furar a caixa pra encaixar as luvas e tal. Tomba ela com a abertura virada pra vc, e coloca um plastico transparente cobrindo desde a parte de cima. A unica parte que vai ficar aberta é o espaço pros seus braços e alguma coisa na lateral. Se vc tiver num lugar minimamente bem limpo já rola.
 
Olha, não utilizei a caixa gente, mas eu limpei bem o ambiente com kiboa e o ambiente ja estava limpo, só jpogei kiboa pelo chao e passei um pano limpo novo, depois misturei kiboa com agua e espirrei pelo ambienta. Minha mesa é de vidro, a qual deixei bem limpa, kiboa, limpei e depois alcool. Ai coloquei uma folha de aluminio na parte q ia mexer com a agulha, carimbo, seringa e soro, passei alcool setenta, depois coloquei as luvas, já estava tomada banho e pelada kkkk tomei banho com protex, meus cabelos estavam enrolados num pano limpo e estava com mascara de respirar. Peguei o potinho de coleta, abri alí, bem como as seringas, tudo novo e embalado, antes passei alcool nas embalagens, joguei o soro no potinho de coleta, raspei os esporos do carimbo dentro do pote, enchi a seringa e então fechei com a agulha com tampa e depois enrolei a seringa no papel alumínio. eu estava numa sala sem corrente de ar, porém não era sala pequena, mas limpei bem todo local com kiboa.. espirrei kiboa no ar, e usei velas perto do procidmento.. uma de um lado e outra do outro lado.. espero que não tenha havido contaminação.. desculpem o textão.
 
Back
Top