Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

está aberta a temporada de caça às bruxas!

  • Criador do tópico phmr
  • Data de início
P

phmr

Visitante
Vejo direto uma galera negando o próprio ego, como se ele fosse uma coisa ruim(um caminho a ser seguido). Mas não seria o ego parte do aparelho psíquico? Digo, se o ego é fonte de problemas, ele não deveria ser eliminado, e sim "tratado". Qual o problema em ter o EGO INCHADO? Falar que alguém desse fórum tem ego inchado é semelhante a chamá-lo de filho da p***. Poh, fico pensando. Sempre vejo uma galera desejando PAZ e LUZ, mas qual o problema com as energias negativas, a guerra e o caos? A presença delas não seriam essenciais para o entendimento do caminho?

Às vezes penso, as pessoas que fizeram grandes mudanças nesse mundo deviam ter o ego inchado pra caramba. O ego nesse caso seria uma forma de alimentar uma vontade e sanar os desgastes mentais. Não que isso seja algo bom, mas o que eu quero dizer é que tudo na vida deve ser medido. Vamos dar um exemplo de um cientista chamado Nikola Tesla. Um dos maiores responsáveis por toda essa revolução na manipulação das forças eletromagnéticas que temos hj (o que possibilita essa conversa que estamos tendo agora pela internet, uma extensão de nosso cérebro). Era uma pessoa cheia de problemas mentais e vícios, mas que criou coisas que revolucionaram todo nosso mundo. Quando uma de suas idéias ou teorias não davam certo, provavelmente o seu ego o ajudava a manter seus sonhos, e acabou fazendo coisas que ninguém aqui sonharia em fazer. Como fica essa situação?

No final acho que o excesso de não ter excessos acaba se tornando um excesso, um vício.


O que acham?
 
Só não entendi o que a questão do ego tem a ver com caça às bruxas! :rolleyes:

Eu acho que tudo depende. Se matarmos o "ego", deixamos de existir.

Só quem já deixou de existir sabe o que é isso! E olha, trabalhar o ego é muito melhor que matá-lo, como dizem por aí.
 
Tarde!

O exemplo de Tesla me faz pensar que toda pessoa persistente em seus objetivos necessariamente tem o ego inflado. Estou certo?

Nunca compreendi bem o conceito de ego, mas sempre penso que ele seja sinônimo de individualismo. Por favor, me corrijam se estiver errado!

Abraços!
 
Olha, creio eu que quando a galera se refere aki a EGO na verdade esta falando do SUPEREGO, pois o EGO é a pessoa em si, é inseparável, vc é o seu EGO e vice e versa, ja o SUPEREGO é tudo aquilo que te impõe limites, é a cerca do pasto, as crenças, ideologias, o medo. É uma coisa meio difícil de explicar já que um está junto do outro, mas é mais ou menos por ai, vc tem acesso ao SUPEREGO e as transformações resultantes de experiencias psicodélicas/espirituais/meditativas são referentes a ele, mas ao EGO em si nunca, nem mesmo quando a pessoa passa pela experiencia de quase morte ou de morrer e nascer novamente, isso pq vc pode sofrer mudanças nas convicções, crenças e etc, mas vai continuar sendo vc mesmo.
 
Back
Top