Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dificuldade em diagnosticar possível contaminante (cobweb)

ShivaShakti

Hifa
Cadastrado
07/04/2014
11
12
Boa noite caros colegas do CM, creio que tenhamos aberto um tópico no local correto, caso contrário pedimos desculpas. Estamos em meio a um cultivo de GT (eu e minha companheira), e durante a colonização do substrato (FAI), surgiram algumas dúvidas em relação a possíveis contaminantes que tenham se desenvolvido em meio ao bolo. Logo abaixo vamos postar 3 imagens diferentes de um mesmo copo, contamos com a ajuda de voces antes de tomar qualquer decisão do que fazer com o mesmo. Obrigado.
 

Anexos

  • IMG_4415.jpg
    IMG_4415.jpg
    96.1 KB · Visualizações: 56
  • IMG_4416.jpg
    IMG_4416.jpg
    87.1 KB · Visualizações: 41
  • IMG_4418.jpg
    IMG_4418.jpg
    97.4 KB · Visualizações: 63
Estamos em meio a um cultivo de GT (eu e minha companheira), e durante a colonização do substrato (FAI), surgiram algumas dúvidas em relação a possíveis contaminantes que tenham se desenvolvido em meio ao bolo.


Quanto dias de colonização tem esses copos, @ShivaShakti ?

O possível contaminante surgiu antes ou após o micélio?

Não vejo como diagnosticar no momento o que é. Sugiro que guarde os copos e aguarde. Daqui a alguns dias poste novas fotos.
 
Upvote 0
Quanto dias de colonização tem esses copos, @ShivaShakti ?

O possível contaminante surgiu antes ou após o micélio?

Não vejo como diagnosticar no momento o que é. Sugiro que guarde os copos e aguarde. Daqui a alguns dias poste novas fotos.
O copo foi inoculado dia 24/03, ou seja, fazem 18 dias desde a inoculação. Também acho importante destacar o fato de que logo no inicio da colonização eles ficaram dentro de um armário, e foram expostos a temperaturas pouco acima dos 30 graus. Estamos com essa dúvida desde o começo da colonização pois não soubemos diferenciar se o aspecto era sadio ou não. Em outros copos já observamos uma formação de micélio bem diferente dessa que está nos preocupando, e por isso ficamos tão intrigados.Já observei fotos onde a colonização se assemelhava muito com a nossa, e sem nenhum registro de contaminantes.
 
Upvote 0
O copo foi inoculado dia 24/03, ou seja, fazem 18 dias desde a inoculação. Também acho importante destacar o fato de que logo no inicio da colonização eles ficaram dentro de um armário, e foram expostos a temperaturas pouco acima dos 30 graus. Estamos com essa dúvida desde o começo da colonização pois não soubemos diferenciar se o aspecto era sadio ou não.


O micélio de cubensis em substratos sólidos apresenta um branco brilhante que é difícil de confundir com os possíveis contaminantes que também tem micélio branco. Mas é difícil de distinguir por fotos. Acho que só se aprende fazendo, ou seja, cultivando.

Se estiver contaminado pode ser, a princípio, cobweb, Mucor ou Rhizopus.

Resta esperar para ver.
 
Upvote 0
Para mim não parece contaminado. O micélio adquiriu diversas texturas no copo, o que pode ter gerado a confusão.

Mas como disse o @Ecuador , eu aconselho esperar mais um pouco para ver qual o resultado.
 
Upvote 0
Para mim não parece contaminado. O micélio adquiriu diversas texturas no copo, o que pode ter gerado a confusão.

Mas como disse o @Ecuador , eu aconselho esperar mais um pouco para ver qual o resultado.
Exato, temos mais 3 copos que foram inoculados no mesmo dia, e ambos apresentam essa diversidade de texturas que acabam nos deixando um tanto quanto confusos na hora de fazer um diagnóstico certeiro quanto a presença do micélio de Cubensis. Ontem tomamos a decisão de enterrar um dos copos no jardim, a intenção foi observar se o mesmo possuía algum odor característico de contaminação,mas durante o processo não houve nenhum sintoma que tivesse nos intrigado. O que me chama muito a atenção é a variação de tonalidades que se apresenta no copo: em algumas partes o micélio apresenta um rizomorfismo nítido, mas em outros pontos ele adquire uma textura mais algodoada e a tonalidade branca parece ser menos densa do que em outros setores. Mais tarde iremos postar novas fotos, acredito que essas não tenham favorecido muito por causa da baixa resolução. Vamos aproveitar pra registrar as fotos de um início de colonização em spawn (milho), pois queremos eliminar qualquer possibilidade de um início de Cobweb. Agradecemos muito a ajuda, pois mesmo tendo dedicado tempo aos estudos ainda surgem algumas dúvidas que só podem ser sanadas por aqueles que tem mais tempo de experiência com os cultivos. :feliz:


Como havíamos dito antes, vamos postar as fotos do inicio de uma colonização em milho (inoculado dia 6/04), e de uma outra inoculação também em milho que foi realizada no mesmo dia do bolo de arroz que citamos logo acima. Pote 1 (6/04)


Pote 2 (inoculação realizada dia 24/03):
 

Anexos

  • iniciocolonizacao.jpg
    iniciocolonizacao.jpg
    90.4 KB · Visualizações: 17
  • IMG_4424.jpg
    IMG_4424.jpg
    105 KB · Visualizações: 22
  • IMG_4427.jpg
    IMG_4427.jpg
    95.5 KB · Visualizações: 19
  • IMG_4420.JPG
    IMG_4420.JPG
    143.9 KB · Visualizações: 29
  • IMG_4421.jpg
    IMG_4421.jpg
    87.4 KB · Visualizações: 26
Última edição por um moderador:
Upvote 0
O que me chama muito a atenção é a variação de tonalidades que se apresenta no copo: em algumas partes o micélio apresenta um rizomorfismo nítido, mas em outros pontos ele adquire uma textura mais algodoada e a tonalidade branca parece ser menos densa do que em outros setores.

Em cultivos ME é comum ocorrer essas diferenças.

Como havíamos dito antes, vamos postar as fotos do inicio de uma colonização em milho (inoculado dia 6/04), e de uma outra inoculação também em milho que foi realizada no mesmo dia do bolo de arroz que citamos logo acima. Pote 1 (6/04)

O assunto é outro, então peço por gentileza que abram um diário de cultivo, assim o fórum fica mais organizado e também poderemos acompanhar melhor o cultivo de vocês. Grato.
 
Upvote 0
Essa mudança na textura do micélio engloba diversos fatores, entre eles:
  • Disponibilidade de nutrientes e umidade: o micélio adquire textura rizomórfica quando está procurando por mais recursos e textura algodoada quando eles estão disponíveis em quantidade suficiente.
  • Genética: Como o Cosmik apontou, seringas multiesporos (ME) possuem padrões de crescimento diferentes de clonagens.
Para mim o cultivo no milho está indo muito bem, mas, como sugerido, abram um diário para podermos auxiliá-los melhor!
 
Upvote 0
Upvote 0
Se tiver como ver o micélio "mais de perto" (microscópio ou, talvez com uma boa lupa), compare com as imagens no meu diário:

Contaminante 1
Contaminante 2
Cubensis x contaminantes
Mais micélios de cubensis

Por fotos de copos é difícil diferenciar, mas a cor do Cubensis é diferente dos contaminantes... É um branco mais branco, quase neve, e onde fica mais rizomórfico, parece cintilante.
Gratidão pelas fotos, Salaam`aleik, elas são de grande ajuda. Acredito que os copos estão todos colonizando bem, mas seguimos atentos para descartar qualquer possibilidade que possa complicar nossos cultivos. Obrigado por ter passado aqui no nosso tópico :D
 
Upvote 0
Eu voto no milho, aquelas primeiras fotos com o FAI não parecem muito promissoras. Abram um diário de cultivo por favor!
 
Upvote 0
Eu voto no milho, aquelas primeiras fotos com o FAI não parecem muito promissoras. Abram um diário de cultivo por favor!
Aquele copo do FAI foi enterrado no jardim, fizemos isso na intenção de poder sentir o odor que seria exalado durante o procedimento, mas durante isso não tivemos nenhuma evidencia que fosse preocupante. Ainda ontem eu preparei um casing com outro copo de FAI que apresentava essas mesmas características de colonização. Agora é esperar pra ver.Ah, e quanto ao diário: nós já recebemos bastante incentivo para dar início, mas até o momento havíamos descartado essa hipótese por causa da falta de imagens para ilustrar e exemplificar o andamento de nosso cultivo desde o princípio. Porém andamos pensando melhor sobre essa idéia, e acredito que ainda hoje nós faremos alguns registros pra poder compartilhar tudo com os colegas aqui do CM. Obrigado pela disposição, irmão Tupy.
 
Upvote 0
Back
Top