Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Dunk Tek

Galera, tenho uma dúvida!

A situação é: Tenho um casing e recolhi o primeiro flush. Para que frutifique, é necessário realizar o dunk novamente.

Perguntas:

1 - Como faço o dunk com o casing?

2 - É necessário fazer o dunk novamente a partir de recolher quantos flushes?

Me ajudem, quem souber!

Valeu!
 
Valeu pela resposta, maaaas....

Fazendo o dunk com o casing ele não irá transbordar ?

Pois ficaria submergido na água e isso o amoleceria até transbordar, não?
 
A massa colonizada pelo micélio não "amolece". O micélio forma uma massa compacta, diferente dos frutos (cogumelos) que absorvem água até ficarem molengas. Isso permite fazer o dunk de bolos, e com os casings (desde que totalmente colonizados) não é diferente.
 
Dunk é o ato de deixar um bolo PF ou um casing totalmente colonizado submerso por 12 a 24 horas para logo após colocá-lo no terrário ou no local de frutificação. O objetivo dessa hidratação é promover umidade ao bolo já que durante o processo de incubação os bolos tendem a ficar mais secos. O resultado dessa técnica promove frutos e frutificações maiores.

Para quem possui um umidificador no setup, não há necessidade de dunk, pois pelo próprio controle de intensidade do umidificador você pode aumentar a umidade interna do terrário e consequentemente dos bolos. Os dunks podem ser feitos no intervalo de cada flush.

View attachment 72861

Materiais necessários:
  • 1 pote com tampa que caiba o bolo ou uma travessa grande para o casing
  • 1 pedaço de esponja ou qualquer coisa que mantenha o bolo (ou casing) longe da tampa
  • Água mineral ou destilada
Passo 1
  1. Limpe o pote (ou travessa) com álcool
  2. Ponha o bolo no pote
  3. Encha com água até a borda
  4. Ponha o pedaço de esponja na água
  5. Feche a tampa (vai escorrer um pouco d'água)
  6. Ponha na geladeira
Passo 2
  1. Retire os potes da geladeira
  2. Retire a água dos potes
  3. Pegue o bolo com cuidado e seque-o com papel toalha (de leve)
  4. Ponha de volta no terrário
Observações:
  1. Não deixe o bolo (ou o casing) submerso por mais de 48 horas, senão já era, ele vai morrer.
  2. O tempo mínimo de dunkar é de 6 horas, mas não é recomendado porque os benefícios serão mínimos.
  3. É melhor dunkar cada bolo em separado, porque assim ele fica isolado de outros evitando a transferência de contaminação caso algum bolo esteja infectado.
  4. Não é necessário retirar os pins antes de dunkar.
View attachment 72862
Ola achei bem interessante a tecnica de Dunk,e de acordo com a foto os resultados sao imensos! Queria saber se da pra fazer o dunk com o milho colonizado pra depois ir pro casing... Agradeço!
 
Não, isso não faz nenhum sentido.
Perdao ,a pergunta sem sentido porém sou iniciante e queria saber mais informaçoes... Por que nao faria sentido ? Por exemplo o bolo ele vai no dunk certo? Porque o milho colonizado tambem nao? Agradeço a paciencia!
 
Porque no caso do casing, toda a umidade provida virá diretamente da água que vai adicionar à camada de casing na hora da montagem. O dunk não faria nada pelo casing, é até provável uqe perderia muito micélio e o controle da umidade. Você pode até pensar em dunkar o casing depois de uns flushs, quando aí sim, ele será um bolo firme, mas provavelmente você consiga controlar a umidade dele apenas com outras camadas de vermiculita úmida e umas borrifadas.
 
Olá! queria saber no caso do casing.. posso mergulhar o bolo normalmente e depois de retirar da agua, quebrar em pedaços e fazer o casing? é assim?
 
Olá! queria saber no caso do casing.. posso mergulhar o bolo normalmente e depois de retirar da agua, quebrar em pedaços e fazer o casing? é assim?

Há o costume de que quando se faz o casing não se faça o processo de dunk inicial, logo após aniversariar, motivo pelo qual quando você está inserindo a camada de casing, é essa camada a responsável por fornecer uma leve hidratação e umidade ao micélio.

Mas, se acredita que precisa fazer essa hidratação inicial (dunk), pode ser feito sim. E é feito exatamente da maneira que você descreveu acima.
 
Tenho feito sempre o dunk nos bolos e com tempo fui fazer o roll. A maioria dos que os fiz o roll contaminaram.

E os que não contaminaram os chapéus dos cogumelos ficavam cheios de vermiculita. Tem algum risco?
 
Tenho feito sempre o dunk nos bolos e com tempo fui fazer o roll. A maioria dos que os fiz o roll contaminaram.

E os que não contaminaram os chapéus dos cogumelos ficavam cheios de vermiculita. Tem algum risco?

Hmmm... o roll não costuma ser motivo de contaminação. Suas vermiculitas estão sendo bem armazenadas na caixa ou saco?

Sobre a pergunta, não tem risco nenhum. Na secagem, as vermiculitas soltam. E as que sobrem no cogumelo, passam pelo sistema digestido direto pra privada, ou pro matinho, ou pra onde mais você tiver que fazer as necessidades rsrs.
 
Hmmm... o roll não costuma ser motivo de contaminação. Suas vermiculitas estão sendo bem armazenadas na caixa ou saco?
Estão em uma sacola. Não tenho pote grande assim. Comprei bastante da última vez. Um pouco eu deixo meninas pote de sorvete.

Sempre que faço os bolos pftek na PP eu coloco mais potes só com a vermiculita para esterilizar ela. Esses eu mantenho fechados até o dia de usar. Coloco ela seca nos potes pra esterilizar sem água.



Sobre a pergunta, não tem risco nenhum. Na secagem, as vermiculitas soltam. E as que sobrem no cogumelo, passam pelo sistema digestido direto pra privada, ou pro matinho, ou pra onde mais você tiver que fazer as necessidades rsrs.

Maravilhava. Eu achava que podiam danificar o crescimento dos cogu. O que não mata engorda como diz o véio deitado kkkkkkkk
 
Back
Top