Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

esterelização fracionada, como fazer para não rachar os vidros?

Biolouka

Artífice esporulante
Cadastrado
16/06/2007
153
80
40
sampa as vezes
Ola, uso vidros de palmito com um furo no meio da tampa, coberto com papel microporo, faço esterelização fracionada em panela de pressão, como evitar que os vidros rachem ?:confused:

Esses vidros de palmito não são aqueles com a embocadura menor que o corpo, ai pode te complicar na hora de retirar o substrato colonizado, sendo que ele "afunila", pode vir a ter problemas para sair de dentro do vidro.

Em água fervente por 15 minutos é o suficiente para esterilizar.
Enrole cada vidro em um pano limpo para evitar que bata nos outros vidros ou nas laterais da panela e rache.

Depois não há a possibilidade de eles racharem não.

que nada tupy, ela usa milho, então precisa quebrar mesmo...

biolouka eu acho que seus vidros estão quebrando porque batem dentro da panela, com a fervura da água... tenta calçar os potes com uma malha de arame, você manda bem nisso, usa um mais grosso, só pra levantar os vidros e nao deixá-los soltos na água...

eu uso copos tremendamente finos, e faço calço com pequenas formas de aluminio, sabe aquelas pra bolinhos? vai muito tranquilo ... não quebrou nada, nem lascou ... e deixo os copos bem ajeitados dentro, sem muito espaço para dançarem com o vapor da panela ...

e qto a copos, tb acho melhor q o pote de maionese ... apesar da praticidade do pote com tampa, terá o problema da boca do copo ... provavelmente terá que quebrar o bolo e correr mais um risco de contaminação ... paguei 15 conto em 6 copos de sobremesa, tamanho perfeito e boca larga ...

enfim, é uma dica

boa sorte no cultivo, biolouka =D

valew a dica galera, vou tentar usar o pano, mas não troco os vidros de palmito não, achei um vidro com uma boca maior, vou tomar todo o mel q tem e usar ele tb, sempre quebrei o bolo faço no balde, então gosto do milho bem mesclado com o substrato, pois coloniza mais rapido todo o substrato por igual sem dar tempo do contaminante atacar...

Mas estava achando que podiam rachar por causa da temperatura, pois eles não quebravam, somente rachavam, alguns do meu ultimo cultivo continuei mesmo rachado, e deu certo, graças não contaminou...

Olá a todos!
Sou novo no fórum e primeiro cultivo. Se puderem me dar uma mão.. HEHE
Então, como funciona o pano dentro da panela? e qual a quantidade de água pra uma fervura esterilizante no fogo baixo?

Abraços! valeu

Olá a todos!
Sou novo no fórum e primeiro cultivo. Se puderem me dar uma mão.. HEHE
Então, como funciona o pano dentro da panela? e qual a quantidade de água pra uma fervura esterilizante no fogo baixo?

Abraços! valeu

o pano é usado pra não deixar os copos chegarem no fundo da panela, ficando em contato com a parte mais quente. vc pode usar outras coisas tb para calço. o indicado são uns 3 dedos de agua, para gerar pressão suficiente e não faltar agua durante a 1 hora de fervura.

te indico a vasculhar os relatos de cultivos e a biblioteca para maiores informações, ok?

seja bem vindo

Back