Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esparadrapo para tampar furos da inoculação? HELP!

cubensisJR

Cogumelo maduro
Membro Ativo
29/06/2008
77
58
Foi dada a largada!!!

Terminei de inocular meus 12 copos PF (VERMICULITA/FAI/ÁGUA)!

Após inocular, tampei os furos com esparadrapo. Queria saber se é tranquilo usar esparadrapo, ou se alguém usa.

Por favor me ajudem, pois to ficando noiado de que os furos não estejam protegidos o suficiente...

Me Desculpem por abrir esse tópico aqui, é que pesquisei, não achei nada, e o tempo tá correndo!

Os copos estão agora na incubadora numa temperatura de 28C.

Em breve estarei abrindo meu diário de cultivo. Só não o fiz ainda pois estou preparando fotos etc...

Valeu Gente Boa! Muito obrigado pela paciência!

Esparadrapo bem colocado veda bem o furo sim.

O esparadrapo já é o suficiente, sem bem aplicado.

Tão importante quanto a vedação dos furos de inoculação, é a vedação total da tampa de alumínio no copo, não deixando porta alguma para troca de ar com o meio externo.

É possível utilizar micropore também, mas é mais garantido no final da incubação, pois ele permite troca de gases, dando um "plus" no final da colonização. Mas atenção, já tive problemas com formigas que foram atraídas pelo cheiro doce micelial, e conseguiram furar o micropore.

Você pode utilizar fita durex, fita adesiva, fita isolante, esparadrapo, micropore, enfim, o que importa mesmo é a assepssia e o isolamento do meio estéril.

Se quiser evitar acúmulo de pó sobre o tampão de alumínio, pode também colocar mais uma camada de alumínio e só apertar com as mãos, ficando móvel para quando quiser observar.

Good vibes, só aguardar agora que logo o micélio dará as caras:pos:

Valeu rapaziada! Agora me tranquilizei!

Muilok, vou tampar os copos com mais uma camada. Valeu pela dica!

Quanto ao isolamento das tampas, bem, estão lacradíssimas com 4 camadas de papel alumínio e têm duas voltas de fita isolante bem aplicadas no contorno, sem abertura pra entrada de ar.

Vou deixar o esparadrapo mesmo, pois decidi usálo depois de raciocinar que ele é indicado para feridas, e supostamente deve ser mais "limpo" que uma fita isolante.

No mais rapaziada, tudo indo nos conformes, vou deixar meus copinhos lá intocáveis durante uns 8 dias. Quero abrir a porta da esperança e me surpreender! hehe!

Valeu mesmo gente, vcs sempre salvam! Abs!

Back