Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida Sobre O Pleorotus Sajor-caju

  • Criador do tópico Paêbirú
  • Data de início
P

Paêbirú

Visitante
bom pessoal, eu estou começando um cultivo de peorotus sajor-caju junto com o ABRAXAS, postei aqui apra saber algumas coisas, e esclarecer alguams duvidas.

se fosse possivel alguem que ja cultivou esta especie ou que entenda poderialistar todos os materias necessario, e algumas caracteristicas desse tipo de cultivo como umidade,temperatura esse tipo de coisas, o substrato que escolhemos foi com grama e quirela de arroz


muito obrigado
 
po cara, tem que pesquisar antes
eu sei que tu tem lido bastante, mas só se deve perguntar quando a duvida ja não esta respondida em outro tópico
teve sorte de ninguem ter te dado uma liçao de moral por esse post de preguiçoso hehe
e ainda o shroower teve a paciencia de pesquisar os links dos cultivos pra ti

leia ai e faça tu mesmo a lista dos materiais, qualquer coisa se falamos por msn, ou pessoalmente

abraço
 
Os parametros ideais para colonização do substrato varia em torno de 25 e 30 C. A umidade de 80 a 90%. Para o frutifucar basta abaixar a temperatura 5C e aumentar a umidade para 85, 95%.

No meu cultivo deixei colonizar na temperatura de 20C (dentro do meu quarto em penumbra) e depois de 100% colonizado, abri o saco e coloquei num balde coberto por um saco de lixo. Abria o saco todos os dias e borrifava agua dentro. Acho que só isso abaixou a temperatura e aumentou a umidade. Foi o "start" para o começo da frutificação. A colonização durou 3 semanas e 1 semana para os cogus madurecerem.

Notei que no pote a produção foi bem menor comparado com os sacos de polipropileno. Aconselho usar os sacos para esse cultivo.
No mais, eu achei muito facil de cultivar. Desde a inoculação até isolar o micelio em placas. :pos: RECOMENDAVEL!:pos: ;)
 
valeu ai Phyllo, to anotando tudo hehe

então, eles produzem mais em sacos, mas no pote é mais facil de cuidar as contaminações, não?

fazer bolos ou casing seria viavel?

como primeiro cultivo pensei em fazer nos potes mesmo, o que me diz?

abraço
 
Abraxas (CM), blz?
Eu nunca vi (li) nada a respeito de cultivar Pleurotus ssp. em bolos e casings. Eu lembro li no T.M.C. que nao é necessario fazer, mas seria legal tentar e ver os resultados.
Sobre o pote, achei que ocupa muito espaço na panela de pressao, dificil de conseguir muitos e que nao produz nada em comparação com os sacos.
Os sacos sao faceis de encontrar, baratos (500 sacos/R$16), nao ocupam muito espaço e voce pode fazer muitos e muitos sem ter procurar por potes de vidro. E alem disso a produção é bem maior.
Já as contaminaçoes eu nao sei dizer, pq no meu caso nenhum contaminou.
Se quiser testar o pote e o saco, td bem. Mas eu recomendo os sacos de polipropileno.:pos: :pos: :pos:

*Vou começar uma cultura de micelio em grão nos sacos. Gostei muito deles! e além do mais comprei 500 sacos e tenho que gastar.:D ;) :pos:
 
e ae Phyllo

pois é, vou testar alguns metodos, vou fazer em potes e casing eu acho, bolo tambem vou ver se consigo, por que os tais sacos não tem por aqui(interior é fogo)
vou ver no que dá

valeu ai
abraço
 
Phyllo, esses sacos vc encontrou onde? Pode dizer a marca?

Nos hipermercados só vejo os de polietileno, que não aguentam esterilização.

Aliás é uma coisa que quase me confundiu, pois o plástico da embalagem era de polipropileno, mas depois que percebi que os sacos mesmo eram de polietileno.
 
é Phyllo, esses sacos tão difíceis de achar
nos mercados só tem uns de pvc, ou outros que pela sua espessura e consistência não suportariam as temperaturas de esterilização
por enquanto vou cultivar em potes mesmo
 
Entao moçada!
Esse saco eu comprei em lojas especializadas em sacos, embalagens e isopores. Acho que custa em torno de R$ 16,00/500 sacos. O lojista me falou que vende muito desses sacos para consultorios odontológicos, pois sao usados para esterelizar equipamentos na estufa (É uma dica). Aqui em Brasilia eu conheço pelo menos 3 lojas desse tipo.
Vai ai a marca do produto com foto p/ ilustrar ;)

*Se precisarem de alguns para teste...(MP):pos:
Abraços
plastico.JPG
 
eae pessoal, bom eu fiquei um tempo sem vir aqui por que era fim de bimestre no coelgio e andava meio ocupado, agora to de férias e eu e o ABRAXAS estamos com bastante tempo para arrumr as coisas para o cultivo, muito abrigado pela atençao ai, tem sido de grande ajuda as dicas. vim aqui de novo por que estou anotando todos os materiais necessarios, ate as coisas mais simples para que nao falte nada


valeu ai

ahh meu msn - th3slayer@hotmail.com se qusierem add:D
 
Back
Top