Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Duvida de novato, é contaminante?

Estrelinha

ex-membro
Excluido
01/10/2020
140
6
51
Saudações Psiconautas.

Passei pela minha 3 tentativa e erro e agora nesta quarta me veio a duvida.
inundei meu os bolos duas vezes com agua, e cortei 4 deles al meio com uma faca.
os que eu cortei nasceu uma nuvem em baixo será normal? se nao for tenho dois no pote de azeitona ja quase todo colonizado estou pensando em trocar, e dispensar os 4 pequenos que estão aniversariados.

o que ocorreu e que dos 5 bolos apenas 1 colonizou por completo depois de 30 dias, os outros quatro colonizaram 80% para não jogar eles fora, simplesmente peguei uma faca e cortei eles ao meio onde o micelio tinha colonizado por completo, e aniversariei, mas agora nasce umas nuvens estranhas na parte de baixo parece mais escura de dois bolos, será que é contaminante?

usei panela de 20 litros ficaram duros e pesados em baixo, talves muita pressão, colonizaram so metade a maioria.
 

Anexos

  • 20201004_231431.jpg
    20201004_231431.jpg
    2 MB · Visualizações: 23
  • 20201005_203841.jpg
    20201005_203841.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 21
  • 20201005_203850.jpg
    20201005_203850.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 21
  • 20201005_203911.jpg
    20201005_203911.jpg
    2 MB · Visualizações: 20
  • 20201006_191621.jpg
    20201006_191621.jpg
    3 MB · Visualizações: 22
  • 20201006_191736.jpg
    20201006_191736.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 23
  • 20201006_191750.jpg
    20201006_191750.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 22
Última edição:
Aparentemente o micélio tá tentando colonizar a vermiculita que tu tá usando no fundo.
Ola Obrigado @bergamoteira pelo apoio, estou usando, apenas verniculita, que esterilizei na panela de pressão por 40 minutos, creio que foi em vão pois, dois fatores que comento, o primeiro e que controlando a temperatura uso pedra de gelo onde a agua fica a 19 graus e no ambiente fica entre 22 a 24 graus em um destes controles a agua subiu de mais e inundou a verniculita com agua de torneira isso aconteceu duas vezes, onde a drenei virando a bandeja a outra questão em 30 dias somente um bolo colonizou completamente os outros quatro bolos 70 % entao com uma faca cortei o que não foi colonizado e descartei utilizando metade do bolo totalmente colonizado, tinha cheiro diferente os bolos e agora aparecia diferente,não sei se devo descartar e ficar somente como o bolo maior e usar os dois que estao na estufa quase todo colonizado, como plano estrategico numero 2 deixei ele separados rsrsrsrrs caso desse algo de errado.
bem quando eu tenho duvida eu geralmente não faço nada, o que voce acha?
 
Upvote 0
Aparentemente não tem nada de errado não, pode deixar eles rodando. Se tu quiser evitar do micélio tentar colonizar a vermiculita de baixo é só colocar um quadrado de papel alumínio entre o bolo e a vermiculita. E quanto à vermiculita que foi colonizada já, pode deixar ela grudada ao bolo, não deveria te causar problema nenhum.
 
Upvote 0
Colocar vermiculita embaixo do terrário é algo recente, e pode ter a desvantagem de dizer ao bolo que continue colonizandonse estiver em contato direto com ela, o que atrasa a pinagem.

30 dias é um prazo pequeno pra exigir 100% de colonização. A tese de que coloniza tudo em 15 dias é o mais rápido possível, mas vale esperar mais de um mês pra colonizar tudo. Só mesmo se estagnar que é bom fazer o que fez.

Os bolos estavam a todo gás colonizando, e sem a consolidação, ainda mais em contato com vermiculita, vão prosseguir na sanha por mais substrato.

Podia ter aniversariado apenas o de 100% se queria logo ter cogumelos. Colhia dele enquanto os demais fechavam 100%. Isso lhe renderia muito mais cogumelos dos que foram interrompidos e tiveram seu substrato nutritivo reduzido sem razão que não a ansiedade. Como consequência, seu cultivo vai produzir metade do que produziria.

Ou seja, não há vantagem na manobra de interromper uma colonização em andamento.
 
Upvote 0
Colocar vermiculita embaixo do terrário é algo recente, e pode ter a desvantagem de dizer ao bolo que continue colonizandonse estiver em contato direto com ela, o que atrasa a pinagem.

30 dias é um prazo pequeno pra exigir 100% de colonização. A tese de que coloniza tudo em 15 dias é o mais rápido possível, mas vale esperar mais de um mês pra colonizar tudo. Só mesmo se estagnar que é bom fazer o que fez.

Os bolos estavam a todo gás colonizando, e sem a consolidação, ainda mais em contato com vermiculita, vão prosseguir na sanha por mais substrato.

Podia ter aniversariado apenas o de 100% se queria logo ter cogumelos. Colhia dele enquanto os demais fechavam 100%. Isso lhe renderia muito mais cogumelos dos que foram interrompidos e tiveram seu substrato nutritivo reduzido sem razão que não a ansiedade. Como consequência, seu cultivo vai produzir metade do que produziria.

Ou seja, não há vantagem na manobra de interromper uma colonização em andamento.
Ola Exporo

Eu estava tendo com base os vídeos, Obrigado pelo tok.

Sobre interromper antes do tempo : Das tentativas e falhas que cometi, creio que seja pela alta pressão utilizada na panela de pressão industrial que usei na esterilização ela é (grandona mesmo ), sem manômetro não pude controlar a pressão ( vou colocar um manômetro ), mas percebi que os que ficaram em cima estavam ok mas os de baixo metade ficou duros e pesados como pedra.

Quando cortei percebi a diferença de dureza, acho que foi muita pressão.

Se salvaram 3 bolos bons, aniversariei apenas 1 e guardei 2, cortando 4 total 7 bolos.

Os que cortei estavam estagnados e duros no fundo.

Para um novato como eu, não foi bem uma ciência exata, cheguei a perder quase 6 quilos de milhos nas tentativas e erros, até que reduzi a scala e consegui este sucesso com o PFTEC.

Coloquei o papel alumínio como nosso amigo comentou.

Vou tentar descobrir o porque do milho dar errado, vou trocar de marca, pois coloquei um de milho verde em teste e deu certo.

Obrigado pelas dicas.

Passo a passo e conquisto.
 

Anexos

  • Image 1.jpeg
    Image 1.jpeg
    85.5 KB · Visualizações: 5
Upvote 0
É, milho costuma ser um substrato complicado.

Se não deseja fazer a PF Tek padrão com FAI e vermiculita, tenta as teks com alimentos de pássaros que tem pelo forum, como o mugunzá. ;)
 
Upvote 0
Back
Top