Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Enteogenia e Depressão

Frik

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/03/2008
9
68
36
E ae galera.

Alguém sabe a relação entre depressão e enteogenia? Eu comecei a me perguntar isso quando li que, para tomarmos o chá, temos que estar bem em relação a mente e espírito. Será que o depressivo entrará profundamente em sua depressão e conseguirá "ver ela de perto" ou de que forma ela está sugando suas energias, já que ao tomar o chá vc passa por uma busca interna muito profunda? Ou será que a pessoa se entregará a esse sentimento, podendo até se suicidar?

Enfim, quem souber algo sobre o assunto, por favor, compartilhe.

Grande Abraço!
 
Olha.. eu acho q os dois riscos existem.. vai depender da forca de vontade da pessoa.. se a pessoa vai se entregar a depressao ou se a pessoa vai lutar contra a depressao..
Eu particularmente desaconselho o uso de qualquer substancia que nao tenha um acompanhamento medico. Porque ja presenciei casos de depressao na minha familia.. e oq eu vi nao foi pouco.. Se uma pessoa depressiva tomar cogu, nao sei onde pode parar.. se fizer isso sozinha, ning vai poder impedir ela de fazer nada.. enfim, cuidado..

Paz
 
Não é aconselhável o uso de qualquer enteógeno em casos de depressão, em tratamento ou não.

Qualquer pequeno problema ou sentimento, pode tomar dimensões imensas, trazendo dor e sofrimento, em alguns casos.

Depressão deve ser tratada com acompanhamanto médico e psiquiátrico, porém quem deve querer se ajudar é o paciente, se este for passivo ao problema, tudo fica mais difícil.

Lendo o fórum, você acha mais material sobre o mesmo assunto.

saudações
 
Amigo eu já tive depressão, e desaconselho totalmente o uso de qualquer substancia, a não ser as indicadas pelo seu psiquiatra (isso mesmo, se está depressivo procure um psiquiatra para tomar medicação e voltar a fazer as coisas do dia a dia, depois procure um psicólogo para resolver os problemas que o levaram a depressão, entenda bem, é necessário os 2 médicos dependendo do seu estado emocional).

A depressão, patologicamente, é um desequilibro do nível de serotonina do cérebro (isso simplificando) aquelas substancias que agem no nivel da serotonina (a psilocibina é estruturalmente parecida com a sertonina), porem as mais potencialmente perigosas são extasy, cocaina e crack, pois essas iram consumir ainda mais o cérebro que já não está estabilizado.

Se você está depressivo é por uma fraqueza emocional, sejá qual for ela, mais geralmente é por algo que você prefere não ver ou não consegue ver.
Caso você consuma os mágicos, eles podem lhe mostrar aquilo que você vem ignorando de dentro de você com muita força == BAD TRIP.

Bom é isso ae, qualquer duvida pode perguntar, já passei por depressão, e talvez possa ajudar conversando, me manda mensagens privadas se não quiser se expor aqui no forum, tudo é válido.

Abraços, paz e luz.
 
É o seguinte, tenho bastante conhecimento do assunto depressão e descobri pouco tempo que realmente ela me acompanha já faz algum tempo. Mas acho que só agora resolvi encará-la de frente.
Já tomei lsd em fases depressivas.... foi 1/2 bike + altas doses de whisky com energético. A bad foi muita feia, entrei em um mundo onde todos eram drogados e queriam me dar mais drogas pra eu entrar num círculo vicioso e consumir mais e mais drogas, mas voltei outra pessoa, comecei a pensar na sociedade de consuimo, como ela é. Foi uma experiência muito boa por esse lado, abriu muito minha cabeça. Mas naquela época não estava preparado para enfrentar qualquer tipo de sentimento ruim, então me desesperei de mais enquanto estava na bad.
Hoje já estou mais cabeça com que acontece no meu interior. Estou ciente do que a depressão causa e estou conseguindo lidar muito bem com ela, somente com a leitura de alguns livros filosóficos e psicológicos. Sem remédios e consultas.

Valeu pela ajuda, vou dar uma olhada nos outros tópicos que falam sobre isso... Mas se alguém tiver mais comentários, por favor.

Paz! Grande Abraço
 
Umm entao voce ja teve uma experiencia de como as coisas podem parecer durante a trip em uma pessoa propensa a depressao ou depressiva.

Cara eu volto a recomendar.. Se voce ainda nao se sentir 100% ok, Nao usa.. Primeiro combate ela sobrio. Depois pode partir para uma busca espiritual ou qualquer que seja a sua busca..

Paz
 
Já discutimos muito aqui sobre o problema de usar eteógenos quando se está depressivo ou triste. Eu queria saber o que aconteceria se alguem usasse eteógenos em um momento de muita fúria e raiva.
 
Já discutimos muito aqui sobre o problema de usar eteógenos quando se está depressivo ou triste. Eu queria saber o que aconteceria se alguem usasse eteógenos em um momento de muita fúria e raiva.

Os "terroristas" devem sentir oq essa pessoa sentiria, quando eles pensam no SANTO BUSH!
 
O problema não é a depressão, muitas substâncias ditas "enteógenas" são usadas como antidepressivos, e são bombas quimicas, desta maneira, as interações de medicamentos com outros quimicos, provenientes de enteógenos pode resultar em efeitos indesejados.

Recomenda-se sempre a pessoa utilizar alguma substancia que nunca utilizou, na presença de usuários mais experientes que podem orientar a viagem.

Toda pessoa tem problemas, e se ela fica hipersensibilizada, pensar em seus problemas durante a viagem pode ser uma experiencia sofrida, muito embora isso possa servir para ela como aprendizado, após o efeito passar, vejam o caso do ayahuasca...

A coisa mais importante é deixar-se levar pelo efeito, quando a pessoa "cansa" e quer que o efeito passe, e ele não passa, pode gerar alguma angústia, e isso vale pra qqer coisa, no mais, é raro o caso de uma pessoa que enlouqueça por causa de uma substancia apenas, a mistura de várias coisas é que pode dar em merda.:D
 
É o seguinte, tenho bastante conhecimento do assunto depressão e descobri pouco tempo que realmente ela me acompanha já faz algum tempo. Mas acho que só agora resolvi encará-la de frente.
Já tomei lsd em fases depressivas.... foi 1/2 bike + altas doses de whisky com energético. A bad foi muita feia, entrei em um mundo onde todos eram drogados e queriam me dar mais drogas pra eu entrar num círculo vicioso e consumir mais e mais drogas, mas voltei outra pessoa, comecei a pensar na sociedade de consuimo, como ela é. Foi uma experiência muito boa por esse lado, abriu muito minha cabeça. Mas naquela época não estava preparado para enfrentar qualquer tipo de sentimento ruim, então me desesperei de mais enquanto estava na bad.
Hoje já estou mais cabeça com que acontece no meu interior. Estou ciente do que a depressão causa e estou conseguindo lidar muito bem com ela, somente com a leitura de alguns livros filosóficos e psicológicos. Sem remédios e consultas.

Valeu pela ajuda, vou dar uma olhada nos outros tópicos que falam sobre isso... Mas se alguém tiver mais comentários, por favor.

Paz! Grande Abraço

Amigo você não tem depressão então, deve possuir apenas alguns traços de depressão.
Quando tive depressão, fiquei dias sem dormir 1 minuto se quer, não conseguia trabalhar mais, não conseguia estudar, nao tinha concentracao para ler, a tv me incomodava, quanto estava acompanhado queria estar sozinho, quando estava sozinho queria estar acompanhado.
Fiquei um verdadeiro zumbi.
Tomei alguns anti-depressivos, tomei ansiolicos, tomei remedios para durmir.
Tudo isso pra mim voltar a me sentir possuidor desse corpo, essa medicação faz voce voltar a trabalhar, estudar e se reconhecer no espelho, porem não cura os problemas psicologicos que levam a depressão, algumas vez até mascara o problema.

Porem amigo, vou dizer como quem saiu do buraco, pq quando voce chega lá em baixo só dá para olhar para cima. :p

O problema não está em você, está na forma como voce VE o mundo.
Está nos sentimentos que voce gera, as vezes toma dores que não são suas, as vezes simplesmente prefere se abster para não ter responsabilidade, as vezes tem medo de ser julgado e as vezes age em dissonacia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dissonância_cognitiva), entre uma serie de outros problemas psicologicos.

A unica coisa que retira alguem da depressão é uma mudança de atitude com uma mudanca drástica de conceitos que talvez voce carregue desde criança, que façam parte da forma como voce pensa ou interpreta suas relações com o mundo, esses conceitos que são dificeis de trabalhar, pois voce não os percebe por terem se tornado "automaticos".

Ahhh, só uma coisa, 1/2 bike não chega nem perto de uma trip de cogumelos, quando eu tomava essas porcarias, já cheguei a tomar 2 # e não tem como comparar nem de perto.

Se há alguma coisa que voce está reprimindo (que esteja gerando traços de depressão), o cogumelo vai te mostrar, e não será agradavel.

Nunca tive uma bad trip, apenas algumas confusões, mais nada negativo, mais já presenciei a de um amigo e por mais que eu tentasse acalma-lo, cada vez mais ele entrava na sua paranoia, ele ficou totalmente chocado com a sua situação e principalmente por ter sido ele o causador da sua situação atual, e ficava se prerguntado: O que eu faço?? O QUE EU FAÇO??.

Se eu não tivesse visto o estado dele, eu diria pra voce tomar, porem, hoje eu não diria isso a ninguem, é necessario estar preparado.

Se prepare, e quando estiver seguro tome, não antes disso, a segurança é importante, se voce estiver inseguro com a vida pela sua depressão não tome, por mais que voce se julgue preparado.

É isso ae amigo.

Abraços, paz e luz.
 
Eu não sei se estou preparado ou não, mas quando rolar, vou tomar. Moro numa região cheia de cogus, mas não estou procurando, vou deixar eles me encontrarem.
Pelas leituras que tenho sobre depressão, eu me identifico muito com muitas coisas. Eu devo estar em algum começo ou algo assim.
Quando eu tomar, vai ser com amigos experientes com certeza, alguém vai estar junto comigo. E tenho essa noção que as pessoas não conseguem te controlar as vezes, já passei por isso dos dois lados.
Muitas coisas existem por trás de sentimentos e o que o enteogeno pode fazer por você. Se pensar muito vc acaba não conhecendo nem o que sente e nem o que o enteogeno pode fazer. Então me considero preparado para experimentar, pelo conhecimento que eu tenho e a consciência do que pode acontecer. Já acompanho o fórum faz um tempo e procuro sempre me informar antes de ingerir.

Grande abraço!
 
Eu não sei se estou preparado ou não, mas quando rolar, vou tomar. Moro numa região cheia de cogus, mas não estou procurando, vou deixar eles me encontrarem.
Pelas leituras que tenho sobre depressão, eu me identifico muito com muitas coisas. Eu devo estar em algum começo ou algo assim.
Quando eu tomar, vai ser com amigos experientes com certeza, alguém vai estar junto comigo. E tenho essa noção que as pessoas não conseguem te controlar as vezes, já passei por isso dos dois lados.
Muitas coisas existem por trás de sentimentos e o que o enteogeno pode fazer por você. Se pensar muito vc acaba não conhecendo nem o que sente e nem o que o enteogeno pode fazer. Então me considero preparado para experimentar, pelo conhecimento que eu tenho e a consciência do que pode acontecer. Já acompanho o fórum faz um tempo e procuro sempre me informar antes de ingerir.

Grande abraço!
está plenamente preparado.
desdo nascimento.
esse papo de experiencia quem fala que é necessario é sempre quem nunca tomou.
VONTADE é o basico.
deu vontade toma.
sem xurumelas.
E lembre-se sempre durante a tripp - uma hora passa.
 
Hehehe.... eu acredito nisso... ter vontade é o necessário... consciência em saber o que vai tomar e pelo que vai passar... se pensar de mais e n experimentar, vc nunca vai saber.... e quem sabe depois que tomar, percebe-se que todas as preocupações foram em vão... hehehe

vlw, abraço
 
Hehehe.... eu acredito nisso... ter vontade é o necessário... consciência em saber o que vai tomar e pelo que vai passar... se pensar de mais e n experimentar, vc nunca vai saber.... e quem sabe depois que tomar, percebe-se que todas as preocupações foram em vão... hehehe

vlw, abraço
basicamente, é assim que funciona.
o resto é papo pra boi dormir.
boi deitado nao gera cogumelos.
:pos:
 
Hehehe.... eu acredito nisso... ter vontade é o necessário... consciência em saber o que vai tomar e pelo que vai passar... se pensar de mais e n experimentar, vc nunca vai saber.... e quem sabe depois que tomar, percebe-se que todas as preocupações foram em vão... hehehe

vlw, abraço

Por isso que eu digo, que você não tem depressão.
O depressivo é tomado por medo e insegurança, não arrisca por medo das consequencias que ele não consegue ver.

Se você está triste ou instasfeito por algum motivo, ótimo, voce ainda tem sentimentos, numa depressão real, voce não sente mais, fica seco, e acaba fazendo isso pq os sentimentos lhe machucam então, como resposta para de sentir. E quando estiver seco fica angustiado por não se reconhecer mais.

Uma dica, esqueça isso de depressão amigo, se você começar a encanar com isso uma hora você vai somatizar essa doença.

Abraços, paz e luz.
 
Eu não estou encucado... hehehe...
Na verdade tem tantas explicações que me satisfazem enquanto nenhuma dela consegue na verdade me explicar como tudo é... Nessa busca pelo entendimento eu já parei de tentar entender. Não vale a pena, tem coisas que simplesmente "são". Ficar procurando entender, só se vai descobrir que de nada sabe. Viver é mais interessante. Sentir sem questionar.
Como dizia Clarice Lispector "Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento."

Vlw pelos comentários, me mostraram coisas que na verdade eu n queria ver.

Luz!
 
Back
Top