Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

esterco pasteurizado

cubensis79

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/01/2006
22
68
alguem sabe se rola aqui no brasil a venda de esterco de gado ou cavalo já pasteurizado?
valeu,
cubie79
 
Alguém aqui conhece uma TeK simples de pasteurização de esterco? :confused:

Se conhecer, será que poderia postar ela pra gente? Porque eu acho esse lance de deixar aquele bando de cocô numa panela junto com um termômetro no fogo algo meio complicado. heheheeh

Acho que qualquer um que já tenha tido experiência em pasteurização de esterco poderia dar uma luz aqui pra gente. Alguém aí se habilita? :D

Abraços!! :pos:
 
Isso é meio nebuloso.

Um dia eu assisti a um vídeo sobre cultivo de cogumelos-de-paris, pensando que eu sanaria essa dúvida da pasteurização caseira, já que na capa dizia que o custo era pequeno.

Quando chegou a parte da pasteurização eu fiquei todo animado, até o cara dizer que a pasteurização era com vapor vindo de uma caldeira.

Cheguei em casa e fui pesquisar sobre caldeiras e a mais vagabunda (e usada) que encontrei custava R$12.000,00. Custos baixos né? Sei... ainda bem que não comprei a fita.

Pelo que eu já pesquisei o lance é fazer na marra mesmo. Latão, fogareiro, termômetro e uma pessoa pra ajudar se for em grande quantidade.
 
NeuroFX disse:
Pelo que eu já pesquisei o lance é fazer na marra mesmo. Latão, fogareiro, termômetro e uma pessoa pra ajudar se for em grande quantidade.
Pelo que eu li, é isso mesmo. E era isso o que eu temia... :(

Valeu, cara! Brigadão.
 
é por ai mesmo, também ja tinha dado uma lida sobre isso e encontrei a mesma coisa: vapor d'água

e tem que fica um bom tempo esse vapor, algumas horas, não lembro ao certo

mas o único jeito, se você não tiver $$$ sobrando, é dar uma de cientista maluco e fazer uma máquina de vapor, o que não parece ser tão dificil, mas tem potencial para ser perigoso:!:
 
Põe tudo dentro de um saco, enche uma panela de feijoada grandona de água com um termômetro, põe o saco na água e vai vendo a temperatura durante uma hora, simples :)
 
teoricamente, ter que analizar na prática se os resultados são os esperados
 
Ae Shroower,
Tú podia explicar esse método de pasteurizaçao que vc usa em seus cultivos melhor. Ainda nao ficou claro pra mim.:neg:
Vale a pena abrir esse tópico ai em Cultivos "Bulk", explicando detalhadamente o processo! :pos:
Valew!
 
O método não é meu, vi no www.shroomery.org.
Mas não tô vendo onde tá o problema, a única coisa a fazer acho que é deixar a temperatura em 70C, então se você tem um termômetro tá resolvido. :confused:
 
Sim sim, em larga escala é que o problema aumenta :) Mas creio que se tiver um pouco de paciência e gás pra gastar em um dia inteiro dá pra pasteurizar um bocado com uma panela bem grande, daquelas que mais parece bacias. Até mesmo uma bacia, quem sabe, daquelas de alumínio. Deve dar pra pasteurizar de 6 a 8kg de uma vez.
 
Não, você vai manter o esterco dentro do saco fechado e não em contato com a água. E esterco antigo tem pouco ou quase nenhum cheiro. O que fede é esterco fresco.
 
Eu estava pensando aqui e lembrei que é bom reidratar o esterco, mas acho que isso pode ser feito depois de pasteurizado...
 
o termometro fica dentro da panela, sob a água? Pergunto isso porque o meu é um termohigrometro feito com material de plástico, que poderia ser danificado, acho q tenho q comprar um termômetro comum entaum:D
 
Encontrei sacos de esterco para adubo em lojas de jardinagem.
Não seriam pasteurizados já?
 
Provavelmente não... pois já usei para jardim...
Mas e se fizessemos o processo com os copos e uma panela de pressão (PF Teck). Em vez de uma mistura seria colocado o esterco...
 
Encontrei sacos de esterco para adubo em lojas de jardinagem.
Não seriam pasteurizados já?

Infelizmente não.

Existe várias técnicas, o Maurício teve sucesso , não encontrei o link, mas está aqui no fórum:(

paz
 
Back
Top