Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estão prontos para colheita?

Ste

Esporo
Cadastrado
30/09/2021
2
2
22
São Paulo, Brasil.
Olá!!
Esse é meu primeiro cultivo de P. Cubensis e possuo algumas dúvidas em relação a pinagem, colheitas e etc.
Vamos lá, a inoculação dos copos foram feitas dia 25 de agosto, sendo levados ao terrário um mês depois, dia 24 de setembro, quando todos os copos estavam completamente colonizados.
Os primeiros pins apareceram dia 01 de outubro, porém apenas em um dos bolos. Hoje, dia 05 de outubro me parece que os cogus já estão prontos para a colheita, tendo em vista que já abriram seu chapéu e alguns estão até "pretos" por causa dos esporos que soltaram. Porém os outros dois copos ainda estão começando a aparecer pins.
Estou com um bolo completamente cheio e lindo, cujo todos os cogus já abriram o chapéu, porém estou achando eles muito pequenos apesar de parecerem maduros. Eles crescerão mais ou é hora da colheita? Eles podem ter ficado pequenos por eu ter colocado a luz bem em cima do terrário? (Imagem 3).
Eu colho também os pins dos outros dois bolos e faço um cold dunk ou deixo eles frutificarem normalmente?
E o bolo cheio de cogumelos? Li dizerem que quando ele abre o chapéu e libera seus esporos não dá mais flush nos lugares onde caiu esporos. Devo fazer um dunk nesse também após a colheita ou ele não frutificará de volta? Desde já agradeço a todos 🍄✨
 

Anexos

  • IMG_20211005_103255789.jpg
    IMG_20211005_103255789.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 35
  • IMG_20211005_103326121.jpg
    IMG_20211005_103326121.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 28
  • IMG_20211005_105826123.jpg
    IMG_20211005_105826123.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 27
Já passaram um pouco do ponto de colheita, mas estão bons.

Pode fazer o dunk. E não se preocupe com as áreas que cairam esporos. Tem mais superfície livre para o bolo frutificar.
 
Já passaram um pouco do ponto de colheita, mas estão bons.

Pode fazer o dunk. E não se preocupe com as áreas que cairam esporos. Tem mais superfície livre para o bolo frutificar.
Muito obrigada pela resposta amigo !! Percebi que já haviam posts parecidos e que não havia necessidade de abrir um novo, peço desculpas pela falta de atenção e agradeço a paciência !!

Já os colhi e os pins dos outros dois bolos estão crescendo!
Será que eles ficaram pequenos e amadureceram rápido por causa da luz que foi cocada diretamente em cima do terrário? Coloquei a luz mais acima para ver se esses novos cogumelos ficam maiores !!
 
Tamanho é genética, umidade no substrato, umidade no ar, troca de ar, substrato.

Em inglês eles tem o termo "dial your chamber/monotub" que remete a regular seu terrário para as condições "perfeitas" para a frutificação.
Podemos usar a palavra graduar, equilibrar, parametrizar, regular.

Para fazer isso precisa pegar experiência no cultivo, para ver o que o cogumelo está pedindo.
Se precisa de mais troca de ar, mais umidade,
Até para experientes demora um pouco até fazer esse dial.

Via de regra, o que você quer é o máximo de troca de ar possível, mas mantendo a umidade.
Na minha experiência, meu maior cogumelo (1 só de 120g, eu acho que era, monstro) foi em balde aberto, mas o tempo estava em 20C e choveu a semana inteira.
Melhor condição impossível. Umidade e troca de ar total.

Normalmente, isso não é possivel, então precisa ver como imitar no terrário.
 
Back
Top