Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida - Silica gel na secagem e no armazenamento

Hiosai

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/01/2010
8
47
Ola a todos!
Bem, minha duvida é sobre a quantidade de Silica Gel (aproximadamente) usada tanto na secagem depois do túnel de ar, quanto no armazenamento.
Estou para faser uma colheita, em um pasto de um sitio de uma amiga minha, que para a sorte minha e de meus amigos é quase inacessivel em um geral. Sem falar que tem 3 açudes aonde as vaquinha fazem suas necessidades. :rolleyes:
Por esse fato entre muitos outros, acredito que a colheita seja grande. Provavelmente com mais de 30 ou mesmo 50 cogumelos (claro, tomando cuidado para n extinguir eles da area =o ).
E ai vai, qual seria a quantidade aproximada de Silica Gel usada para a secagem após o túnel de ar? E no pote para armazenagem?
achava que era relativamente pouco o que sera usado, mas vi o tópico "Secagem: qualidade mantida para a eternidade" mais especifico https://teonanacatl.org/threads/secagem-qualidade-mantida-para-a-eternidade.10/page-6#post-161 e fiquei sem saber a quantidade.
Espero que possam me ajudar :D Muito obrigado e muita paz!
 
Simples.
Digamos que você tenha recolhido 50 espécimes.
Coloque uns 5 saquinhos de silica gel junto com os fungos em um pote fechado ou plástico. A maioria das silicas indica quando está saturada (gasta) mudando de cor.
Se ela não indica que está saturada, você vai perceber que os cogumelos não estão ficando secos, depois de uma semana, ai você coloca mais silica ou cloreto de cálcio que também funciona.

Eles ficam praticamente crocantes. Seque eles bem antes em um ventilador.
 
ok, muito obrigado!
Comprei silica branca (que até onde sei n apresenta quando está saturada),mas tendo um quilo e deixando bem seco no túnel de vento, creio que dará certo:eek:k:

um abraço e obrigado novamente!
 
Se possível compre um pouco de silica azul para deixar junto e ter um indicador.
 
de fato é um bom geito! =D tenho lido muito muito mesmo uma boa parte do site, em alguns lugares vi discussões sobre a silica azul tem um metal pesado e tóxico, verei se encontro uma laranja para faser este controle :D

muita paz e obrigado umas vez mais! \o/
 
Back
Top