Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dormindo com o Inimigo - Estudo sobre contaminantes comuns em nossos cultivos

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Está quase finalizado um estudo sobre uma serie de contaminantes que sempre aparecem por aqui.
Amostras de cada tipo de contaminaçao foram coletadas durante meus ultimos cultivos, pra eu tentar entender melhor como lutar contra essas pragas.
Depois cada amostra foi inoculada em um pote esteril contendo o MESMO substrato utilizado nos cultivos, geralmente a "raspa" do tacho.
Vou começar postando somente fotos pois fui querer tomar uma quente pra firmar a mao na hora das fotografias finais e acabei me embebedando.
curiosamente em um dos potes apareceu um contaminante que está EXTERMINANDO o trichoderma.
tricho1.jpgtricho2.jpgtricho3.jpgtricho4.jpgtricho5.jpgtricho6.jpgtricho7.jpgtricho8.jpg
 
Essas fotos me dão até medo!!
Andei brincando com umas contaminações, agora vivo doente acho que estou completamente colonizado por dentro!!!
Mas é um estudo útil e interessante!!!
Abraço
 
Upvote 0
AS contaminações acabam estragando gande parte do cultivo do pessoal. Eu ainda não tenho um cultivo, mas quando eu e o ABRAXAS estávamos arrumando o material pra fazer, a gente iria fazer toda a inoculação e colcaor o terrário em um lugar meio "isolado", em uma peça da casa bem afastada pra ficar só o terrário la, e tudo devidamente esterelizado.
 
Upvote 0
Boa iniciativa Boca, como sempre! =)~

Manda ae as observações e anotações sobre. Abraços.
 
Upvote 0
Ótima Pesquisa Boca!!! Mando minhas good vibes a você, e não aos contaminantes!!!

Muita Calma nessa hora, e proteja-se bem, máscara, óculos, luvas e cia ltda.

sucesso brodi!!!!:pos:
 
Upvote 0
Fala Boca

Estava faltando uma pesquisa sobre os contaminantes.

Leve adiante com seriedade porque é uma grande contribuição.
 
Upvote 0
SEMPRE COM EXPERIMENTOS ESENCIAIS ,GRANDE BOCA ,E SUAS CONTRIBUICOES....:pos: :pos:
 
Upvote 0
Não tem mesmo solução para trichoderma?

Ele fica no ar em que respiramos?

Vou tentar providenciar uma foto da parede de uma area que tenho.... a parede totalmente verde.... e quando abro a porta provavelmente deve entrar pelo ar(eu acho) e isso me preocupa muito meu cultivo. Sempre uso muuuuuuito lysol mas acho que não é suficiente.

té mais
 
Upvote 0
Olá a todos. Axo q em tema de cultivo vs. contaminação a melhor coisa q EXISTE é previnir do q remediar: uma vez q está contaminado, quem sabe os males q aquele determinado contaminante jah prejudicou no substrato ou prejudicará em nós futuramente?

Axo q o estudo é de grande valor, mas para todos nós o melhor remédio é sempre previnir, e se contaminar, até agora o melhor remédio e jogar fora :)

Ele fica no ar em que respiramos?

Vou tentar providenciar uma foto da parede de uma area que tenho.... a parede totalmente verde.... e quando abro a porta provavelmente deve entrar pelo ar(eu acho) e isso me preocupa muito meu cultivo. Sempre uso muuuuuuito lysol mas acho que não é suficiente.

té mais

Sim, trichoderma tem no ar, tem tbm aspergillus, tem muitas bactérias, e etc etc.... agora sobre a parede verde... pode muito bem ser apenas liquem ou musgo ou limo, se fosse trichoderma na sua parede, qdo vc passasse perto ou qdo batesse um vento vc ia ver uma névoa verde de esporos sendo lançados no ar. Fato.

quem aqui jah num deixou um pote colonizar com muito trichoderma e qdo foi jogar fora, qdo vira o pote pra ceixar os grãos cairem no saco do lixo num subiu akela "poeira" de esporos verdes?

Abraços e seja mais confiante. :rolleyes:
 
Upvote 0
Nao comenteimais esse topico, pois eu precisei vender minha lente as pressas na epoca em que comecei os estudos, e isso foi uma coisa que me magoou tao profundamente que eu cheguei a abandonar varios estudos que estava fazendo nessa epoca.
Consegui resgatar algumas fotos da epoca quando mandei um hd para o "conserto" e quando tiver coragem pra mecher nas fotos(tem fotos de um amigo falecido no meio delas) eu posto aqui.
 
Upvote 0
Valeu pelos comentários !!

Bom.... eu meu cultivo indoor começou a ser atacado com trichoderma e coloquei tudo outdoor... o trichoderma aparentemente tinha "morrido" ... mas depois de algumas semanas e vááários flushes.... ele voltou com força total e colonizou todo meu outdoor. Tava uma pasta branca e outra pasta que ja tava verdona.

Eu ja vinha tentando tratar com gotas de agua sanitaria... depois passei a usar pinho sol e etc etc... nada fez parar o crescimento do trichoderma. Sobrou só um bolo no primeiro flush sem trichoderma... mas como ao redor estava tudo contaminado eu fiquei com medo de consumir os cogus mesmo aparentando estarem bem. Joguei fora tudo.

Hoje de manhã muito contrariado e chateado peguei meu ultimo flush (11 cogus) e joguei fora, peguei uma pá e tirei os bolos do chão.... todos meus casings estavam enterrados no chão... peguei tudo e coloquei num saco de lixo.... lavei tudo ao redor, joguei muuuuita agua sanitaria no chão depois de ter retirado tudo e muito pinho sol.... tomei banho varias vezes.... realmente fiquei com medo desse duende. Não quero ele nem 100 metros perto de mim ou do meu cultivo.

Fiz vários testes pra ver se tinha como combater... mas acho que ele é muito mais forte que imaginava.

Encerrei hoje meu cultivo outdoor....

To sem pc em casa e com pouco tempo pra atualizar as coisas.... até abandonei um pouco meu diário. Quando eu conseguir passar as fotos pro pc eu atualizo o diário com algumas fotos que tirei do outdoor.

Estou começando outro cultivo... espero que dessa vez eu tenha mais sorte contra o duende verde.

tenham cuidado com esse carinha... ele é uma peste!

até mais
 
Upvote 0
Boa sorte com seu novo cultivo!

Espero que dê tudo certo :D
 
Upvote 0
Estou cultivando em Bulk, casing - esterco, po de coco, vermiculita, calcario e borra de cafe, 2 de 7 baldes surgiu um contaminande verde musgo com as bordas brancas, retirei com uma colher a parte do substrato contaminada.
è meu 1º cultivo, os baldes já fizeram aniversario a 1 semana , antes de contaminar, mas ainda não obtive frutos. Alguem pode me ajudar??:(:confused::(
 
Upvote 0
Pelo que consegui ler sobre contaminantes, parece ser um duende verdeeee, ai pelo amor dos duendes, tem como salvar o cultivo ?:(
 
Upvote 0
peróxido de hidrogênio (agua oxigenada 10 volumes) mata o trichoderma. Tive um bolo recém contaminado, em que injetei agua oxigenada pura, e fiquei rodando o copo, de forma com que ele passasse por toda a superfície, e injetei agua por dentro dele tambem. a agua virou corpo de fundo, e eu abri o copo e retirei o excesso. o copo está saudável, e o micélio voltou a crescer.

outra experiência com agua oxigenada foi um bolo, que tinha contaminado, mas só algumas areas. injetei agua oxigenada, e fiz o mesmo procedimento, porém como esse já estava com uma contaminação maior, eu o abri e retirei as partes infectadas do bolo. eeste quebrei ele em pedaços menores e lavei com agua oxigenada. coloquei dentro de um vaso com substrato bulk não esterelizado, misturado com fibra de coco. ele ficou azulzinho, e eu via a agua oxigenada borbulhando pela catalase.

depois de uns dias, a área em volta dos pedaços ja estava colonizada, e como o micélio é um "competidor nato" (palavras de mortandello), ele está conseguindo vingar.

vamos ver até onde isso vai chegar.
 
Upvote 0
peróxido de hidrogênio (agua oxigenada 10 volumes) mata o trichoderma. Tive um bolo recém contaminado, em que injetei agua oxigenada pura, e fiquei rodando o copo, de forma com que ele passasse por toda a superfície, e injetei agua por dentro dele tambem. a agua virou corpo de fundo, e eu abri o copo e retirei o excesso. o copo está saudável, e o micélio voltou a crescer.

outra experiência com agua oxigenada foi um bolo, que tinha contaminado, mas só algumas areas. injetei agua oxigenada, e fiz o mesmo procedimento, porém como esse já estava com uma contaminação maior, eu o abri e retirei as partes infectadas do bolo. eeste quebrei ele em pedaços menores e lavei com agua oxigenada. coloquei dentro de um vaso com substrato bulk não esterelizado, misturado com fibra de coco. ele ficou azulzinho, e eu via a agua oxigenada borbulhando pela catalase.

depois de uns dias, a área em volta dos pedaços ja estava colonizada, e como o micélio é um "competidor nato" (palavras de mortandello), ele está conseguindo vingar.

vamos ver até onde isso vai chegar.

Pelos estudos aqui feitos não mata o trichoderma, apenas os esporos dele, se você não retirar o micélio ele voltará a se desenvolver e esporular novamente!
 
Upvote 0
parece que o meu micélio está engolindo o trichoderma depois dessa experiência.

é lindo ver meus bebês lutando e vencendo. ver eles perdendo para o trichoderma dói o coração. já tive que queimar 2 bolos contaminados :(
 
Upvote 0
esqueci de vir aqui postar o resultado, mas a contaminaçao, depois de regredir, ficou estagnada durante uns dias, mas o micélio começou a murchar em volta do trichoderma. ai eu decidi abrir o bolo, quebrar e tirar a parte saudável e jogar no esterco, no quintal.
 
Upvote 0
Back
Top