Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

dificuldade solidificação do agar

Matheus99

Hifa
Cadastrado
09/06/2018
35
8
28
Salve pessoal, estou tentando fazer a colonização por meio do bda, estou usando: 10 grs agar, 10 grs dextrose e 100 grs d batata para meio litro de água, só que estou na segunda tentativa e nada, não sei c é pelo calor da estufa 28 graus, que o meio de cultura não fica sólido e acaba que não crescendo micélio, alguém que tenha experiência com esta técnica sabe o q pode ser?
 
Muita água para pouco ágar, e/ou ágar de baixa qualidade.

Se você está usando ágar culinário (para fazer gelatina vegana), precisa usar mais ágar para a mesma quantidade de água/caldo de batata.

Na minha experiência, para meio litro de água seriam necessários 17 gramas de ágar para que fique sólido a temperatura ambiente.
 
Muita água para pouco ágar, e/ou ágar de baixa qualidade.

Se você está usando ágar culinário (para fazer gelatina vegana), precisa usar mais ágar para a mesma quantidade de água/caldo de batata.

Na minha experiência, para meio litro de água seriam necessários 17 gramas de ágar para que fique sólido a temperatura ambiente.
Salve Salaam, sim o ágar que comprei é o culinário, fui fazendo testes q vi que colocar o dobro do que o recomendado fica muito bom.

Os testes q fiz dia 6/6 ficaram muito escuros e liquidos.

Os do dia 13/6 apenas um surgiu o micélio flutuando,todos ficaram líquidos e parecendo uma CL será q posso usar pra inocular o milho?

Já os do dia 18/6 ficaram mais sólidos e parecem só q ainda não tem micélio aparente,
No dia 21/6 coloquei o dobro de agar e ficaram sólidos, coloquei o esporos de South American e pedaços de shimeji, estou esperando pra ver como vai ser a evolução do micélio em todos, o shimieji já começou a colonizar.

Estou tindalizando milho pra colocar os shimejis, e os psilocybes vou colocar no farinha de arroz integral, tenho trigo para kibe vc acha legal usar tbm?
 
Trigo pode funcionar, desde que não fique empapado e vire um mingau ou cola.

A "CL de ágar" talvez seja melhor usar para inocular outras placas em ágar, assim você garante que está limpa ao mesmo tempo que já começa um isolamento. Mas nada impede de colocar um pouco no milho também, se colonizar o milho você também pode usar um grão colonizado para inocular um ágar depois, ou fazer uma CL a partir dele.
 
Trigo pode funcionar, desde que não fique empapado e vire um mingau ou cola.

A "CL de ágar" talvez seja melhor usar para inocular outras placas em ágar, assim você garante que está limpa ao mesmo tempo que já começa um isolamento. Mas nada impede de colocar um pouco no milho também, se colonizar o milho você também pode usar um grão colonizado para inocular um ágar depois, ou fazer uma CL a partir dele.
fiz 2 potes pf tek com trigo,4 com arroz e 5 com milho, inoculei com um cl d água de coco, e pra testar joguei uns milhos em uma cultura agar q parecia uma cl, vamos ver como vai ser o andamento. vlw grande Salaam
 
Back
Top