Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

enteógenos na mídia: "Cadu"/cartunista Glauco

popeye

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/09/2006
47
69
40
boa tarde, faz tempo que não apareço por aqui porque tenho andado longe dos cultivos, mas a pouco tempo passei na frente duma banca de revistas e um assunto me chamou muito a atenção:
trecho da reportagem de capa da revista veja:

No Brasil, em 1992, graças a uma campanha liderada por "ayahuasqueiros", o Conselho Federal de Entorpecentes liberou o consumo do chá daimista "para fins religiosos". Foi o primeiro de uma sucessão de erros que culminou com a consagração do chá como "bebida sagrada", título concedido à substância alucinógena pelo estado brasileiro em janeiro passado. O advogado criminalista Fernando Fragoso considera a interpretação casuística. "Uma droga não deixa de ser droga se for consumida no meio de um ritual. A substância é lícita ou não é", diz. A Associação Brasileira de Psiquiatria também já se manifestou contra a liberação do chá, sob o argumento de que não existem estudos suficientes para descrever em profundidade a ação no cérebro da DMT presente na beberagem.

a reportagem é tendenciosa e contribui para a desinformação do povo. o povo, coitado, não sabe separar o joio do trigo.

pra mim, duas palavras resumem essa abordagem irresponsável do santo daime: "bode" e "expiatório".
Bode expiatório
Definição:
Pessoa, ou objeto, que é respon*sabilizada pelas ações de outros; o objeto da projeção. Um membro de uma família (a criança, o doente etc.) pode ser convertido *em razão de um comportamento intrafamiliar em grande parte inconscientemente determi*nado - num repositório ou esconderijo para as emoções que os outros membros na família não verão em si mesmos.

fonte: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/wordbook/entry.php?entryID=1361

Bode expiatório
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, a época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia em Levítico, capítulo 16.
Sentido figurado do termo:
Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo (que geralmente não tenha cometido). A busca do bode expiatório é um ato irracional de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável de um ou mais problemas sem a constatação real dos fatos.A busca do bode expiatório é um importante instrumento de propaganda. Um clássico exemplo são os judeus durante o período nazista, que eram apontados como culpados pelo colapso político e pelos problemas econômicos da Alemanha.
Os grupos usados como bode expiatórios foram (e são) muitos ao longo da História, variando de acordo com o local e o período. Os negros, os imigrantes, os comunistas, os capitalistas, os "nordestinos no Brasil", as "bruxas", as mulheres, os pobres, os judeus, os leprosos, os homossexuais, os deficientes físicos e/ou mentais, os ciganos etc.
Atualmente, o uso de bodes expiatórios é cada vez mais combatido e, quanto esta tendência é levada ao seu extremo, podem ser criadas regras sociais de controle da linguagem, como no caso do politicamente correto.
De forma alternativa, a expressão "boi de piranha" tem esse mesmo sentido.

sei que grande parte do forum não acompanha essa mídia de massa acéfala e pseudo-intelectual, bem como eu. mas fica o meu protesto: pense por si mesmo, não aceite cegamente opiniões pré-concebidas por "autoridades". se quer conhecer alguma coisa, vá e veja com os próprios olhos. assuma sua ignorância: é um exercício de humildade. não julgue antes de conhecer.

abraço pra todo mundo
 
o que isto tem a ver com cogumelos?
quem eh ruim se acaba sozinho (pra ambas as partes)
 
quem falou em cogumelos?

Isto é um fórum de cogumelos. Caso queira comentar sobre outro assunto que não seja sobre cogumelos, crie um tópico em CONVERSA LIVRE. :pos:

Grande abraço.
 
basta ler pra ver que a seção perspectivas multidimensionais é sobre: Temas, discussões e debates sobre os aspectos filosóficos, sociais, políticos e ambientais da enteogenia. sendo assim, não precisa ser exclusivamente sobre cogumelos.
[]´s
 
basta ler pra ver que a seção perspectivas multidimensionais é sobre: Temas, discussões e debates sobre os aspectos filosóficos, sociais, políticos e ambientais da enteogenia. sendo assim, não precisa ser exclusivamente sobre cogumelos.
[]´s

mas tem uma ligacao com ayauhuasca, e toda vez que esse assunto vem a tona aqui da encrenca.
alias .. pra que se preocupar.. 2012 tae ja neh.
 
A questão é que, indiretamente, nos atinge. Alguém que busca o auto-conhecimento e a divindade vinda do reconhecimento dos enteógenos do universo precisa participar de SEITA com CARTEIRINHA de fiel participante? A questão que levanto é que, Glauquito tinha sim um reconhecimento divino universal pela COISA. Só que se esqueceu que, abrindo a COISA de tal forma como abriu, poderia aparecer seres esquisofrênicos que só queriam tirar um BARATO da COISA como o amiguinho CADÛ. Se ele tivesse se reservado a partilhar estreitamente somente com os mais íntimos, nada disso tinha acontecido. Já é dificil nos lidarmos com nossa própria loucura. Imagine com a dos outros...
 
É difícil resistir ao $... Sem falar no ego de abrir uma "igreja"...

Quem tá na chuva... se molha mermo...:D

Quer mais? saiam fora da HUASCA!

fiquem com cogus, hemp... Sem pretensão...
 
Huasca sem dogmas é show.

Seitinha do padinho de nao sei da onde que mata...
 
this is the end,com respeito a quem acredita no alem,no mais sera revelado,paz!!!
 
Última edição:
Back
Top