Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dunk e redunk de bolos

Salaam`aleik

Kal-hifa
Membro da Staff
Cultivador confiável
16/01/2014
1,382
1
83
Nômade
A dúvida é um tanto específica:

Vocês vêem algum problema em fazer o dunk de bolos, todos no mesmo pote (ao mesmo tempo, na mesma água)?

Considerando que são bolos "veteranos", já aniversariados (juntos no mesmo terrário) e o dunk é entre flushes.

Que uma eventual contaminação poderia passar de um para outro, eu já sei.
Mas haveria algum problema em colocar dois micélios diferentes na mesma água? Eles poderiam se interferir de alguma forma, trocando algum tipo de informação, ou através da temperatura, pH da água, etc.?

Qual a prática de vocês?
 
Só consigo ver problema quanto a contaminação, mesmo. Desconheço qualquer coisa a respeito de dois micélios diferentes da mesma espécie terem alguma relação negativa, neste caso de "convivência" por no máximo 48hrs.
 
não tem problema, mas mete agua gelada
se der B.O. ai sim vai ter a comprovação, a resposta de qualquer outro pode ser facil, mas tentando o experimento vai realizar a duvida. mas novamente use agua gelada
 
Vocês vêem algum problema em fazer o dunk de bolos, todos no mesmo pote (ao mesmo tempo, na mesma água)?

Eu já fiz e não tive problemas, mas é aquela coisa: Faz o que a biblioteca diz, mas não faça o que eu faço.

Mas haveria algum problema em colocar dois micélios diferentes na mesma água? Eles poderiam se interferir de alguma forma, trocando algum tipo de informação, ou através da temperatura, pH da água, etc.?

Acredito que possam trocar informações, mas não creio que isso atrapalhe-os.

Qual a prática de vocês?

Uso aqueles sacos ziploc, assim cada bolo fica separado. Obviamente, depois é só lavar os sacos e por para secar. Quando for usá-los novamente para o dunk, basta passar um pouco de álcool e estão prontos para uso.
 
Sim é possivel. Mas como o @Cosmik falou, é melhor usar sacos ou potes individuais, assim evita um alastramento de contaminantes. O que também pode ser facultativo, visto que os bolos já estão todos juntos no mesmo terrário. Trocar algum tipo de informação genética você se refere? Bem improvável.
 
Trocar algum tipo de informação genética você se refere? Bem improvável.

Informação do tipo sinais químicos - sinalização de perigo, hibernação, tempo de frutificação, etc... Os micélios "cientes" um do outro poderiam dispender esforços, nutrientes e tempo tentando se combater, ou desistirem de frutificar, gerarem cogumelos menores, etc.

Também imaginei possíveis efeitos positivos, por exemplo: esse tipo de sinalização, se acontecer, poderia fazer um micélio que não frutifica de jeito nenhum, ou que ainda não está frutificando, começar a frutificar, após receber sinais cruzados de outro micélio mais "saudável". (faria o teste, mas o bolo que não frutificava, eu já enterrei)
 
Informação do tipo sinais químicos - sinalização de perigo, hibernação, tempo de frutificação, etc... Os micélios "cientes" um do outro poderiam dispender esforços, nutrientes e tempo tentando se combater, ou desistirem de frutificar, gerarem cogumelos menores, etc.

Também imaginei possíveis efeitos positivos, por exemplo: esse tipo de sinalização, se acontecer, poderia fazer um micélio que não frutifica de jeito nenhum, ou que ainda não está frutificando, começar a frutificar, após receber sinais cruzados de outro micélio mais "saudável". (faria o teste, mas o bolo que não frutificava, eu já enterrei)

Sim entendo, mas tudo isso fica muito no campo da especulação. Precisaríamos de pesquisa científica, testes e muita análise.
 
Sim é possível trocar informações, ja vi em algum lugar falando sobre micélio em fase de frutificação produzem hormônios se não me engano capazes de apertar o gatilho da frutificação dos vegetativos.

Em relação a misturar strains não acho que tenha algum maleficio desde que sejam saudáveis mas prefiro evitar esse contato e preservar cada raça.

Me corrijam ae o_O? @Ecuador ?? :huh:?

Concordo com o @Cosmik melhor prevenir do que remediar. Recipientes separados para cada bolo!
 
Última edição:
Eu tenho feito algumas loucuras ultimamente, que tem dado certo. Por exemplo: uso a mesma água que dou o dunk em bolos aniversariados para os dunks de bolos que irão para o 2º flush. Não tenho tido nenhum problema com isso!
 
EU colocaria junto quando não tem outro jeito, o ideal sempre é manter bolo por bolo separado, mas pode sim coloca-los juntos desde que o cheiro seja de cubensis e a aparência seja saudável.

Em relação a misturar strains não acho que tenha algum maleficio desde que sejam saudáveis mas prefiro evitar esse contato e preservar cada raça.
Me corrijam ae o_O??? :huh:?
Evitar o contato é garantia total de que não teremos misturas, vai que os bolos resolvem brincar de banheira do gugu né :roflmao:.
 
Galera, nao to achando nada sobre dunk com casing, eu estou usando a tecnica monotube, e o casing é grande, melhor eu encher o casing com agua e depois escorrer?

Nunca fiz casing, mas tem quem faça isso.

Veja bem, se o dunk é mergulhar o bolo num recipiente com água, e se no caso o micélio já está num recipiente, você pode simplesmente encher este de água pelo tempo que considerar necessário para a hidratação do bolo e depois esvaziar. :coffee:
 
Eu faço separado , coloco cada bolo ( usando luvas e passando álcool nelas entre cada bolo) em um pote hermético (pra festa) com água mineral e os espalho pela geladeira.
Ahhh , passo álcool nos potes tb, e enquanto eles dunkam faço manutenção nos terrários e nos pratinhos dos bolos
 
Anos depois, continuo fazendo o dunk de cada bolo em separado. Uso potes de vidro, desses de cozinha com tampa, ou potes de PP com tamanho suficiente. Principalmente porque acabo colhendo os bolos em dias diferentes.

Com os bolos já colonizados, não uso produtos químicos (álcool, cloro etc) em qualquer coisa que vá tocar neles. Afinal, o bolo é um fungo. Lavo com água e sabão e enxaguo bem, apenas. E mantenho assepsia de toque.

Uso água mineral ou fervida, que descarto após o dunk.
 
Lavar os bolos?

Só em caso de contaminação, ou nos últimos flushes, se precisar refazer a vermiculita inteira. Aí ponho em água corrente debaixo da torneira mesmo. :)

No borrifador também, só o mais puro e insípido leite de pedra. Água da torneira bebo eu! :p
 
Back
Top