Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida sobre carimbos

Diego

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2007
147
71
Olá, estou com uma duvida sobre se mando carimbos para o profungos...

Não sei se consegui fazer os carimbos em condições perfeitamente estereis,
será que tem problema em envia-los? Já tenho varias placas de petri e costumo usar elas
para conduzir experimentos e pretendo fazer alguns testes para ver se os prints contaminaram.

A duvida é se vocês não mandam algum print que acham que possa estar contaminado?

É meu primeiro cultivo e ainda estou engatinhando sobre como proceder, mas quero contribuir
com o presente que me foi dado com varios prints :eek:

Desculpe pelo meu portugues.

Obrigado.
 
Profungos distribui carimbos para outros cultivadores, se voce nao tem certeza que os carimbos estao em perfeitas condicoes para realizar um cultivo, eu nao aconselho a envia-los.
Ninguem gosta de receber um carimbo que nao eh limpo..
Enfim, aconselho a voce cultivar primeiro a partir desse carimbo, assim como voce falou que ira comecar, e depois sim tirar carimbos limpos provienentes do seu cultivo :rolleyes:

Paz
 
Upvote 0
Profungos distribui carimbos para outros cultivadores, se voce nao tem certeza que os carimbos estao em perfeitas condicoes para realizar um cultivo, eu nao aconselho a envia-los.
Ninguem gosta de receber um carimbo que nao eh limpo..
Enfim, aconselho a voce cultivar primeiro a partir desse carimbo, assim como voce falou que ira comecar, e depois sim tirar carimbos limpos provienentes do seu cultivo :rolleyes:

Paz

Oi Caruero, o problema é que varios carimbos vão saindo da area esterelizada sem parar e não sei
se algum contaminante pegou neles.

Acho que vou fazer mais alguns cultivos a partir dos carimbos que tirei para ver no que da intão
antes de mandar qualquer coisa :pos:

Obrigado pela resposta
 
Upvote 0
OU melhor: explica como você está fazendo esses carimbos pra gente ver se tem mesmo algum problema na confecção ou se é paranóia sua.
 
Upvote 0
É que tenho a area esterelizada (que ja não está mais tão esteril pois tenho que abrir ela para pegar os prints) pequena, então tenho que abrir ela para fexar os prints e botar na silica, pois são
muitos prints.

Sendo assim, algum cogumelo abre o chapeu, vai para glovebox, e depois é fexado meio que
fora da glovebox.

Nesse periodo de troca constante entre os meios, pelomenos em agar ou um bolo contaminaria na
hora, prints não tenho certeza se contaminariam. Se contaminarem precisarei elaborar um metodo
mais esteril.

Denovo desculpe pelo portugues ruim :)

Edit: Oi shroower, tentei descrever o metodo ali em cima.
 
Upvote 0
Eu nunca nem usei glove box pra fazer meus carimbos e sempre serviram muito bem desde que eu:

- Limpe bem o papel alumínio com álcool etílico antes de colocar o chapéu sobre ele;
- Dobre bem rápido logo depois de tirar o chapéu;

Se você está sendo mais limpo que isso envie seus carimbos.
 
Upvote 0
Olha cara, axo q pode ser meio paranoia.. tudo bem q tem milhoes de esporos no ar, mas se voce passar um lysol spray ou um pato spray anti bactericida, dps de 3 minutos, vc pode trabalhar ateh com a tampa aberta.. claro q nao vai ter a mesma eficiencia.. mas eu nunca tive problemas de contaminação qnd fui fechar o carimbo.. sempre esterilizo bem todo ambiente de trabalh o;)
 
Upvote 0
Passei lysol na glovebox, passei alcool nos aluminios e dobrei rapido também.

Talves seja paranoia mesmo..

Mesmo assim acho que vou fazer um teste antes de enviar eles (fiz mais de 30). Vou fazer uma seringa e inocular algumas placas de petri, se não aparecer nada eu mando.

Depois de varias contaminações nas placas acho que fiquei meio cabrero com contaminantes :)

Obrigado pelas dicas, Valeu!
 
Upvote 0
Fala Diego

O processo que utilizo para fazer os carimbos é o seguinte:

1º - Limpo a superfície onde vou trabalhar.

2º - Sempre tomo banho antes e trabalho com luvas de latex e máscara (ambas utilizadas em hospitais).

3º - No ambiente evito circulação de ar, ou seja desligo o ar condicionado e fecho a porta.

4º - Os recortes de papel alumínio estão preparados e uma bandeja.

5º - Corto os chapéus e coloco sobre o recorte e dobro sem fechar.

6º - Troco os recortes de 8 em 8 horas, 3 vezes.

7º - Deixo secar, mas dobrado, sem fechar ainda.

8º - Fecho e coloco em sílica gel.



Carimbo - Como retirar

Fotos demonstrativas de como retirar carimbos.

https://teonanacatl.org/threads/carimbo-como-retirar.1161/
 
Upvote 0
Oi Mauricio,

O maior poblema é que vivo em um kitnet (uma peça só) e por isso não posso desinfetar ela
completamente. Sei que existem contaminantes no ar pois varias culturas contaminaram, apesar
de não existir circulação de ar.

Uma coisa que eu não fiz foi deixar os prints abertos na silica (fexei eles e botei no ziplock),
talves foce melhor abri-los para permitir uma secagem maior (apesar aumentar o risco de contaminantes).

Vou ver se abro eles quando chegar em casa (pelomenos um dos lados para humidade sair).

Obrigado pelas ideias :pos:
 
Upvote 0
Back
Top