Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Espécies no Brasil

Status
Não está aberto para novas respostas.

magoFloyd

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/07/2007
12
68
Olá, amigos cogumeleiros! Tudo bem?

Sou um novato no mundo dos cogumelos e, continuando minhas pesquisas, gostaria de saber se algém poderia me dizer quais são os cogumelos com psilocibina encontrados no Brasil. Alguma vez, em algum lugar li que já foram documentadas 21 espécies de cogumelos com psilocibina em solo brasileiro.

Enfim, mais informações são bem-vindas! :D

Obrigado a todos!
 
Os 3 Mais faceis de se encontrar(pois se encontram em todo solo brasileiro) sao:
Psilocybes Cubensis
Paneoulus Subbalternus
Paneoulus Cyanencis

Depois deles vem os comedores de madeira que se encontram nas plantaçoes de café(com relativa facilidade se você conhece algum lugar que tenha café plantado por areas extensas)
Psilocybes Stuntzii - chapeu de bruxa.


e tem um novo que saiu a materia faz um tempo (novo cogumelo alucinogeno encontrado no brasil) que logo quando saiu ano passado a pesquisa eu procurei e achei (tirei fotos também mas nao as encontro no momento)
 
Existe aproximadamente 19 espécies de cogumelos do Genero Psilocybe que possuem propriedades psicoativas e que podem ser encontrados no Brasil. Isso sem contar as espécies do Genero Panaeoulus, que foram citadas acima.
Existe muita coisa e muita coisa sem nem mesmo ser descrita.
Procure no site! Voce vai encontrar muitas coisas que poderao te auxiliar nas suas caçadas e inclusive aprender as características diagnósticas dos cogumelos magicos.
 
Existe aproximadamente 19 espécies de cogumelos do Genero Psilocybe que possuem propriedades psicoativas e que podem ser encontrados no Brasil. Isso sem contar as espécies do Genero Panaeoulus, que foram citadas acima.
Existe muita coisa e muita coisa sem nem mesmo ser descrita.
Procure no site! Voce vai encontrar muitas coisas que poderao te auxiliar nas suas caçadas e inclusive aprender as características diagnósticas dos cogumelos magicos.
Pois é, mas apesar de ser facil de achar, nao temos mesmo descriçoes de outros cogumelos.
Nao sabemos habitat, epoca do ano e especificaçoe climaticas.
Vale pra uma caçada a regra de ouro:
3 dias de chuva pelo menos
1 dia de sol.
Se o clima estiver se mantendo assim por UMA semana - é certeza que algum tipo de cogu em algum lugar aparece.
Procurar livros com fotos e identificaçoes ajuda.
(paul stamets - psicoative mushrooms of the world)
tem fotos e nomes, portanto nao imorta que tá em ingles.
eu tenho o livro guardado na camera digital, no ipod e impresso.
Só consuma após ter 100% de certeza que é um cogu ativo, e sempre que possivel invista tempo em coletar material vivo em placas de papelao.
Deve ser legal ter uma strain com SEU nome.:pos:
 
CURIOSIDADES:
Psilocybe acutipilea é a espécie brasileira mais aparentada com P. mexicana. Provavelmente, deve produzir esclerotias se cultivado em casa. Essa espécie foi coletada no Estado de Sao Paulo no mes de novembro e ocorre associadas a afloramentos de calcario.
Foi somente coletada uma vez (1 indivíduo, se nao me engado).
Segue a dica da caçada (seguindo a "regra de ouro", claro!).
Boa sorte.
*Quem quiser saber mais sobre a espécie, tem um artigo no CM (ou MP).
 
Valeu, galera! Obrigado pelas dicas.

Vou pesquisar mais sobre as outras espécies além do Cubensis, especialmente sobre os Paneoulus, sobre os quais li muito pouco ainda.

Quem souber mais, poste aqui, por favor!
 
Sim sinhor ^^
vai no sitiu e vc axa um belo esterco de vaca olha de perto e lah esta o famoso P. cubensis ^^
 
Nós aqui do Paraná temos registradas e catalogadas pela própria Secretaria de Saúde 15 (quinze) espécies psicoativas de cogumelos no estado, sendo somente do pscilocybe 7 (sete) espécies....

Nossa região especificamente que é a dos Campos Gerais, possue como seu proprio nome pode revela, muitos campos, bem extensos mesmo, o que dificulta um pouco a caçada para encontrá-los

Já tivemos o prazer de cuzar com os Amanita "mortal" e o "muscaria", Cubensis e um dos Panaeolus, mas sempre que estamos no campo, também estamos de olhos, antenas e digital ligada, para registrar essas aparições....

Cogumelos: estes desconhecidos Intoxicação por cogumelos no Estado do ParanáAndré de MeijerUm levantamento dos casos de intoxicação causada pelo consumo de cogumelos silvestres no Estado do Paraná foi realizado, tomando como base os arquivos do Centro de Saúde Ambiental do Paraná.
Nesses arquivos, encontram-se registros a partir de 1981, data da criação do Centro de Informações Toxicológicas de Curitiba.
Em muitos desses casos, provavelmente na maioria, trata-se de experiências com espécies de cogumelos alucinógenos ou outras com elas confundidas. No Estado do Paraná, são conhecidas quinze espécies psicoativas, sendo Amanita muscaria, sete espécies do gênero Psilocybe, cinco do gênero Panaeolus e duas do gênero Pluteus. Nesses cogumelos, os princípios ativos responsáveis pelo efeito psicoativo são muscimol, na primeira espécie, e psilocibina e psilocina nas outras (Stijve & de Meijer, 1993).

Link da íntegra do texto:http://www.saude.pr.gov.br/Vigiepi/Boletim/inverno_2000/intoxicacao.htm
 
Nós aqui do Paraná temos registradas e catalogadas pela própria Secretaria de Saúde 15 (quinze) espécies psicoativas de cogumelos no estado, sendo somente do pscilocybe 7 (sete) espécies....

Cia Oregon, você sabe me dizer quais são as outras além do pscilocybe?
 
Sim seriam :cinco do gênero Panaeolus e duas do gênero Pluteus

Paz e Luz !!!

Valeu, Cia Oregon!

Sobre os Pluteus só li uma vez. Vou procurar saber mais sobre esses.

Po, sou muito desatencioso! Eu li o link que você mandou, mas esqueci que lá diz os gêneros dos cogus, hehehe... :D

Mas obrigado, de qualquer jeito, hehehe!
 
Última edição por um moderador:
Sim seriam :cinco do gênero Panaeolus e duas do gênero Pluteus

Paz e Luz !!!


_________________________________
:):?: Estes seriam Pluteus?
Talvez Pluteus admirabilis?
Por enquanto identifiquei no banco-particular de esporos com: (A-45)Amarelo limão
Encontrei 03-08-2008, em um tronco podre de ameixeira-amarela(biwa=nepereira).
Localidade=Ivoti-RS-Brasil
DSCF2567-.jpgDSCF2568-.jpgDSCF2570-.jpg

Olá, amigos cogumeleiros! Tudo bem?

Sou um novato no mundo dos cogumelos e, continuando minhas pesquisas, gostaria de saber se algém poderia me dizer quais são os cogumelos com psilocibina encontrados no Brasil. Alguma vez, em algum lugar li que já foram documentadas 21 espécies de cogumelos com psilocibina em solo brasileiro.

Enfim, mais informações são bem-vindas! :D

Obrigado a todos!
__________________________________________________

Olá todos!
Encontrei estes que parecem uma espécie de Panaeolus sp.
Dizem que Panaeolus tem psylocibinas.
Seria este caso?
Primeiro pensei em Mycena sp ou Coprinellus sp, mas parece que não é o caso.
Por enquanto estou chamando de A-155.
Está disseminado em todos os cantos da mata, onde há sombra e madeira bem esfarelada ou quase esfarelada.
Tem chovido prolongadamente.
Começou a aparecer no início de janeiro e tem aumentado neste fevereiro, por essas chuvas e calor abafado.
Localidade=Ivoti-RS-Brasil.
22-01-09 (96)-.jpg22-01-09 (98)-.jpg22-01-09 (99)-.jpg25-02-2009 (67)-.jpg22-01-09 (101)-1.jpg22-01-09 (101)-.jpg25-02-2009 (46)-.jpg
 
Última edição por um moderador:
_________________________________
:):?: Estes seriam Pluteus?
Talvez Pluteus admirabilis?


Pluteus têm carimbo rosa, Alfasa. Você chegou a tirar a carimbo?

Veja a lista de espécies do gênero Pluteus conhecidas no Brasil em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fabio/article/view/253/4713



Sobre as espécies neurotrópicas (de vários gêneros), que ocorrem no Brasil, ver https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top