Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esfriando o terrário

MonteiroLombrad

Esporo
Cadastrado
10/09/2020
7
2
30
Tá calor né? Aqui na minha cidade ta fazendo mais de 35 graus e não tenho nenhum canto fresquinho aqui em casa. Comecei a colocar garrafas com agua congelada e queria saber se é de boas usar essas bolsas de gelo pra ajudar a abaixar a temperatura do terrário e oque vocês normalmente fazem quando tem esse problema. Alias, tem alguma temperatura que chega a ficar perigoso pro micélio? Qual a faixa ideal de temperatura pra frutificação? Abraços!
 

Anexos

  • IMG-1350.jpg
    IMG-1350.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 3
Em geral, entre 23 e 27 Cº costumam ser os níveis ideais, há também uma certa tolerância para mais ou menos. Sugiro colocar eles num local azulejado, identifique o cômodo mais frio da sua casa. Leve em consideração que, se seu ambiente for seco, o frio deverá ser ainda mais, o que deve dificultar um pouco o controle da umidade.

Já usei esses 'tijolos' de gel, mas no caso fazia tanto calor que em coisa de meia hora já perdiam relevância frente a outros fatores na temperatura. A eficácia desse tipo de técnica mais artesanal depende muito desses outros fatores: da estrutura que tu organizou, do controle que tu tem dela, do ambiente da tua casa, da variação do clima da região... Te digo para usar garrafas e 'tijolos' juntos e separados, anotar as diferenças dos resultados e ver o que é mais adequado pro teu contexto que não sei qual é.

Aliás, nunca fiz esse experimento de criogenia com o cogumelo; nem acho necessário, já são cobaias o suficiente, não acha? De qualquer forma, deve ser pouco provável que você tenha condições de realizar isso nessa onda de calor ao menos. Penso que abaixo de 20º pode ser perigoso para o desenvolvimento de qualquer etapa do P. cubensis, mas é provável que já existam estudos: tente o Google Acadêmico em inglês.
 
Back
Top