Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Diminuir temperatura da incubadora

raphaelteixeira

Esporo
Cadastrado
01/06/2021
4
2
32
Salve pessoal! Sou novo aqui no fórum e no cultivo também. Estou com um problema de temperaturas muito altas na incubadora. Estão com uma media de 35, 36 graus. O que posso fazer para diminuir a temperatura do cooler? Quem puder da um help 🙌 pois os micélios estão indo bem sem contaminação mas deram uma parada pra crescer 😞 Tamos juntos! 👊
 
Oi Raphael, bem vindo ao fórum.
Quanto maior a temperatura, mas rápido os fungos costumam crescer, acima dos 30 as chances de contaminações aumentam, mas não parece ser o seu caso, você relatou que não há contaminações.

Eu acho 36 alto demais, mas a época do ano que estamos tende a piorar não é mesmo!? ;)

O seu caso parece ser de uma região muito quente, tenta encontrar um local um pouco melhor pra deixar a incubadora, sempre tem aquele canto da casa mais ameno.

Sobre o micélio ter dado uma parada, ai você precisa acompanhar nos próximos dias, tenta marcar com uma caneta os contornos até onde ele está agora, para ver se vai ter crescimento.
 
Bem, as mais utilizadas pelos cultivadores são o uso de Placa Peltier e simplesmente colocar gelo junto na incubadora.
Optando por qualquer uma delas, a sua incubadora deve ser o mais isolante possível, normalmente utilizam Caixas de Isopor.
Usar gelo é barato, mas tem que fazer praticamente todo dia e não é um controle perfeito, muito longe disso, na verdade. Até você saber certinho quanto de gelo vai e por quanto tempo ele fica em determinadas situações, vai um tempo de aprendizagem.
 
To testando agora a peltier e já usei o gelo.

A peltier gasta energia, +/- 2-3 reais por dia, ligando intermitentemente. (9kwh com 2 peltier, 3 cooler e a perda do transformador 12v)
Precisa comprar bastante coisa para funcionar, além do controlador de temperatura.
Ficaria mais complicado organizar ela para funcionar no cooler. Com a parte que esquenta.

O gelo é só pegar uma garrafa vazia e encher de agua.
O problema do gelo é que não distribui o frio.
Onde ele fica encostado fica muito gelado e o restante diminui entre 3-4 C.
O cooler ajuda nessa parte de distribuição, já que fica isolado e normalmente tem parede dupla.

Então minha dica seria por garrafa de gelo (ou se tiver aqueles recipientes com gel resfriador).
Mas não em contato direto com os copos, para não ter essa concentração de frio em apenas uma parte do copo.
O ideal seria empilhar os copos de um lado e deixar o gelo do outro.
 
Muito obrigado pessoal! Deu certo e consegui diminuir a temperatura mudando o local da caixa e colocando gelo também. Eles já estão no terrário!! Agradeço demais o help! Tamo junto! 🙏
 
Última edição:
Back
Top