Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Domesticação de Pan Cyans

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!

Aqui está meu primeiro diário de cultivo.

O objetivo é cultivar Panaeolus Cyanescens selvagens que coletei e posteriormente ou fazer clonagem ou carimbar. Quero ver onde vai dar.

Coletei 2 Panaeolus Cyanescens hoje (11/4) pela manhã num pasto bovino no final de uma trilha na mata no interior do Rio de Janeiro.

Aproveitei o final das chuvas pesadas com um belo dia de sol. Nunca havia encontrado cogumelos neste pasto, mas desta vez encontrei.

Levei 2 exemplares comigo e em casa carimbei usando o método tradicional de carimbar em folha de alumínio. O carimbo é totalmente preto, como do Panaeolus.

Como é um carimbo de um selvagem talvez use placas petri caso tenha problemas com contaminantes.

Nos lugares em que cortei azulou bastante, confirmando serem Panaeolus.

O próximo passo será fazer uma seringa de esporos, que postarei em breve...
 

Anexos

  • IMG_0193.JPG
    IMG_0193.JPG
    1.9 MB · Visualizações: 55
  • IMG_0194.JPG
    IMG_0194.JPG
    1.9 MB · Visualizações: 60
  • IMG_0196.JPG
    IMG_0196.JPG
    1.8 MB · Visualizações: 64
Última edição:
açúcar orgânico
Tem academia que vende isso separado. Num vai precisar de muito... pode ver com aquele amigo maromba...rs
Já fiz com dextrose e consegui bons resultados com CL de cubs ... mas vale a tentativa. Só ñ exagera... é pouca coisa mesmo.
 
Notei hoje pela primeira vez o aparecimento de micélio no copo que inoculei. Ainda está pequeno demais para ser fotografado, apenas estou registrando aqui pelo tempo que levou para aparecer. Cerca de 5 dias. Notei também uma possível contaminação aparecendo. Vou ficar de olho pelos próximos dias e assim que possível tirar umas fotos para postar. Espero que o micélio cresça mais rápido que a possível contaminação para poder isolar.

Há três dias inoculei 2 copos com grãos de arroz integral inteiros. Preparei eles cozinhando por 6 minutos e depois deixei secar com um ventilador pequeno de mesa, depois coloquei no copo e pus na PP por 60 min. Até agora não tive sinais nem de micélio nem de contaminação. Assim que tiver alguma coisa vou postar foto tbm.

Preparei hoje duas culturas liquidas com águas diferentes para testar. Uma delas eu preparei com água do poço aqui de casa que não tem cloro mas que é muito rica em ferro e a outra eu preparei com água potável de garrafão mesmo. Em ambas usei uma proporção de 200 ml de água para 2 gramas de açúcar orgânico. limpei bem os potes de vidro com água e detergente, depois passei álcool, adicionei os ingredientes e deixei 25min na PP. Inoculei dentro da SAB com os devidos processos de sanitização e usei cerca de 1 ml para cada CL.

Até agora estão somando no total de 5 copos diferentes, 3 com grãos (sendo um de trigo e dois de arroz integral) e 2 CL's. O objetivo é obter micélio para isolar em meio ágar. Deixei reservado 2 ml de seringa de esporos para o caso de nenhum dos experimentos dar certo e eu poder inocular algum outro meio no futuro.

Em breve vou sair para caçar mais pans hehe
 
Estou voltando com excelentes noticias! De ontem pra hoje do nada os dois vidros com arroz integral explodiram com micélio saudável!

O primeiro pote de grãos de trigo está sendo dominado pela contaminação e ele foi inoculado cerca de 2 dias antes dos vidros com arroz integral, que até agora não apresentam sinal de contaminação. Terei micélio suficiente para trabalhar isolamento.

Aqui uma foto do copo com os grãos de trigo e o contaminante dominando:

IMG_1174.JPG

Aqui uma foto do primeiro vidro de arroz integral e do segundo respectivamente:

IMG_1170.JPG IMG_1168.JPG

Não sei por qual motivo o Pan se desenvolveu melhor e mais rápido nos vidros com arroz integral, apenas sei que gostou mais desse substrato. Talvez alguem do fórum tenha alguma ideia sobre o porquê disso

ps: as duas CL's até agora não demostram qualquer alteração, mas esta cedo ainda para ver qualquer coisa.
 
para poder isolar.
Interessante vc usar potes menores, ir isolando em placas petris e replicando até ficar sadio, pra nao ter tanta perca e gasto. Pode usar a tek do papelão, agora vc tem micelio fica mais facil.
Mas ta indo.
 
Estou voltando com excelentes noticias! De ontem pra hoje do nada os dois vidros com arroz integral explodiram com micélio saudável!

O primeiro pote de grãos de trigo está sendo dominado pela contaminação e ele foi inoculado cerca de 2 dias antes dos vidros com arroz integral, que até agora não apresentam sinal de contaminação. Terei micélio suficiente para trabalhar isolamento.

Aqui uma foto do copo com os grãos de trigo e o contaminante dominando:

View attachment 108629

Aqui uma foto do primeiro vidro de arroz integral e do segundo respectivamente:

View attachment 108630 View attachment 108631

Não sei por qual motivo o Pan se desenvolveu melhor e mais rápido nos vidros com arroz integral, apenas sei que gostou mais desse substrato. Talvez alguem do fórum tenha alguma ideia sobre o porquê disso

ps: as duas CL's até agora não demostram qualquer alteração, mas esta cedo ainda para ver qualquer coisa.

Muito louco acompanhar todo esse empenho pra isolar um cogu selvagem!

As vezes esse negocio de ele crescer melhor nesse meio é uma questão de se adaptar a meios com mais nutrientes.

Tipo selvagem ele crescia no esterco, bem pobre em nutrientes e açúcar, aí você mandou direto no trigo, super rico em nutrientes e ele penou pra crescer e consumir o trigo porém as outras gerações q vc ja ta manipulando estão mais adaptadas a meios mais ricos.

O negócio é ir isolando as cepas que crescerem melhor agora, aí quando tiver pronto eu peço um clone pra cultivar aqui kkkkk

Zoeira mas eu aceitaria
 
Tipo selvagem ele crescia no esterco, bem pobre em nutrientes e açúcar, aí você mandou direto no trigo, super rico em nutrientes e ele penou pra crescer e consumir o trigo porém as outras gerações q vc ja ta manipulando estão mais adaptadas a meios mais ricos.
Acredito que isso possa ter sido parte do problema sim, ainda farei outros testes depois com trigo para ver se foi esse o caso mesmo.

De qualquer jeito, agora com o arroz está dando tudo certo. Das duas culturas liquidas que testei, em ambas surgiu micélio, sendo que a com água do poço tem um sinal ou outro de contaminação, mas a com água engarrafada está tudo bem. Tentei tirar umas fotos, mas não aparece direito.

Dos dois potes com arroz um deles contaminou, o outro não apresentou contaminação e ta colonizando bem agora. mas o micélio cresceu muito rápido e de forma agressiva, cobrindo todo o contaminante verde que eventualmente até sumiu, de tão denso que o micélio cresceu por cima dele. Aproveitei para tentar retirar micélio desse pote. Transferi alguns grãos de arroz para outro pote de grãos de arroz integral que preparei da mesma forma que os anteriores. Mantive esse pote junto com o outro que não havia contaminado e os mantive lacrados. O micélio então em ambos os potes parou de crescer. Depois eu abri o lacre, um buraquinho na tampa, e botei micropore. Agora ambos estão colonizando bem, tinham parado de crescer por falta de troca de ar.
Respectivamente o pote que não contaminou e o pote da primeira transferência:

78e975bf-4ac2-4f38-9b61-84bce4c8cf69.jpg a1ff15a9-8efc-48ed-a1e5-14725e3590b1.jpg

Farei uma segunda transferência para outro pote de grãos e assim creio que obterei micélio puro sem contaminantes.

Do pote contaminado de arroz eu tbm retirei alguns grãos para meio agar, e cresceu muito bem e rápido, farei alguns repiques.

4ba3db9e-c6b0-481b-b367-1468e864fd5c.jpg 45375afb-f6c6-4207-9b55-fac140514cfb.jpg

Aproveitei que o pote contaminado mostrou um micélio bastante agressivo e resolvi fazer um teste com esterco com ele, não tenho nada a perder. Futuramente postareis coisas sobre isso.
 
Última edição:
Olá, tenta modificar um pouco o substrato de fácil acesso tipo farinha de trigo ou arroz, trituta um pouco e enriquece com a palha, ou cozinhar mais os grãos, to na torcida, ta maneiro o cultivo!!
 
Sem querer me entrometer no discutório de vcs, zueira, rs. Mas só por curiosidade mesmo, alguém sabe se esse pans é melhor que o cubensis, não pelo cultivo, mas pelo ar da graça, rs 🤔
 
Sem querer me entrometer no discutório de vcs, zueira, rs. Mas só por curiosidade mesmo, alguém sabe se esse pans é melhor que o cubensis, não pelo cultivo, mas pelo ar da graça, rs 🤔

Ambos possuem psilocibina, mas dizem que tem uma leve diferença qualitativa na viagem. Eu sinto essa diferença já entre strains de cubs, então faz sentido que pans sejam algo diferente.

A diferença objetiva entre ambos é que pans são 2x mais potentes por grama. Mas cubs são facilmente cultiváveis então quantidade não é problema.

Acho que a domesticação de pans tem mais a ver com evoluir e trabalhar a arte do cultivo de cogus psicoativos do que com a diferença entre cubs e pans. ;)
 
Muito bom voltar depois de tempos parado e ver a galera na busca pela domesticação de Panaeolus. muito massa. Um dia ainda vou consegui cultivar Pans haha :alien:
 
Back
Top