Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Encontros e desencontros espirituais

Experimentalist

Hifa
Membro Ativo
14/04/2022
194
8
37
Salve salve pessoal!

Alguns daqui me conhecem dos meus relatos e do chat. Já puxei esse assunto no chat, mas acho que esse tema é tão complexo e rico que vale a pena discutir num formato que dê para elaborar melhor do que linhas de bate-papo instantâneo. Vamos lá...

Pouco mais de 1 ano atrás eu me entendia como alguém no campo do agnosticismo/ateísmo. Verdade seja dita, eu sou um cara cheio de traumas e a religião católica é um desses traumas na minha vida. Lutei muito para conseguir me livrar do rigor católico da minha família. Fui devoto fervoroso dessa religião, acreditem, mas isso me fez muito mal no passado porque conflitava com muitos assuntos meus, entre eles a minha não heterossexualidade.

Antes dos cogumelos passei por budismo, ordem esotérica e wicca. Até que saturei e larguei mão de tudo.

Acontece que tô com saudades de Deus. Sério mesmo. Deus ou qualquer outro nome que você possa escolher para uma força superior que cuide do universo. Não sei se essa Força é alguém personificado, como tentam fazer com Deus nas religiões cristã/judaica/islâmica. Não sei se é uma só divindade ou várias. A única coisa que eu sei é que eu tenho sentido muita falta de trabalhar minha espiritualidade e também tenho sentido saudades de participar de uma comunidade de gente que tenha boa vontade e esteja lá para se desenvolver.

Pensei em voltar para a ordem esotérica que eu frequentei, mas estou em dúvida. Gostei muito do budismo também, como filosofia. Jamais conseguiria ser cristão não católico, isso não tem nada a ver comigo. O catolicismo é meu território mais conhecido, mas vale a pena? Sou louco demais por estar sem rumo e atirando para todos os lados tentando acertar Deus?

Gostaria de ouvir opiniões e conselhos de qualquer um que se considere um buscador nessa área.
 
Eu gosto muito das ideias do xintoísmo.

Fora isso, meu contato mais próximo com deus foi quando eu cai da terra e ele me dividiu e remontou, e então eu era ele, e tinha tanta vida no meu corpo, era tão poderoso, mas eu explodi em pedaços de novo, e ele remontou, e eu era apenas eu mais uma vez, e ele destruiu, e remontou, e eu era deus, e repetiu por muitos anos como se eu existir ou não fosse um mero acontecimento simples sem importância e quando eu voltei pro meu quarto eu chorei como nunca na minha vida.

Eu nunca vou esquecer isso, por mais louco que vocês achem, não sou religiosa, já odiei deus, eu tento apenas fazer o bem, isso para mim foi um milagre.
 
Eu gosto muito das ideias do xintoísmo.

Fora isso, meu contato mais próximo com deus foi quando eu cai da terra e ele me dividiu e remontou, e então eu era ele, e tinha tanta vida no meu corpo, era tão poderoso, mas eu explodi em pedaços de novo, e ele remontou, e eu era apenas eu mais uma vez, e ele destruiu, e remontou, e eu era deus, e repetiu por muitos anos como se eu existir ou não fosse um mero acontecimento simples sem importância e quando eu voltei pro meu quarto eu chorei como nunca na minha vida.

Eu nunca vou esquecer isso, por mais louco que vocês achem, não sou religiosa, já odiei deus, eu tento apenas fazer o bem, isso para mim foi um milagre.
Que relato bonito @candle. Deve ter sido uma experiência muito intensa. Já tive algumas experiências espirituais em viagens de cogumelo envolvendo vários ciclos de morte e renascimento também.

Agora, xintoísmo é uma religião totalmente desconhecida pra mim. A única referência que eu tenho são filmes e animes onde aparecem aqueles altares feitos para os antepassados e falecidos na família.
 
Que relato bonito @candle. Deve ter sido uma experiência muito intensa. Já tive algumas experiências espirituais em viagens de cogumelo envolvendo vários ciclos de morte e renascimento também.

Agora, xintoísmo é uma religião totalmente desconhecida pra mim. A única referência que eu tenho são filmes e animes onde aparecem aqueles altares feitos para os antepassados e falecidos na família.

Como um resumo, o xintoísmo reconhece a natureza como "deus" e acredita que devemos respeitar e agradecer por tudo que pertence a ela, porque sem ela não estaríamos vivos. É da natureza que você tira seus alimentos, os materiais para construir sua casa, suas roupas, o calor que te aquece. No xintoísmo se crê que todas as coisas possuem espíritos que podem ser positivas ou negativas, desde uma pessoa, um animal, um casaco, uma pedra. Atenção ao "possuem", porque nem todas as coisas "são", algumas apenas "possuem" esse espirito, é como se fosse a casa dele, por isso a crença que é importante respeitar as coisas da natureza e agradecer pelo que ela compartilha com você. Em geral, tenta-se interferir o mínimo possível com a natureza sabendo que ela fornece o suficiente sempre, a falta muita vezes é vista com benção. Tem um ditado que geralmente pessoas mais velhas dizem, poderia ser traduzido como: "Sem vazio não dá para andar". Eu não vou tentar explicar, os velhos nunca explicam.

Existe detalhes, cultos e orações, nomes específicos para os deuses e a energia, eu não citei porque acho que quando as pessoas nomeiam tudo torna difícil entender conceitos simples, mas se interessar pesquise kami, tori, sakaki. esse rito aos antepassados que citou é porque acredita-se que a tama (alma) dos familiares continuam exercer influência sobre as pessoas que ainda estão aqui, até se fundir completamente com o kami (espírito) dos antepassados, nesse estado já não é mais uma consciência individual.

Tem muitas coisas interessantes sobre o xintoísmo e suas filosofias. Eu não pratico de fato, indo aos templos e orando, mas os ensinamentos que tive contato fizeram eu enxergar detalhes do mundo que eu não podia enxergar antes, me tornaram uma pessoa melhor. Eu nunca mais joguei uma pedra.
 
Última edição:
Eu já te dei minha opinião no chat, mas pra ser mais completa vai aqui...

Depende o que você busca.
Você quer tranquilidade "espiritual", quer se sentir como parte de algo, quer tentar descobrir a verdade.

Sinceramente, eu acho difícil seguir religião porque a maioria é "antiga", baseada na realidade da época.
Não considero que tenha como serem "perfeitas", se não conheciam o mundo ainda.

Sendo que o papel da maioria sempre foi evitar crise existencial, tirar o medo da morte, organizar a sociedade e criar ordem.

Como somos membros da "sociedade do cogumelo" haha
Minha sugestão seria fazer uma trip e no pico pedir uma direção.

Você está querendo se conectar com uma força maior certo?
E quem sabe encontrar um grupo.
Nao necessariamente o mais fácil é o que te vai fazer sentir estar no caminho certo.

Se perguntar durante a trip, você pode ter a resposta dessa própria força maior ou mesmo a resposta do teu inconsciente.
Entao pode visitar e ver se te faz sentido.

Eu já fui em mesquitas, nunca senti que fazia sentido pra mim. Pra você pode ser que faça.

Assim como também nunca me senti a vontade em religiões que forçam mulheres a usar véu mesmo que dentro da igreja apenas.

E também não ficaria a vontade de ir na nova igreja evangélica criada para pessoas trans. Não por serem trans, mas por pegar uma religião e modificar ela conforme suas vontades e desejos.
Eu iria em uma igreja originalmente trans, que fez suas próprias histórias, por exemplo.

Acho que não tem muita escapatória, do que tentar aprender sobre e então ir conhecer.
Eu achava adventistas que não trabalham sábado bobagem, apesar de eu continuar não fazendo parte, consigo ver um maior sentido hoje.

Mas eles falariam contra sua não heterosexualidade por exemplo.
Você está disposto a passar por isso de novo? De esconder quem você é? De se sentir "excluído" ou "pecador" só por amar alguém?

Acho que tem dois caminhos independentes aí.
Você "encontrar" um deus espiritual e encontrar um grupo em que se sente bem.
Mas não faz sentido seguir um grupo que você não acredita, né? Só por se sentir em casa, ou faz?

Talvez você possa visitar catedrais, casas de orações, templos e locais "sagrados" enquanto não tem culto ou reunião e respirar lá dentro?

Entrar pra visitar, respirar e ver o que você sente vindo do teu coração?

Ou a ideia de perguntar na trip... Mas não tomar como lei, apenas sugestão.

Eu não vou em nenhum... Já fui em muitos locais "sagrados" mas nunca senti que gostaria de continuar com frequência. Mas também nunca tive essa sensação de querer me aproximar.

Os que eu mais gostei de ir apenas pelo ambiente foram o templo budista e igrejas cristãs em que as pessoas não ficam gritando.

Por exemplo, já fui em igreja evangélica e pessoas gritando durante o culto "glória" "amém" e depois pessoas dando depoimento como se livraram do "demônio" no corpo, eu nunca mais voltei.

Assim como conheço alguns pastores pela vida profissional e não iria na igreja deles.
ACho importante saber quem está lá na frente ensinando
 
Última edição:
Salve mano @Texugo!

Cara, obrigado pelo carinho na resposta. Acho muito legal como você elabora suas ideias e nunca se contenta a ficar somente no nível raso das questões que a gente conversa.

Depende o que você busca.
Você quer tranquilidade "espiritual", quer se sentir como parte de algo, quer tentar descobrir a verdade.

Durante muito tempo, minhas feridas e traumas vindos do catolicismo acabaram me fazendo ficar totalmente arredio com relação a Deus. Hoje eu percebo que sinto falta de duas coisas: uma comunidade de pessoas que tenham boas intenções e principalmente sinto falta de saber que sou abraçado por uma força maior. Não sei cara... tá difícil seguir a vida sem imagina que Deus pode me amparar. Acho que tem um pouco a ver com minha última trip, quando eu me vi completamente sozinho.

Sinceramente, eu acho difícil seguir religião porque a maioria é "antiga", baseada na realidade da época.
Não considero que tenha como serem "perfeitas", se não conheciam o mundo ainda.

Concordo. Um grande defeito das religiões é o engessar o pensamento. Esse é um dos motivos que me faz pensar mais em procurar linhas esotéricas e "religiões" alternativas, em vez de ficar me prendendo a um conjunto de regras rígidas que nem sempre fazem sentido.

Como somos membros da "sociedade do cogumelo" haha
Minha sugestão seria fazer uma trip e no pico pedir uma direção.

É uma possibilidade sim. Acho que vou fazer isso. Algumas das viagens que eu fiz foram bem espirituais.

Você está querendo se conectar com uma força maior certo?
E quem sabe encontrar um grupo.
Nao necessariamente o mais fácil é o que te vai fazer sentir estar no caminho certo.

Pois é Texugo, acho que o mais certo a fazer é trilhar o caminho mesmo. Explorar as possibilidades. E se não tiver um caminho pronto, talvez seja o caso de criar o meu próprio.

Acho que não tem muita escapatória, do que tentar aprender sobre e então ir conhecer.
Eu achava adventistas que não trabalham sábado bobagem, apesar de eu continuar não fazendo parte, consigo ver um maior sentido hoje.

Tinha estudado alguma coisa da Teosofia e voltei a fazer isso recentemente. Vou explorar esse caminho e ver aonde dá.

Mas eles falariam contra sua não heterosexualidade por exemplo.
Você está disposto a passar por isso de novo? De esconder quem você é? De se sentir "excluído" ou "pecador" só por amar alguém?

Pois é, isso jamais. Não abro mão de mim mesmo para encaixar em um grupo. Fiz isso uma vez e não deu certo. Acho que nunca dá certo.

Acho que tem dois caminhos independentes aí.
Você "encontrar" um deus espiritual e encontrar um grupo em que se sente bem.
Mas não faz sentido seguir um grupo que você não acredita, né? Só por se sentir em casa, ou faz?

Grupo por grupo, mais fácil arranjar uma "turma do futebol" ou "uma turma do pedal" ou "uma turma do bar" mesmo. Haha. Sua colocação faz sentido.

Talvez você possa visitar catedrais, casas de orações, templos e locais "sagrados" enquanto não tem culto ou reunião e respirar lá dentro?

Entrar pra visitar, respirar e ver o que você sente vindo do teu coração?

Gosto muito da natureza. Tem alguns locais de culto aqui por perto que ficam mais ligadas à natureza. Talvez eu possa começar por aí.

Eu não vou em nenhum... Já fui em muitos locais "sagrados" mas nunca senti que gostaria de continuar com frequência. Mas também nunca tive essa sensação de querer me aproximar.

Os que eu mais gostei de ir apenas pelo ambiente foram o templo budista e igrejas cristãs em que as pessoas não ficam gritando.

Já participei do movimento da renovação carismática católica. Quem curte que me perdoe, mas não acho que seja um povo muito brilhante não. Tenho uma impressão ruim. Parece que ficam meio lunáticos com o passar do tempo.

Por exemplo, já fui em igreja evangélica e pessoas gritando durante o culto "glória" "amém" e depois pessoas dando depoimento como se livraram do "demônio" no corpo, eu nunca mais voltei.

Imagina... é um caos isso. Minha visão de espiritualidade tem mais a ver com algo que acalme o coração, não essas raves aí que o pessoal faz dentro de "igreja". Tá loco....

Assim como conheço alguns pastores pela vida profissional e não iria na igreja deles.
ACho importante saber quem está lá na frente ensinando

Concordo 100%! Tem muita, mas muita gente mesmo, que abusa da posição de liderança e tira proveito em várias áreas. Tanto que esse é um dos meus medos em me jogar nessa exploração na busca por uma comunidade. Talvez acabe focando mais num trabalho espiritual solitário mesmo.
 
pelo oq vi aqui tu sempre buscou o caminho grupal. Então me questionei se tu ja buscou o caminho solitário disso hehe
Já se enveredou na magia? Digo magia MAGIA mesmo, e não wicca sadsdfjdsh ( com todo respeito mas considero um caminho que se perdeu muito nos grupos da atualidade se comparado com o seu propósito original pensado pelo Gerald Gardner)

Tipo, qualquer magista sério está nesse caminho pra ir de encontro a divindade. Quando se fala de magia existe um senso comum que pensa logo em fazer coisas pra conseguir coisas materialmente, sendo que isso é só UM aspecto da coisa.

Então assim, se enveredar na magia é buscar o SEU caminho em direção a deus a fim de compreender melhor a criação e suas engrenagens. Existem muitas vertentes que vão desde magia cerimonial até a pop magick que é mais moderna.
Caso esteja procurando um caminho mais pessoal pra isso então talvez criar o próprio caminho seja a solução :)

Eu me identifiquei um bocado com tua história pois também venho de família muito cristã e eu era MUITO evangélico e também tinha que lidar com as questões da minha sexualidade já desde muito novo. Também tinha que lidar com muitas visões e pesadelos que tinha na infância e com o fenômeno de projeção astral que surgiu desde muito cedo pra mim de forma quase espontânea. Nisso tudo o que conseguiu segurar as minhas pontas foi criar meu próprio caminho tendo a magia como uma ferramenta pra isso. Então essa é minha dica do dia kkkkk
 
Back
Top