Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esparadrapo Micropore: Contestando a utilidade

Spitzenkörper

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2007
329
73
Algumas técnicas de terrário recomendam o uso de esparadrapo micropore.

Pra quem não sabe o esparadrapo micropore (Que usa como slogan: o esparadrapo que deixa a pele respirar), é vendido em farmácias e possui pequeníssimos furinhos (microporos) que supostamente deveriam permitir a difusao do ar filtrando "macroimpurezas"

Mas não seriam os microporos do esparadrapo micropore pequenos demais? De fato, é produzido gás carbônico e consumido oxigênio no interior do terrário, o natural é que esses gases sejam renovados por difusão através da membrana do esparadrapo. Mas será que a difusão ocorre por completo? Não seria necessária uma maior pressão para que todo o gas fosse trocado?

Como uma fruta que vc precisa apertar para sair suco pela peneira...

Não axo que expliquei muito bem... mas axo q alguns ja tiveram essa duvida, e esperam q elucidem minha dúvida. Obrigado.
 
Eu entendi... de fato já tive a mesma dúvida.

Mas se ele garante que a pele respira, i.e., que ocorre troca gasosa entre a pele e o exterior, porque não entre o terrário e o exterior? :D
 
A fabricante da fita micropore diz:

"Although some of the tapes are for practical purposes occlusive or almost
occlusive, we don't claim that the tapes filter or block microorganisms."

A fita micropore não é feita com o intuito de bloquear microorganismos/esporos, eles dizem que os poros são pequenos o suficiente para deixarem de ser visíveis a olho nu, mas não que seja pequeno suficiente pra filtrar os microorganismos de forma garantida. As moléculas como são infinitamente menores que os microorganismos passam tranquilamente por difusão. Facilita se colocar os micropores mais pra baixo no terrário já que é onde a concentração de CO2 é maior por causa da densidade em relação ao O2.
 
Ao meu ver, para fazer filtros de terrário o melhor material a ser usado (custo x benefício) é a lã acrílica, também conhecido como perlon, enchimento de endredon. Se vc for numa alfaiataria, até a ombreira de alguns casacos, são de perlon.

O micropore não é tão eficiente quanto.

Mesmo assim, a bomba de oxigênio cria uma pressão positiva dentro do terrário, dificilmente ocorre troca de ar no sentido contrário (de fora para dentro) a não se quando se abre a tampa, que vem a ser um grande perigo de contaminação, por isso é importante ter o ambiente limpo e livre de esporos no ar.

Nos bolos PF, existe a técnica de abrir furos para troca gasosa, e tampar com micropore.
Melhor utilizar essa técnica somente no final da colonização, e mesmo assim, furar apenas a primeira tampa, entãos os filtros de café e o selo de vermiculita fazem a proteção do substrato.

paz e luz
 
Bem por aqui usamos Perlon tambem e o produto tem se mostrado muito eficiente...../

Abraços e Luz
 
Ressuscitei este tópico pensando ter encontrado uma informação nova que ajudaria na discussão. Continuei pesquisando e vi que eu tinha entendi errado.

Agora não sei como excluir o post :facepalm:

________

Não consigo entender porque lã acrílica é melhor do que fita micropórica, não faz sentido. O tamanho dos espaços entre as fibras na lã não tem qualquer tipo de controle. A unica forma disso funcionar seria se essas fibras colassem nos organismos invasores.
 
Última edição:
Ambos podem ser usados, mas lâ acrílica é mais barato para tapar buracos grandes. E pode ser reutilizada, e lavada, diferente do esparadrapo micropore, que perde a cola ou rasga, etc. ao ser removido.

Mas isso para terrários, onde o mais importante é proteger contra a entrada de contaminantes maiores, como grãos de poeira, insetos. Terrário não é um ambiente estéril, nem precisa ser. Mesmo assim, precisa de alguma proteção.

Já o micropore é melhor para usar no furo para inoculação dos bolos, por exemplo. Se for usar para tampar os furos de um terrário, pode precisar colar vários pedaços um do lado do outro, e gastar bem mais.
 
No terrario uso uma tela que eu recorto daqueles sacos de lavavar roupas delicadas . O micropore uso nos potes de Pp5 pra inocular e incubar . Pretendo fazer furos maiores na tampa dos potes e experimentar vedar com fita adesiva Tyvek pra ver se a colonização fica mais rápida . So falta achar a fita
 
Tive problemas com micropore em nao trocar o ar e segurar mt a temperatura alta interna...
Apos colocar lã acrilica foi notoria melhora na temperatura e frutificacao....

Nao sei se tem haver com a marca/qualidade da fita ou se acontece com todos....
 
Back
Top