Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Domesticação por meio de clonagem em papelão no MT

Diário de cultivo problemático.
Então galera, ontem tive uma pequena caçada onde obtive 4 pequenos cogumelos, dois separados e 2 juntos, então colhi eles.
Dos dois q estavam juntos notei grande presença de micélios junto ao talo do mesmo, nisso peguei uma faca e cortei essa parte e coloquei junto a um papelão umidecido dentro de um recipiente de vidro e estou aguardando o resultado... nisso ja observo uma tímida evolução deles para o papelão, agora é só esperar, quando evoluir vou tentar distribuir em varios outros papelões e isolar bem de provaveis contaminates.
Nao sei se vaibdarnpra ver na foto pois eu avia molhado um pouco o papelão q tava secando, mas se nota uma fina e timida camada esbraquicada desenvolvendo e avançando, daqui alguns dias posto uma com o resultado.
Bons estudos.
 

Anexos

  • IMG_20131118_154420-1.jpg
    IMG_20131118_154420-1.jpg
    126 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20131118_154429.jpg
    IMG_20131118_154429.jpg
    104.1 KB · Visualizações: 14
  • IMG_20131118_154604.jpg
    IMG_20131118_154604.jpg
    44 KB · Visualizações: 12
Última edição:
Então galera, ontem tive uma pequena caçada onde obtive 4 pequenos cogumelos, dois separados e 2 juntos, então colhi eles.
Dos dois q estavam juntos notei grande presença de micélios junto ao talo do mesmo, nisso peguei uma faca e cortei essa parte e coloquei junto a um papelão umidecido dentro de um recipiente de vidro e estou aguardando o resultado... nisso ja observo uma tímida evolução deles para o papelão, agora é só esperar, quando evoluir vou tentar distribuir em varios outros papelões e isolar bem de provaveis contaminates.
Nao sei se vaibdarnpra ver na foto pois eu avia molhado um pouco o papelão q tava secando, mas se nota uma fina e timida camada esbraquicada desenvolvendo e avançando, daqui alguns dias posto uma com o resultado.
Bons estudos.

Oi, até ai tudo bem, tudo certinho, mas... depois que o micélio crescer no papelão, querer transferir para outros papelões, não vai dar muito certo, isolar de contaminantes então nem pensar.
Ou seja, quando tiver um micélio bonito no papelão, retire a carne de cogumelo que ainda resta e inocule o papelão juntamente com o micélio direto em grãos, de preferência milho.
Corte o papelão, faça vários potes com milho, assim vai ter mais chances de sucesso.
 
Oi, até ai tudo bem, tudo certinho, mas... depois que o micélio crescer no papelão, querer transferir para outros papelões, não vai dar muito certo, isolar de contaminantes então nem pensar.
Ou seja, quando tiver um micélio bonito no papelão, retire a carne de cogumelo que ainda resta e inocule o papelão juntamente com o micélio direto em grãos, de preferência milho.
Corte o papelão, faça vários potes com milho, assim vai ter mais chances de sucesso.
Obrigado pelas dicas, já pensei em fazer isso com uma parte..bora ver o q vai virar o/.
Como podem ver na img tão evoluindo bem, hj estarei dividindo em dois papeloes...
Evolução:
 

Anexos

  • IMG_20131119_172932.jpg
    IMG_20131119_172932.jpg
    125.2 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20131119_172949.jpg
    IMG_20131119_172949.jpg
    113.4 KB · Visualizações: 14
Última edição:
O micélio avança bem no papelão.
Como tinha dividido em 2 copos, e tou na casa de meus pais por alguns dias impossibilitado o trampo de cultivo, resolvi brincar com o menos desenvolvido. Então juntei milho de pipoca e arroz branco, triturei eles, misturei bem, coloquei em prato e coloquei pouco de água e levei ao microondas por 10 minutos no maximo. O substrato ficou levemente cozido e seco, nisso separei bem com um garfo depois de bem sotinho, levei a torneira e lavei bem e escorri, apos isso umideci mais um pouco e levei ao microondas por mais 10 minutos, retirei, logo em seguida coloquei em dois copos, lacrei e levei ao freezer para esfriar, apos esfriar abri o pote e transferi o micélio para os copos e lacrei de novo e reservei.

Vai fazer( ou fez) dois dias e permanece sem contaminates e o micelios avançam timidamente... tou nem um pouco preoculpado com isso, mas bora esperar e ver o q essa "experiencia" vai virar, talvez eu tenha alguma sorte.

*desculpa pelos erros ortográficos e tudo mais, é q tou só pelo celular.
 
Última edição:
Como imaginava a experiências foram bem fail, uma contaminou por uns 4 contaminantes, verde, alaranjado, preto :ROFLMAO::sick:, outra com leves traços de colweb com os micelios bem + desenvolvidos, o q me leva a crer q a contaminação foram por motivos diferentes em cada copo... mas foi de grande valia e aprendizado, principalmente no reconhecimento de contaminantes :whistle:...

Voltando ao q interessa, ao papelão, nosso amiguinho segue firme e forte, log em seguida os doadores de micélio( os 2 do meio)
 

Anexos

  • IMG_20131124_060812.jpg
    IMG_20131124_060812.jpg
    127.8 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20131117_191020.jpg
    IMG_20131117_191020.jpg
    361.7 KB · Visualizações: 14
Última edição:
Hj inoculei 4 copos de arroz integral esterelizados em panela de pressão, 2 com micelios da clonagem em papelão e 2 com esporos, bora ver o q vai virar.
 

Anexos

  • IMG_20131126_170548.jpg
    IMG_20131126_170548.jpg
    346.6 KB · Visualizações: 7
Última edição:
Eu q sou apressado ou os micélios da domesticação q são lentos?
Fungos preguiçosos kkkk :sleep::sleep::sleep::sleep:
Ambos os vidros estão com pouco sinal de evolução, os 2 do papelão notasse uma tímida evolução para o arroz.
Dos 3, 1 deles aparenta estar contaminado :cry:, mas nada ainda.

Alguém aqui ja utilizou-se de sacolinhas de mercado ( aquela da seção de verduras) no cultivo?, fiz um teste com uma delas, enchi ela com agua e amarrei a boca, ai coloquei numa panela e coloquei para ferver, a agua de dentro dela ferveu e ela ficou igual a um balão mas não houve qualquer dano a mesma. Tou pensando em inocular 1 saco de arroz integral depois, para tentar um cultivo outdoor :bigode:
 
Eita domesticação problemática :cabecada:
Já pedi 3 para contaminantes, eles estavam com mal cheiro ai resolvi descartalos :sick:...
Um com esporos ta do mesmo jeito desde o inicio, nem sinal de contaminantes e nem de micélios, guardei ele bem guardado e hj preparo mais 4 copos, ja q continuo lutando com o papelão. :rolleyes:
 

Anexos

  • IMG_20131202_121156.jpg
    IMG_20131202_121156.jpg
    120.4 KB · Visualizações: 10
não é um trabalho fácil, clonar a partir de papelão, tem que ter muitas clonagens pra começar a ter uma margem de acerto. Será que você acertou a mão na mistura do arroz com vermiculita?
 
Alguém aqui ja utilizou-se de sacolinhas de mercado ( aquela da seção de verduras) no cultivo?, fiz um teste com uma delas, enchi ela com agua e amarrei a boca, ai coloquei numa panela e coloquei para ferver, a agua de dentro dela ferveu e ela ficou igual a um balão mas não houve qualquer dano a mesma. Tou pensando em inocular 1 saco de arroz integral depois, para tentar um cultivo outdoor :bigode:

Ferver é uma coisa, esterilizar na panela de pressão é outra. Em geral, as sacolinhas de mercado são feitas de polietileno de baixa densidade (LDPE), suportam no máximo 105 °C, ou seja, irão derreter na panela de pressão.

No entanto, costumo usá-las para pasteurizar bulk em banho-maria, já que não passa de 85 °C.

Eita domesticação problemática :cabecada:

O conceito correto seria: isolar para depois domesticar. Como bem dito pelo @tup, não é um trabalho fácil, principalmente para quem tem pouca experiência.

Se é realmente o seu alvo, não desista. :)
 
Ferver é uma coisa, esterilizar na panela de pressão é outra. Em geral, as sacolinhas de mercado são feitas de polietileno de baixa densidade (LDPE), suportam no máximo 105 °C, ou seja, irão derreter na panela de pressão.

No entanto, costumo usá-las para pasteurizar bulk em banho-maria, já que não passa de 85 °C.



O conceito correto seria: isolar para depois domesticar. Como bem dito pelo @tup, não é um trabalho fácil, principalmente para quem tem pouca experiência.

Se é realmente o seu alvo, não desista. :)

Depois de duas cartas estraviadas da profungos, esse ta sendo meu unico jeito de cultivo por enquanto, sem contar q achei a strain muito bonita, a que tou tentando isolar/do.esticar, vale um esforço...
Continuarei os trabalhos, logo mais darei um jeito de arrumar esporos de alguma strain domesticada, mas ta foda de arranjar. Enquanto isso vou torcer pra dar certo.

não é um trabalho fácil, clonar a partir de papelão, tem que ter muitas clonagens pra começar a ter uma margem de acerto. Será que você acertou a mão na mistura do arroz com vermiculita?
Eu fiz um metodo meio parecido com o do milho, só que com arroz integral inteiro, q tem aqui no forum, já q não achei vermiculita em lugar nenhum.
 
Última edição por um moderador:
Depois de duas cartas estraviadas da profungos, esse ta sendo meu unico jeito de cultivo por enquanto, sem contar q achei a strain muito bonita, a que tou tentando isolar/do.esticar, vale um esforço...

Sempre é bom ver algum membro se esforçando.:)

Já pensou na possibilidade em doar para o CM? Temos áreas destinadas aos contribuidores para troca/anéis de carimbos. Tenho certeza que algum contribuidor terá o prazer em lhe mandar um carimbo especial.
 
Sempre é bom ver algum membro se esforçando.:)

Já pensou na possibilidade em doar para o CM? Temos áreas destinadas aos contribuidores para troca/anéis de carimbos. Tenho certeza que algum contribuidor terá o prazer em lhe mandar um carimbo especial.
Valew, o problema é q não tenho mais carimbo. Vou tentar outra caçada... e vou continuar na luta
 
Enisso peguei uma faca e cortei essa parte e coloquei junto a um papelão umidecido dentro de um recipiente de vidro e estou aguardando o resultado... nisso ja observo uma tímida evolução deles para o papelão, agora é só esperar, quando evoluir vou tentar distribuir em varios outros papelões e isolar bem de provaveis contaminates.
Nao sei se vaibdarnpra ver na foto pois eu avia molhado um pouco o papelão q tava secando, mas se nota uma fina e timida camada esbraquicada desenvolvendo e avançando, daqui alguns dias posto uma com o resultado.
@fredmt,

Apesar de todos os ratings positivos que você recebeu pelo esforço quem escreveu a mensagem mais pertinente do tópico foi o @tupy:

não é um trabalho fácil, clonar a partir de papelão, tem que ter muitas clonagens pra começar a ter uma margem de acerto.

É realmente uma empreitada bem difícil clonar um selvagem, ainda mais desse modo que você escolheu fazer. Creio que será bem melhor você voltar seus esforços para uma tentativa com técnica PFTek básica.
 
Na minha opinião, PF Tek na primeira tentativa!

Parece meio chato ficar batendo na mesma tecla, mas depois que você conhece o micélio e seu ciclo, fica muito mais fácil trabalhar com ele. :)
 
Back
Top