Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

engenhoca

hemerson

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2007
42
69
42
Bom gostaria de saber a opinião dos sábios cultivadores, se daria certo minha engenhoca. Na verdade seria um balcão comprido com cerca de 2,60metros de comprimento, 80 cm de altura por 60cm de largura, consistiria em abrigar vários casing e bolos, a temperatura seria constante, utilizaria uma cuba dessas em que colocam salgadinhos; consiste em uma resistência dentro de uma cuba onde a temperatura pode ser controlada por um simples botão, seria retirado a tampa de vidro onde se abriga os salgadinhos e um buraco embaixo do balcão seria aberto para o encaixe deste sistema de aquecimento, do lado direito seria feita outro orifício por onde se colocaria o umidificador de ambiente, no meio do balcão prateleiras seriam colocadas para abrigar mais colônias, teriam duas luminárias fluorescente, e duas tampas em acrílico em cima do armário:
Um termostato de aquário também seria utilizado para controlar a temperatura
e um medidor de umidade tambem seria indispensavel
Duas bombinhas de aquário com pedras porosas seriam colocadas para a oxigenação do ambiente e um escape de ar seria aberto com filtros para a troca de ar, assim poderia acompanhar todo processo sem ter de abrir o terrario
O material usado para fazer o balcão é tipo aquelas usadas em divisórias de escritórios, bancos......um pano úmido com álcool já é suficiente para mantê-los sempre limpo


Duvidas:
- este sistema realmente funcionaria?
- serviria para casing e bolo?
- alguem saberia me dizer se existe um medidor de umidade que ligado com um umidificador controlaria a umidade ligando e desligando sozinho dependendo da umidade desejada, como funciona o termo estato para o aquecimento
Para ter um bom laboratório para meus estudos, cultivo em agar, meio liquido, preparação esterelização todas os demais estudos sobre estes fungos, o que mais precisaria para ter um laboratório dos sonhos? Capela laminar, auto clave....por favor se puderem me ajudar ficaria muito agradecido
 

Anexos

  • imagem.doc
    26.5 KB · Visualizações: 45
Fala Hemerson,

É possível sim fazer o sistema funcionar, porém a resistência da estufa de salgados é muito pequena para o tamanho do ambiente que você projeta, e além de tudo, será necessário mais de uma resistência (umas 3) para conseguir manter a temperatura constante em todos os pontos do terrário.

O aparelho que você deseja para ligar o umidificador chama-se higrômetro, é possível utilizar um que acione o umidificador quando a umidade relativa lá dentro baixar, porém é um projeto que exige investimento.

O material que vc planeja usar é madeira, não seria recomendado pois com o tempo fungos concorrentes, bactérias e outros microorganismos podem vir a surgir.

Já chegou a pensar se vai ter que somente aqueçer o seu sistema? e se precisar refrigerar, como acontece em muitas regiões, no verão?

Eu optaria por mais de um terrário de dimensões menores que este que você projeta, pois não será fácil estabilizar as diversas variáveis do cultivo em um ambiente tão grande, a não ser que você esteja disposto a fazer o investimento.

Basicamente, um bom terrário, uma glovebox e uma boa panela de pressão e/ou microondas já são o suficiente para você montar seu laboratório caseiro.

Vai amadurecendo suas idéias, são promissoras.
Estaremos aqui para lhe auxiliar. Good vibes:pos:
 
Fala irmão, bele, bom investimento existe sim, na verdade como estou aposentado das ruas e tenho um filhão em casa meu hobby é estudar plantas e fungos de poder, inclusive estou juntando dinheiro até pra uma capela laminar, estou revestindo um quarto todo com este material de divisória, vou colocar um exaustor com filtro e tudo mais, é, o bagulho vai ficar chique...hehe,
bom em relação a temperatura, bem moro em curitiba e ate a uns dois anos atraz poderia te afirmar com certeza de que o resfriamento não seria necessario, mas com a destruição do planeta o clima anda meio esquizito fazendo temperaturas alticimas, realmente tinha pensado em colocar agua gelada no umidificador, não sei se funcionaria, estas divisórias são sim de madeira mas saõ revestidas com uma placa fina, que se parece com um plastico, em relação ao aquecimento você tem toda razão, um só sistema de aquecimento acho que não aqueceria uniformemente, acho que adaptando dois sistemas menores nas duas extremidades ligados a um mesmo termo estato acredito que melhoraria muito, vou comessar a fazer o orçamento pra tentar concluir este projeto e se for bem satisfatório os resultados posso bolar um alternativo e que não se gaste tanto e mandar pra vocês.
mais uma duvida; se tiver culturas em agar, sei que uma capela laminar seria ótima para o manuseio dos bolos e inoculações mas onde devo guardar? Não deve existir uma camara onde se conserve isto ou um bomarmario vedado serviria? e se fosse por meio de clonagem (metodo Karo)onde se abrigam em tubos de ensaios, pode ser guardado tambem dentro de armario bem vedado?
valeu MuiLok se tiver mais alguma idéia sera bem vinda.
 
O projeto é bom tem tudo para dar certo, e realmente o problema vai ser deixar a temperatura instavel, mas isso é só questão de pegar o jeito da engenhoca....rs, vai fundo irmão!

Paz e luz!
 
Fala Hemerson, tranquilo?

Então, se vc está decidido, vamos amadurecer essa sua idéia.

Ao invés de utilizar um sistema de aquecimento de água, com resistência submersa, você pode utilizar diversos meios. Um que utilizo muito e com sucesso, é uma serpentina de circulação de água, quente ou gelada. Porém seu terrário será grande pacas, então acho que o melhor aproveitamento seria assim:
Um termostato, e nele ligado um aqueçedor de ambiente, desses pequenos, que é nada mais do que um ventilador com uma resistência de aquecimento. O próprio ventilador vai se encarregar de manter o ar quente em todo o terrário, pois vai fazer a circulação do mesmo. Quando atinge a temperatura desejada, o sistema desaciona o aqueçedor, voltando a acionar quando a temperatura oscilar.

Para tanto, é uma boa observar a potência das saídas relé dos termostatos, talvez um analógico suporte a potência do aqueçedor (em watts).

Para utilizar um termostato digital, será necessário fazer a saída relé acionar uma chave contactora, pois as saídas dele só suportam algo em torno de 5 Ampéres, potência esta muito baixa se comparada ao necessário para funcionar o aqueçedor. Um bom eletricista faz o sistema, não é algo muito difícil.

Colocar água gelada no umidificador não vai mudar nada a situação, então ainda ficamos sem o sistema de resfriamento. Os que tenho visto aqui, são todos baseados em trocas de garrafas de gelo, circulação de água gelada, ou com presença de ar condicionado. Somente o último é livre de manutenção diária.

Provavelmente, terá que utilizar algum material para promover umidade, além do umidificador. Argila expandida e perlita são os mais utilizados. Com a argila, seu terrário vai ficar mais pesado, se tiver que deslocá-lo.

Então, supondo que teremos recepientes com argila/perlita dentro do seu terrário, que já são ótimas provedoras de umidade, eu descartaria o sistema com o higrômetro (que custa caro), e colocaria o umidificador funcionando, sendo assistido por um timer programável, então você tem a liberdade de acioná-lo até 8 vezes ao dia, pelo tempo que julgar necessário. Por exemplo, a cada 3 horas o umidificador vai ligar por 20 minutos.

Lembre-se de deixar boas janelas para observação, para manipulação do material lá dentro, e para poder fazer periodicamente uma boa limpeza.

Uma geladeira velha, adaptada à situação também seriam um bom terrário.

good vibes, conte comigo no que estiver a meu alcançe.:) :pos:
 
Fala Hemerson, tranquilo?


Ao invés de utilizar um sistema de aquecimento de água, com resistência submersa, você pode utilizar diversos meios. Um que utilizo muito e com sucesso, é uma serpentina de circulação de água, quente ou gelada. Porém seu terrário será grande pacas, :pos:

Então invés da serpentina seria melhor uma serpentona, recomendo o uso de uma sucuri.

Aqui no Pantanal tem de monte.
 
Entendi o recado MuiLok, mas este aquecedor de ambiente colocado dentro do terrario, não ficaria perigoso, digo, a umidade vai ser alta, não existiria o risco de um curto ou choques(desculpe é que sou ignorante se tratando de elétrica)

" uma serpentina de circulação de água, quente ou gelada"
você tem alguma imagem desta serpentina para dar uma olhada
 
Realmente, pode ser perigoso. Tem que ser muito bem feito.

O fato é que, o aqueçedor funciona em muitos lares sem maiores problemas, inclusive quando a umidade relativa é 100%. É um caso que ocorre aqui no hemisfério sul, no inverno. As paredes de ajulejo "suam" e chegam a escorrer, tamanha umidade relativa.

Porém, pode ser que ele interfira na umidade do meio, nunca tive a oportunidade de fazer este teste.

Quanto à fotos da serpentina, há um tópico onde você vai amadurecer suas idéias:
https://teonanacatl.org/threads/terrário-muilok-controle-digital-de-temperatura.1138/

Para um ambiente muito maior, é passível de testes, pois com a transferência térmica para um grande ambiente, pode exigir maior diâmetro da tubulação, maior potência da resistência de aquecimento, e da bomba de circulação de água.

Os testes podem ser feitos, construindo uma serpentina com mangueira cristal.

:)
 
Putz cara nesse site tem de tudo mesmo astronauta, cientista maluco, agente secreto....Muilok, seu terrario é de ganhar globo de ouro, mas vem ca ele voa tambem ...haha até hoje foi o melhor em matéria de terrario que ja vi, mas velho tem que ser o cara pra contruir essa nave, fiquei até envenrgonhado do meu ""terrario"", bom acho que este seu sistema não vai dar certo realmente para oque eu pretendia, mas também não da pra deixar um projeto tão bom de lado, resolvi então adotar o seu sistema colocando na maior caixa de isopor que encontrar, por um acaso estava eu tentando entender e logo em seguida ja desistindo de entender o seu projeto pois não entendo nada de eletrica chega em casa um amigo que tem curso tecnico de eletroeletronica, putz maravilha, o cara ate me deu umas idéias de como melhorar alguma coisa fazer outras, vou tentar seguir seu projeto e assim que concluir mando umas fotos valeu!
 
Fala Hemerson

Essa é a beleza da coisa, transformar as idéias e descobrir novas alternativas.

O cultivo pode ser algo muito simples, ser feito com diversas técnicas, do mais simples ao mais "complicado".

Eu só criei o tal terrário porque aqui no extremo sul a temperatura oscila e muito, então precisava de algo que me permitisse cultivar cogumelos em qualquer estação do ano, por isso o uso de termostato.

Eu simplesmente copiei e amadureci uma idéia do Maurício, espero que vc agora amadureça a minha idéia de terrário, que com certeza, se você fizer com calma e pensando lá na frente, em todas as fases do cultivo, vai ter sucesso também.

A grande sacada para mim e para minha condição climática, é que pode operar tanto com resfriamento, como com aqueçimento do terrário, então alterno essa programação entre verão / inverno com sucesso.

Uma dica minha: Pense bastante na quantidade que quiser cultivar, talvez faça 2 terrários de bom tamanho, que vão operar melhor do que um terrário imenso. Digo isso pois depois de um certo tamanho, não é fácil estabilizar as condições internas do terrário.

Utilizei um isopor de boa qualidade (isotherm) de 120 litros, existem de 170 e 200 litros, porém é mais complicado de manter as condições , devido ao volume dos mesmos. O ambiente fica muito grande, então a complicação está em manter o espaço do centro do terrário com temperatura satisfatória, você acaba gastanto muito energia para conseguir isso, e no verão, muito gelo.

Troque idéia com seu colega que conheçe elétrica, ele vai lhe auxiliar muito.
Vi outro dia um termostato analógico de chocadeira, com o sensor custava 38,00 e é possível desenvolver um sistema com ele.

Capricha aí irmão, no que precisar pode contar comigo.:) :pos:
 
Back
Top