Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Enteógenos e afantasia: O uso destas substancias melhora a capacidade de visualização?

Nosferatu

Esporo
Cadastrado
26/08/2020
4
2
35
"Afantasia, também já referida como imaginação cega, é uma condição mental caracterizada pela incapacidade de visualizar voluntariamente imagens mentais. Muitas pessoas com afantasia também relatam uma incapacidade de recordar sons (músicas e vozes), cheiros ou sensações de toque. "

Olá, sofro de afantasia e tda do tipo desatento, praticamente não consigo recriar nenhuma imagem na minha "tela mental", na comunidade do reddit sobre este distúrbio há alguns poucos relatos de membros que afirmam terem obtido leves resultados com a micro dosagem de cogumelos , outros micro dosaram lsd, dmt e teve até um que não micro dosava mas tinha o costume de usar doses "normais" de forma esporádica e com o tempo percebeu a capacidade de gerar imagens bem simples e sem muitos detalhes do rosto de familiares, pequenos objetos e por aí vai.

Alguém aqui percebeu alguma melhora na capacidade de visualização após o uso continuo ou esporádico destas substancias (sofrendo ou não de afantasia)?
 
Olha, eu já li alguma coisa sobre afantasia e psicodélicos.

Ou foi um artigo pela net, ou um documentário sobre psicodélicos, ou foi outro membro que relatou que não conseguia imaginar coisas e quando usou cogumelo passou a ter essa capacidade.
 
Olha, eu já li alguma coisa sobre afantasia e psicodélicos.

Ou foi um artigo pela net, ou um documentário sobre psicodélicos, ou foi outro membro que relatou que não conseguia imaginar coisas e quando usou cogumelo passou a ter essa capacidade.
Interessante, ele usou a dose comum de uma trip ou microdosagens? Será que o efeito permaneceu por quanto tempo?

O engraçado é que não é raro eu ter sonhos extremamente realistas(já que tenho insonia) e lembrar da maioria deles, mesmo de coisas que eu sonhava quando criança, algo que muitos com afantasia não conseguem...
 
Interessante, ele usou a dose comum de uma trip ou microdosagens? Será que o efeito permaneceu por quanto tempo?

O engraçado é que não é raro eu ter sonhos extremamente realistas(já que tenho insonia) e lembrar da maioria deles, mesmo de coisas que eu sonhava quando criança, algo que muitos com afantasia não conseguem...

Foi num tópico de experiência, então não foi microdosagem não. :)
 
Muito interessante, @Nosferatu !
Eu noto uma melhora na capacidade de visualização sim...

Tem um artigo sobre ayahuasca que se chama "vendo de olhos fechados" que demonstra que as visoes que as pessoas tem sob efeito da substancia com olhos fechados é muito semelhante à visao real de olhos abertos, do ponto de vista cerebral. Acho que ja existe alguma pesquisa nesse sentido com psilocibina também.

Imagino que isso possa sim estimular essa capacidade de imaginação e visualização... Ainda mais que vc ja tem uma boa capacidade pra gerar imagens nos proprios sonhos... mas só testando pra ver.

Pretendo começar a fazer uns experimentos nesse sentido, mas consumindo quantidades menores (1g-2g) pra ver como ficam minhas capacidades de concentração e visualização durante os efeitos.

Conta pra gente sobre seus experimentos tb! 🤓
 
O artigo abaixo não é encorajador para a psilocibina. Mas pode ter variação individual, ou pode ser questão de tentar algumas vezes.

"It is interesting to note that SE reported previous use of other hallucinogens that act as 5-HT2A/2C/1A agonists, such as LSD and psilocybin, but improvements in his aphantasia were noticed only with ayahuasca "

 
O artigo abaixo não é encorajador para a psilocibina. Mas pode ter variação individual, ou pode ser questão de tentar algumas vezes.

"It is interesting to note that SE reported previous use of other hallucinogens that act as 5-HT2A/2C/1A agonists, such as LSD and psilocybin, but improvements in his aphantasia were noticed only with ayahuasca "


Me faz pensar... Será que a capacidade do Ser Humano de ser capaz de imaginar coisas vem do DMT endógeno?

Só uma pergunta solta de questionamento interior, sem intenção de gerar debate.
 
O artigo abaixo não é encorajador para a psilocibina. Mas pode ter variação individual, ou pode ser questão de tentar algumas vezes.

"It is interesting to note that SE reported previous use of other hallucinogens that act as 5-HT2A/2C/1A agonists, such as LSD and psilocybin, but improvements in his aphantasia were noticed only with ayahuasca "

Interessante, bate com boa parte das experiencias do reddit, poucos obtiveram temporário sucesso com cogumelos mas um usuário em especial levantou a possibilidade de usar 4-AcO-DMT puro , dmt puro era o carro chefe, alguns lsd, nenhum na salvia, uns até citaram dextrometorfano, quetamina e tem até uma outra droga que não me recordo o nome, deveria ter salvado!
Falando nisto me recordei de algo que ocorreu a uns 4 anos atras, antes de saber sobre afantasia, cheguei a tomar por uns 20 dias um remédio chamado zolpidem para insonia, acontece que se eu tomasse e mesmo assim demorasse pra dormir ou resistisse ao sono, eu tinha leves alucinações "não visuais" quando fechava os olhos, era como se meu corpo estivesse em uma montanha russa ou aquela sensação de passar correndo no quebra mola, sabe? No ultimo dia de uso eu tomei lá por 23hs mas fiquei no computador até 00:30, foi quando comecei a sentir MUITO sono e fechei os olhos ainda sentado na frente do PC... era como se o teclado estivesse colorido e pulsando! Fiz isso mais algumas vezes até que resolvi desligar tudo e ir pra cama, fiquei muito assustado e como não estava adiantando muito pra minha insonia já que apesar de pegar no sono rápido eu acordava depois de umas 3hs extremamente cansado e meio angustiado, acabei abandonando o uso. Foi uma das raríssimas vezes que me recordo poder ver coisas com olhos fechados, 3x em uma alucinação de febre e algumas poucas vezes antes de dormir, mas de acordo com o pessoal isto não conta já que é chamado de alucinação hipnagógica.
Muito interessante, @Nosferatu !
Eu noto uma melhora na capacidade de visualização sim...

Tem um artigo sobre ayahuasca que se chama "vendo de olhos fechados" que demonstra que as visoes que as pessoas tem sob efeito da substancia com olhos fechados é muito semelhante à visao real de olhos abertos, do ponto de vista cerebral. Acho que ja existe alguma pesquisa nesse sentido com psilocibina também.

Imagino que isso possa sim estimular essa capacidade de imaginação e visualização... Ainda mais que vc ja tem uma boa capacidade pra gerar imagens nos proprios sonhos... mas só testando pra ver.

Pretendo começar a fazer uns experimentos nesse sentido, mas consumindo quantidades menores (1g-2g) pra ver como ficam minhas capacidades de concentração e visualização durante os efeitos.

Conta pra gente sobre seus experimentos tb! 🤓
Os meus ainda vão demorar, só ano que vem! Estou desempregado, voltei a morar com minha mãe e atolado de dividas e problemas hahaha! Mas continuo pesquisando e juntando informação até decidir pra qual substancia eu tento a sorte.
Me faz pensar... Será que a capacidade do Ser Humano de ser capaz de imaginar coisas vem do DMT endógeno?

Só uma pergunta solta de questionamento interior, sem intenção de gerar debate.
Se não me falha a memoria já vi algo sobre isto em um documentário da tv escola, muito interessante este assunto!
 
Última edição:
eu tenho uma dúvida. Já fiz uso de lsd, cogumelos e dmt e nunca tive as experiências relatadas. Já tomei quantidades que outros relatam terem tido viagens, morte do ego e alucinações visuais e eu não consigo ter. Acredito que tenho afantasia, será que isso pode ser um impedidor?
 
Já fiz uso de lsd, cogumelos e dmt e nunca tive as experiências relatadas. Já tomei quantidades que outros relatam terem tido viagens, morte do ego e alucinações visuais e eu não consigo ter.


Sugiro que comece pelos tópicos desta tag: ausência de efeitos
 
Back
Top