Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilizando agulha da seringa: Vela x Gás?

PapaCobweb

Cogumelo maduro
Membro Ativo
30/06/2007
57
71
40
Paraiba
E aí galera!

Vou aproveitar esse tópico para fazer um comparativo e quem sabe dar alguma dica pra turma. O assunto é o seguinte:

Na hora de "flambar" a agulha, antes da inoculação, que método você usa: Esquenta a agulha numa vela ou usa outro meio (isqueiro, gás de cozinha no fogão, lamparina, etc)?

Antes vou ter que apresentar alguns conceitos básicos... Quando queimamos alguma coisa temos então uma reação de combustão. Aqui vai o conceito:

:seta: Reação de Combustão ou Queima:

Conceito: É uma reação exotérmica (aquela que ocorre com perda de calor), sendo os seus reagentes representados pelo combustível (geralmente um composto orgânico) e pelo comburente (gás oxigênio = 02), levando a formação de diversos produtos.

:seta: Esquema:

Combustível + Comburente Produtos + Calor

Existem 2 tipos de combustão.. a combustão total e a parcial. Na combustão total temos como produto final apenas CO2 e H20, porém na combustão parcial temos produtos como carbono e/ou monóxido de carbono (C e/ou CO).

Já podemos concluir disso aí que a combustão total tem produtos mais "limpos" do que na parcial.

Quando queimamos uma vela ela solta uma fumaça e outras coisas como produtos. Da mesma forma é com o gás de um isqueiro, só que com produtos diferentes.

A fumaça preta é basicamente fuligem e fuligem é carvão, cheio de toxinas. Ela aparece toda vez que houver combustão incompleta de qualquer material: de velas, palitos de fósforo a panelas no fogão.

A fuligem aparece no fundo da panela quando o fogão está com defeito ou o gás está acabando, provocando queima incompleta.

De modo geral, vê-se apenas a fumaça branca saindo da vela mas, se colocarmos o fundo de um prato próximo da chama, o local ficará enegrecido.

A fumaça branca que sai da vela é tão preta quanto a que sai da queima de um pneu de borracha, pois a fumaça mostra-se branca devido ao reflexo da luz.

O mesmo ocorre quando se apaga um palito de fósforo, de onde a fumaça sai branca: ali também existe fuligem; basta fazer a experiência com o fundo do prato para comprovar.

O gás de cozinha, ou gás liquefeito de petróleo (GLP), também produz gases tóxicos quando queimado. Em lugares fechados ou pouco ventilados, a queima do gás de cozinha pode formar monóxido de carbono (CO), que é um gás extremamente tóxico.

A lamparina nem se fala... e mais aquelas que vc bota um barbante bem grosso, taca QUEROSENE e depois mete fogo! Nossa, fico tonto só de sentir o cheiro!! Fumacinha danada.. Hehehe...

:seta: CONCLUSÕES:

A vela pode não ser uma boa opção porque parte de sua fuligem pode ficar depositada na agulha além de poluir o ambiente ao redor, e isso não é aceitável quando a palavra de ordem é LIMPEZA E ASSEPSIA!

Mesmo limpando a seringa com álcool depois ainda ficam resíduos na própria seringa e na atmosfera ao redor, podendo haver alguma contaminação.

O gás (isqueiro ou de cozinha), apesar de lançar produtos tóxicos também, é mais apropriado para flambar a agulha pois deposita produtos menos agressivos na agulha, diminuindo os riscos de contaminação.


:luz::luz::luz: Dica :luz::luz::luz:


Se for usar um fogão e sua chama, faça um teste por exemplo, verifique a cor da chama!

A cor da chama do gás de cozinha pode pode ser azul ou vermelho(alaranjado). A chama azul significa a combustão completa da substância que está sendo queimada (geralmente, em sua maioria, é o butano: CH3CH2CH2CH3)

A chama alaranjada significa combustão incompleta. Por isso é recomendável que a chama do seu fogão seja azul, caso contrário você está desperdiçando gás e soltando mais resíduos e poluentes na sua atmosfera!!

:!::!::!: Curiosidades :!::!::!:

Existem várias cores de chamas por causa das impurezas. Cada substância tem uma cor diferente ao ser queimada:

O carbono tem chama amarela.
O metano tem chama azul.
O hidrogênio tem chama invisível.
O cobre tem chama verde.

É graças a isso que os fogos de artifício tem diferentes cores, e que a vela tem chama amarela e o fogão tem chama azul.

Os nossos queridos cogus provavelmente não vão gostar disso, porque aqui todo mundo já sabe né: todo cuidado e assepsia é pouco!!

Sucesso! :)

(adaptado de http://www.resol.com.br/curiosidades2.asp?id=1723 e vários outros sites da Internet)
 
cra achei interessante isso, porém o que vale mais é o pessoal lembrar que agulha descartável já é esterilizada, não precisa ficar na neurose se vai contaminar então tem que tacar fogo nela, esquece, use sempre sering e agulha descartável, porra custa 1 opu 2 reais, vale a pena sempre comprar nova e abrir só na hora do uso, aí contaminação já era pelo menos nessa parte.
 
Talvez eu me expressei mal, vou dar um exemplo.

Eu também sempre compro agulhas novas e esterilizadas, porém toda vez que vou inocular em qualquer furinho que seja, dou uma "esquentada" nela que é pra diminuir os riscos de contaminação.

Ou seja, se tenho um copo e faço 4 furos pra inocular, antes de por a agulha eu dou aquela velha flambada. A questão é NESSE momento, a vela pode se tornar uma inimiga "sujando" o ar e a agulha com seus produtos.

Certa vez acendi uma vela, em um ambiente bem pequeno e limpo, e sempre passava a agulha ali na chama de vela, pra dar uma esquentada e depois passava o álcool.

O que aconteceu foi que todos os copos contaminaram, e como eu tinha seguido a risca todos os procedimentos, por eliminação constatei que a VELA tinha sido a minha inimiga.

Não sei se era AQUELA vela em particular que estava podre, hehe, mas a contaminação partiu dela sim, com toda certeza. Por outro lado já tive sucesso flambando a agulha numa vela, nenhuma contaminação.

De qualquer forma, acho mais seguro (pra mim) e agora só uso isqueiro (bem limpo por sinal)! :pos::pos::pos:
 
Será q somente o alcool comum de cozinha não eh o suficiente para esterilizar a agulha entre as furadas??
 
Será q somente o alcool comum de cozinha não eh o suficiente para esterilizar a agulha entre as furadas??

Não, não é. Além do mais só uma aplicação e evaporação de álcool não garante esterilização; pra isso precisa manter o álcool em contato por um certo tempo.

O melhor mesmo é flambar, e é tão simples, tudo se resolve com um simples isqueiro a gás.
 
Acredito eu que a melhor maneira seja mergulhar a agulha em um recipiente com alcool e flambar o alcool que fica na agulha, só tome cuidado pra não derreter o encaixe de plástico da agulha na seringa.
 
Acredito eu que a melhor maneira seja mergulhar a agulha em um recipiente com alcool e flambar o alcool que fica na agulha, só tome cuidado pra não derreter o encaixe de plástico da agulha na seringa.

A melhor maneira é simplesmente esquentar a agulha até deixá-la vermelha, isso elimina 100% dos contaminantes sem deixar dúvida.

Quanto ao tipo da chama, bom, quanto mais limpa a chama, mais limpa a agulha, não que essa sujeira seja contaminada, é simplesmente foligem. O importante é deixar a agulha vermelha.

:pos:
 
Eu vou iniciar o meu primeiro cultivo essa semana e tô com uma dúvida...será q logo depois de vc flambar e com a agulha ainda quente vc inocular,será q não corre o risco de matar os esporos?

Aloha!
 
Não só corre o risco, como vai matar todos os esporos de cubensis.

O procedimento é flambar a agulha, e esfriar em um algodão embebido em álcool, antes de inocular.

A cada furo feito, repete todo o procedimento.

Está tudo na biblioteca.

sucesso:)
 
Não só corre o risco, como vai matar todos os esporos de cubensis.

O procedimento é flambar a agulha, e esfriar em um algodão embebido em álcool, antes de inocular.

A cada furo feito, repete todo o procedimento.

Está tudo na biblioteca.

sucesso:)


Meu primeiro cultivo foi com seringa, flambei a agulha e logo em seguida inoculei os potes! hehehe
Os esporos continuaram vivinhos da silva...:eek:k:
Sorte minha né...
 
Meu primeiro cultivo foi com seringa, flambei a agulha e logo em seguida inoculei os potes! hehehe
Os esporos continuaram vivinhos da silva...:eek:k:
Sorte minha né...

Muita sorte mesmo Susu!!!

Em casos que a quantidade de líquido multiesporos na seringa é mínima, onde o cultivador aplica somente uma gota por inoculação, quase que com certeza os esporos iriam cozinhar.

Quando a quantidade de líquido disponível é maior, de início ele resfria a agulha, acredito que destrói parte dos esporos, e em seguida o líquido injetado é ativo.

Se for parar pra analizar tudo que ocorre nesse curto espaço de tempo, o cara tem uma tripp!!:eek:

abração minina!!!!:pos: :)
 
Como o Sir disse, cada parte do processo dá margem pra milhoes de adaptaçoes.
Nosso objetivo principal é encontrar a mais rapida, menos trabalhosa e mais segura, do ponto de vista tanto asseptico quanto germinativo.
fico com a dica do sir queima depois esfria friccionando em algodao umido em alcool.
é como venho trabalhado aqui.
pra furos no mesmo copo eu só passo alcool, pra trocar de copo flambo+alcool.
Essas adaptaçoes que fogem da regra costumam gerar resultados aleatorios a padronizaçao que se tenta seguir com cada tecnica de cultivo.
Otimo topico.:pos:
 
cra achei interessante isso, porém o que vale mais é o pessoal lembrar que agulha descartável já é esterilizada, não precisa ficar na neurose se vai contaminar então tem que tacar fogo nela, esquece, use sempre sering e agulha descartável, porra custa 1 opu 2 reais, vale a pena sempre comprar nova e abrir só na hora do uso, aí contaminação já era pelo menos nessa parte.

Procede ou não????????
:confused::confused::confused:
 
Procede ou não????????
:confused::confused::confused:


Procede. Agulhas descartáveis são estéreis. Inclusive vem escrito na embalagem.

Mas após serem abertas podem se contaminar, é claro. Por isso o procedimento de esterilizar no fogo antes decomeçar e entre cada furo ou entre cada pote. É recomendável.


Quem usa seringas repletas de esporos e pode inocular mais que uma gota pode injetar logo depois de flambar a agulha. Funciona muito bem.
 
Back
Top