Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ecovila: cogumelos, liberdade e companheirismo.

• Criador do tópico afrodite
  • Data de início
A

afrodite

Visitante
Olá, tudo bem? Sou novata por aqui e também no conhecimento dos cogumelos. Eu e meu namorado, que também participa da comunidade, estamos iniciando um primeiro cultivo, apesar de já termos tomado chá de cogumelos desidratados. Ando lendo alguns tópicos e fiquei impressionada com os assuntos apresentados e a quantidade de aprendizado de vida que pode ser retirado daqui. :)

Bom, entretanto meu contato tem um foco diferente...Eu e meu namorado estamos planejando iniciar ou adentrar em uma ecovila, para vivermos a partir da aplicação da permacultura e também obter cultivo de cogumelos. Devido ao nosso gosto pela comunidade, pensamos em comentar isso com vocês, pois nunca se sabe quando alguém tem algum plano semelhante ao nosso!

Penso que podemos todos nos acrescentar, trocar ideias e talvez perceber que temos interesses em comum e aí, quem sabe, iniciarmos uma estrutura real de vivência diferenciada. Tanto eu quanto o Yuri (meu namo) já estamos pesquisando técnicas, locais, formas de aprendizado para a vivência de maneira auto-suficiente, entre outros. Não temos nada mega estruturado ainda, é uma ideia, mas estamos trabalhando para ela se tornar realidade, pois já é um sonho fixo.

Acredito que seria extremamente interessante conhecer pessoas com ideais semelhantes, ainda mais que já temos pelo menos um gosto bastante em comum: cogumelos!

Aceitamos opiniões, propostas, comentários, enfim, estamos abertos a diálogos para que possamos realizar essa vontade e quem sabe, espero, com um pessoal gente fina daqui. :D

Oi carolgotz e Yuri
Dependo do estado em que você mora, terá várias opções. Quase sempre as ecovilas já constituídas tem o seu estatuto próprio, algo como um manual de condutas e políticas. Aceitando as condições pré-estabelecidas e sendo aceitos pelos demais membros já residentes na ecovila, é só iniciar a mudança.
Lembrando que, é um processo lento e delicado.
Há ecovilas 100% sustentáveis, outras semi-sustentáveis, ideologias e políticas irão mudar muito de uma para outra.

Algumas ecovilas irão aceitar essa sua prática (cultivo de cogumelos); outras, podem já não ter interesse.

Bons estudos!

conceitos de Ecovilas atuais:

Anexos

• Dimensoes do Conceito de Ecovila.pdf
    155.2 KB · Visualizações: 24
Oi carolgotz e Yuri
Dependo do estado em que você mora, terá várias opções. Quase sempre as ecovilas já constituídas tem o seu estatuto próprio, algo como um manual de condutas e políticas. Aceitando as condições pré-estabelecidas e sendo aceitos pelos demais membros já residentes na ecovila, é só iniciar a mudança.
Lembrando que, é um processo lento e delicado.
Há ecovilas 100% sustentáveis, outras semi-sustentáveis, ideologias e políticas irão mudar muito de uma para outra.

Algumas ecovilas irão aceitar essa sua prática (cultivo de cogumelos); outras, podem já não ter interesse.

Bons estudos!

conceitos de Ecovilas atuais:
tupy muuito obrigada! Realmente esqueci de colocar algumas informações importantes! Somos de SC e gostaríamos de adquirir um local nesse mesmo estado, mas sem preferências de localização nele. Gostei muito do arquivo enviado, vou estudá-lo melhor. Temos consciência que o caminho para o alcance da vida em uma ecovila é bastante trabalhoso, mas sem dúvidas recompensador. Estamos querendo fazer tudo bastante planejado e muuito, mas muito estudado, para não termos erros significativos :)

Cara colega, já que você é da Bela e Santa Catarina, já te passo a dica:

clique em mim

Depois, me conta o que achou ;)
Mantemos contato.

Obrigada Mortandello. Estou recém conhecendo melhor o site, já li alguns posts com meu namorado, mas agora que fiz meu perfil estou mais entretida ainda. :)

To aqui tb carol, eu e minha namorada tb viajamos na mesma idéia, não estamos perto geograficamente mas a rede nos aproxima sempre. Ela curte muito a parte das plantas e da bioconstruçao eu já viajo muito no barraçao dos cogumelos... enfim tamo aí, manda o e-mail por mp que a gente conversa melhor.

Engraçado como existem tipos de pessoas, vc falando sobre esse sonho É IDENTICO a minha mulher falando!
Seja bem vinda a comunidade.

tupy adorei o material que tu me indicou! A ecovila quiriri é bem inicial, parece ótima para entrar. Já li um manual e estatuto do local, enviei um e-mail pra eles e estou no aguardo da resposta. Você conhece o pessoal dessa ecovila? :p

To aqui tb carol, eu e minha namorada tb viajamos na mesma idéia, não estamos perto geograficamente mas a rede nos aproxima sempre. Ela curte muito a parte das plantas e da bioconstruçao eu já viajo muito no barraçao dos cogumelos... enfim tamo aí, manda o e-mail por mp que a gente conversa melhor.

Engraçado como existem tipos de pessoas, vc falando sobre esse sonho É IDENTICO a minha mulher falando!
Seja bem vinda a comunidade.

Bah arcaico! Fico muito feliz em saber que compartilho do sonho dela e do seu. Podemos iniciar um contato, pois não temos um local definido. Temos preferência em SC pelo fato de termos familiares por aqui e pelo RS, mas não definimos esse local em si, estamos abertos a novas propostas, até porque muitas ecovilas não permitiriam o cultivo de cogumelos. É preciso sempre interagir com um pessoal mais cabeça aberta. Queremos fazer tudo com calma, estamos agora em um período de resgate de idéias para montarmos nosso projeto e fazer tudo dar certo :)

tupy adorei o material que tu me indicou! A ecovila quiriri é bem inicial, parece ótima para entrar. Já li um manual e estatuto do local, enviei um e-mail pra eles e estou no aguardo da resposta. Você conhece o pessoal dessa ecovila? :p

conheço.

Então, é que no manual e estatuto não consta nada sobre, tu sabe se o pessoal cultiva cogumelos ou não tem preconceito com isso? Isso é bastante importante..

Como você se interessou, o ideal agora é você entrar em contato com o pessoal, e, de preferência ter uma conversa em particular, questões como essa, acredito, só possam ser tiradas daí pra frente.

Como você se interessou, o ideal agora é você entrar em contato com o pessoal, e, de preferência ter uma conversa em particular, questões como essa, acredito, só possam ser tiradas daí pra frente.
Foi o que pensei...Eu mandei um e-mail segunda-feira passada mas ainda não obtive retorno. Queremos conhecer o local e ver o que podemos aprender lá, conhecer os moradores e suas ideologias. Acredito que só assim saberemos melhor suas preferências mesmo...

carolgotz,

Tenho um casal de amigassos mesu que ja comecaram a fundacao a pouco tempo ,ate agora estao acabando de construir a cozinha mas no momento nao tem muito mais... estao localizados em cavalcante(GO), eu to querendo ir pra la fazer exatamente isso o que você fala em um tempo. Lugar pra fazer nao falta.. e projetos tb nao!!

Qqqer coisa falae, gente precisando de ajuda pra fazer exatamente esse tipo de coisa é o que nao falta.

Abraços

bacana isso tudo!

Tens interesse também?

carolgotz,

Tenho um casal de amigassos mesu que ja comecaram a fundacao a pouco tempo ,ate agora estao acabando de construir a cozinha mas no momento nao tem muito mais... estao localizados em cavalcante(GO), eu to querendo ir pra la fazer exatamente isso o que você fala em um tempo. Lugar pra fazer nao falta.. e projetos tb nao!!

Qqqer coisa falae, gente precisando de ajuda pra fazer exatamente esse tipo de coisa é o que nao falta.

Abraços

Po, sem dúvidas eu quero muito saber mais informações...Olhei umas fotos de cavalcante e fiquei de cara com a beleza do local Insider! Quando tu tem planos de ir pra lá? Esse pessoal tem algum perfil aqui ou alguma forma de contato para conversamos com eles? :)

Olá, tudo bem? Sou novata por aqui e também no conhecimento dos cogumelos. Eu e meu namorado, que também participa da comunidade, estamos iniciando um primeiro cultivo, apesar de já termos tomado chá de ...

( Tenho planos identicos ao de voces ,Já tenho as técnicas e o local para um cultivo grande... acho primordial essa preocupação de cultivar, o mundo está louco, e como uma locomotiva indo para o abismo, é melhor ter todos os recursos nescessarios e isso inclui manter as portas do universo abertas ...ter bons alimentos, agua,e enteogenos pois a barra está realmente pesada e algumas pessoas precisam estar conscientes e saudáveis quando o telhado cair e o chão começar a tremer...para ajudar os desavisados... que bom encontrar pessoas que sabem pensar de maneira global!... vamos agir então... estou a disposição para trocarmos idéias e juntarmos forças!Namastê.)

é possível fugir dessa cadeia que a sociedade nos proporciona...

Ecovila-nos-EUA-é-exemplo-de-vida-sustentável.jpg

Estilo de vida? Alternativo! Este tem sido o conceito, forma, opção de vida de muitas pessoas em várias partes do mundo. Cansados de toda a correria das grandes cidades, das formas de trabalho que muitas vezes exploram sufocando todo o tempo que deveria ser dedicado a família, ao lazer, amigos e uma vida saudável as pessoas que adotam esse conceito jogaram “tudo para o alto”, e foram em busca de algo novo, prazeroso e que rendesse anos de vida com mais bem estar.

Ecovila-nos-EUA-é-exemplo-de-vida-sustentável1.jpg

shiva Ficamos muito felizes com seu comentário. A vontade de aprender aqui é bem grande. Estamos abertos a tudo que é proposta de autoconhecimento, crescimento coletivo e individual...Podes me falar mais a respeito do local? Em que estado se localiza? Basta companhia para realizares o início de tudo? Se for, fico muito feliz por este nosso contato, pois sem dúvidas, podemos construir muito juntos!

Fred Muscaria E você Fred, tem esses planos também? Gostaria de viver dessa maneira? Divida com a gente seus sonhos...Vai saber né? ;)

Back