Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Este é tóxico ou medicinal

Alexandre_ti

Primórdia
Cadastrado
17/09/2011
2
29
45
Olá,
Cheguei neste forum pois o mesmo concentra várias pessoas que tem conhecimento do reino fungi, acumulando experiência sobre o tema.
Cultivo alecrim, uma arbusto comum na região do mediterrãneo.
As folhas da planta estãon apresentando enflorações fungicas que desconheco.
Mesmo após várias pesquisas na internet não encontrei nada parecido.
Faço tempero com este alecrim e estou querendo saber se este fungo tem algum efeito maléfico ou outro efeito.
Por isto postei este tópico, talvéz algum de voces conheca este fungo.
se alguem conhecer ou já tiver visto algo parecido por favor me digam!!
awww.asc.eti.br_DSC01249.JPG
Reparem nas três enflorecesncias que botam de uma folha. parece uma bola branca que nasceu na ponta do pau.
awww.asc.eti.br_DSC01259.JPG
A inflerecencia é muito pequena, repare no tamanho da folha.

Se alguem tiver alguma informação agradeco, pois estou fazendo tempero com esta planta e não sei se este fungo é tóxico
obrigado.
Alexandre.
 
O esporão do centeio, origem do LSD, é bem parecido.

Mas será mesmo um fungo? Não tenho certeza disso.
 
Esse alecrim está em vasos?
Provavelmente se o remover para uma área bem ensolarada, se for um fungo, vai perecer.

Caso não for possível remover a planta, faça uma solução (cal + água) e borrife sobre a planta, deve resolver o problema.
 
Finalmente encontrei algum material que fala sobre fungos em alecrim. Matéria bem interessante que associa a presença destes fungos ao poder antimicrobiano do alecrim. Também diz que estes fungos estão em relação de simbiose, protegendo o alecrim. O meu alecrim está forte não apresentanto qualquer sinal de fraquesa ou doença.
A autora do estudo encontrou nada menos do que 207 fungos pertencem a 14 espécies nesta planta, fiquei impressionado com a variedade de fungos.
segue link do artigo:
http://www.ufpe.br/agencia/index.ph...-de-planta-combate-microbio&catid=9&Itemid=73

Esta semana tentarei tirar melhores fotos, se conseguir posto aqui. É difícil conseguir uma imagem mais nítida pelo tamanho reduzido. Também tentarei entrar em contato com a autora do artigo, quem sabe dou sorte e ela me responde.
De qualquer forma posto aqui se conseguir mais informações a respeito.

Em resposta ao RainSpirit:
Andei vendo algumas imagens do esporão do centeio. O mesmo é preto, também é muito maior, e não tem esta bola na ponta, realmente o nome é bem sugestivo pois a forma curva lembra o esporão do galo.
at0_gstatic_com_images_82d2c484cd50e71dc67b514f084ce22e._.jpg
Este meu suposto fungo é todo branco bem fino, talvés mais fino que um fio de cabelo com uma bola na ponta.
Acredito ser um fungo, apesar de não ter como confirmar ou negar com certeza.

Em resposta ao tubinambá:
Está em vaso sim, pega sol diretamente cerca de duas horas por dia, no restante é bem iluminado mas sem incidência direta do sol.
Por enquanto deixarei como está, sem consumir a planta, depois a muderei de lugar para literalmente fritar ao sol do meio dia e ver o que aconteçe.
Na verdade fiquei muito curioso com estes pequenos cotonetes que nasceram em várias folhas. Não parece atrapalhar o desenvolvimento ou prejudicar a planta. Já tinha percebido a cerca de um ano mas não dei importância porque era muito pouco. Agora parece que voltou em uma quantidade maior o que me chamou a atenção.
 
Back
Top