Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre shimeji na borra de café

lixero

Primórdia
Cadastrado
26/04/2010
5
38
36
Salve galera!
Acompanho o fórum a alguns anos já e fico muito feliz em ter um lugar como esse para essas trocas de informações, mas essa vai ser minha primeira produção. Fiz até um curso de cultivo sobre champinhom porem resolvi fazer o shimeji pela facilidade e pela atitude de reciclagem do meu projeto, mas sem delongas vamos lá!
Primeiramente gostaria de esclarecer algumas duvidas, espero que possam me ajudar.
Informações:
especie: shimeji branco
composto: borra de café ( café expresso)
recipiente: saco de propileno ( pode ser elevado a altas temperaturas)
quantidade de composto: 1kg por saco
também estarei utilizando "sementes" já colonizadas compradas de um fornecedor

Duvidas:
1. o café que vou utilizar vem de maquina de expresso assim sendo ele não fica tão encharcado quanto o feito em filtro de café, principalmente pelo fato dele fica um tempo na gaveta até junta uma quantidade legal. Gostaria de saber se terei q umidificar mais esse café. Se sim qual seria a quantidade ideal de agua que teria q adicionar.

2. o café e um pouco acido, o ambiente é favorável para o cultivo de cogumelos ou tenho q aumentar o ph (deixar menos acido, alcalino) se sim quais produtos são indicados ( alginato de calcio?) e sabem me dizer quais quantidades por quilo devo utilizar?

3. como disse vou trabalhar em saquinhos de propileno, apos pasteurizar e esperar esfriar colocarei as "sementes" nos próximos dias (20-30?) deixo o saco lacrado ou é necessário ter uma entrada de ar ? e o ambiente para colonização deve ser escuro, correto?

4. qual q quantidade media que consigo produzir de frutos de 1 kg de composto de borra de café? acredito que seja mais q palha pois tem mais nutrientes, certo?

5. o choque térmico é necessário para frutificação ou não? se sim qual temperatura deve estar a água, tenho q molhar o composto todo ou posso por o saco fechado?


muito obrigado, e desculpe pelas numerosas perguntas, vi tantos videos e tutoriais, mas gostaria de reunir todas as duvidas em um só lugar. espero q essas perguntas sejam uteis a todos.
Valeu galera!!!
logo começo um diário de cultivo!
 
Back
Top