Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida sobre o meu casing

Bolofom

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/11/2006
68
69
Ola a todos.
Então estou com uma duvida, faz quase 4 dias que eu montei 3 casing, desses 2 deixei quieto e um eu escolhi pra ser o alvo da minha ansiosidade, fico vendo ele toda hora (tento me convercer que é só pra ver o desenvolvimento). O que eu fico abrido 2-3x ao dia não tem nada aparecendo em cima. Porém hoje resolvi abrir os outros pra ver se tinha algo e num deles, que havia caido no chão (são potes de plástico azul com tampa), encontrei na parte que acidentalmente ficou com menos cobertura sinais do micelio colonizando grandes pedaços brancos, infelizmente eu logo acertei o nível sem ter analizado direito. No outro que eu deixei quieto percebo que os primeiros sinais do micelio aparecem na superficie, em partes onde ficou mais baixo a mistura.
Queria saber se existe a possibilidade de a mistura ter ficado muito alta, ou se esses sinais indicam que é só esperar que mesmo a camada sendo grande (não tive como medir, talvés tenha ficado com 3cm, ou mesmo 2 ou 4cm, de mistura) o micelio atingira a superficie?
Um outra coisa é se é necessário, ou recomendável, colocar o casing na geladeira por algumas horas antes de colocá-lo no terrário.
 
pode demorar de 5 a 10 dias pra surgir primordia mas em 3 dias depois de feito o casing aparece micelio espalhado pela superficie. eu tenho um que caiu tambem, eu recoloquei mais casing em cima e esta indo normal. nao eh necessario colocar na geladeira, mas machucar nao vai, eu coloquei um bolo uma vez por umas 6 horas. mas em questao ao casing, eh relativo ao nivel de colonizacao do substrato e a grossura da camada do casing, se em algum ponto achar que vai rolar overlay coloque mais casing nos pontos que estao mais fortes. boa sorte, espere mais opinioes dos sabios
 
Fala Bolofom

O surgimento de micélio na superfície está relacionado a:

1 - Tempo para o micélio se recompor, após ser quebrado para o preparo do estojo.

2 - A quantidade de mistura que cobriu o substrato.

O micélio precisa crescer e colonizar a camada de mistura.

Isso acontece igual como a colonização do substrato no escuro e fechado.

Leva uns 5 dias para aparecer sinal na superfície, depois é mais rápido.

Quanto mais você abre mais atrassa o desenvolvimento, mas pelo que você descreveu está tudo bem, sem contaminação, aguarde mais dias.
 
Cara, pare com isso, aprenda a controlar sua ansiedade ou ela vai acabar com você em suas experiências, agora, feche o casing, deixe no escuro e não fique olhando, além de atrasar, ainda deixa a superfície esposta a esporos de contaminantes, o casing fica muito vulnerável a contaminantes justamente pelo fato da superfície não estar colonizada.

Tome os devidos cuidados que tudo dá certo.

Boa sorte. :pos:
 
ai relaxa ,e de um tempo para que aja a frutificacao , ansiedade so atrapalha...
 
Valew ai pelas dicas e toques.
Mas é realmente dificil controlar a ansiedade, hoje eu não abri nenhuma vez os potes, mas pensei nisso várias vezes hehehehehe
:)
 
Minha dúvida é quanto ao cogumelos propriamente ditos. Fiz um case usando milho e depois uns 14 dias começaram a aparecer as primórdias. Até ai , tranquilo. Só que os cogumelos ao se desenvolverem não estão formando o véu. Sei que ele rompe quando amadurece, mas não é isso. É como se o véu ficasse colado na estipe, sem acompanhar o chapéu. Alguém já viu isso?
 
Descreva como foi montado o casing e o que você usou (fibra, pó de coco, vermiculita, etc.).

Qual a strain que você está cultivando ?

Coloque fotos, uma imagem diz tudo.
 
o strain é MEX. Recebi de um jovem trivial "das áreas".

o case foi montado com milho de pipoca colonizado, coberto com vermiculita.

coloquei vermiculita úmida em um tapaware, depois a camada de milho e depois

mais vermiculita. deixei no escuro por 5 dias. em seguida coloquei mais uma

camada de vermiculita e mandei pra um terrário com temperatura entre 23 e 26º,

com argila expandida e água no fundo e com um compressor.
 
o strain é MEX. Recebi de um jovem trivial "das áreas".

o case foi montado com milho de pipoca colonizado, coberto com vermiculita.

coloquei vermiculita úmida em um tapaware, depois a camada de milho e depois

mais vermiculita. deixei no escuro por 5 dias. em seguida coloquei mais uma

camada de vermiculita e mandei pra um terrário com temperatura entre 23 e 26º,

com argila expandida e água no fundo e com um compressor.

E aí cara? Já se passaram quase um mês... qual foi o resultado?

Tem fotos aí ?? Se tiver posta aqui pra gente ver...

Inté...
 
Olá pessoal!

Sou iniciante e estou com dúvidas de como proceder após o substrato estar pronto. Não sei como se deve preparar o "casing".
Preciso fazer uma camada de vermiculita em cima e embaixo logo no início?
Como faço p esterilizar a vermiculita??

Aguardo ajuda
Valeu!!
 
Olá pessoal!

Sou iniciante e estou com dúvidas de como proceder após o substrato estar pronto. Não sei como se deve preparar o "casing".
Preciso fazer uma camada de vermiculita em cima e embaixo logo no início?
Como faço p esterilizar a vermiculita??

Aguardo ajuda
Valeu!!

Da uma olhada na biblioteca, velho!

Sobre esterelizar a vermiculita, eu umideço coloco dentro de um ziploc e logo depois vai para o microndos 3 minutos.
 
Back
Top