Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

duvida na pasteurizacao

  • Criador do tópico Tiger
  • Data de início
T

Tiger

Visitante
:):);)boas pessoal,tenho uma duvida de principiante que espero que alguém me possa esclarecer visto que tenho encontrado muita informação contraditória pois os frascos quando vão para a panela para serem pasteurizados ficam fora da agua so com o vapor ou tipo banho maria com agua ate meio do frasco?
ja vi das duas maneiras desde ja agradeço a vossa ajuda...o_O
 
Você está falando de esterilização, não pasteurização. Não é necessário banho maria, mas não tem problema se encostar..
 
É, pasteurização seria só um banho-maria mesmo, vamos dizer assim... Mas não é muito eficaz.

Na realidae, você deveria esterelizar com um pouco de água (até um terço dos potes) em uma panela de pressão por 40-60min na pressão, técnica também conhecida por autoclave caseira....

Caso você queira fazer mesmo pasteurização, pode usar uma panela bem grande para ferver a água, coloque água até metade dos potes, ou um pouco menos, e coloque tampas nos frascos (mas deixa elas soltas...)... Ponha a tampa em cima da panela e depois que a água ferver, baixe um pouco o fogo e vá regulando o nível de água da panela (coloque água já fervendo !!!), por mais ou menos umas 3h-3h30min horas....

Boa sorte !
 
Caso você queira fazer mesmo pasteurização, pode usar uma panela bem grande para ferver a água, coloque água até metade dos potes, ou um pouco menos, e coloque tampas nos frascos (mas deixa elas soltas...)... Ponha a tampa em cima da panela e depois que a água ferver, baixe um pouco o fogo e vá regulando o nível de água da panela (coloque água já fervendo !!!), por mais ou menos umas 3h-3h30min horas....
O importante da pasteurização é manter a temperatura correta no centro do substrato. Não é recomendável usar copos.
 
pois eu vou fazer a pf tek mas neste momento não tenho panela de pressão então terei que usar esse método mesmo,bem sei que a taxa de sucesso e bem menor,contaminantes,etc...mas la terá que ser ate poder comprar uma mesmo...
 
Back
Top