Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Diferença entre Privacidade e Anonimidade

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
(Durante a leitura deste tópico, esqueça os conceitos de anonimidade e privacidade do senso comum)

Conceitos

Acho importante ou, no mínimo, bem interessante explicar essa diferença. O que as pessoas procuram quando falam em privacidade é, na verdade, anonimidade. Para um conceito simples, englobando o contexto de navegação na internet, temos que:

  • Anonimidade - é quando as outras pessoas sabem o que você está fazendo, mas não te vêem nem sabem quem é você;
  • Privacidade - é quando as pessoas te vêem e sabem quem é você, mas não sabem o que você está fazendo.

O ideal, claro, é juntar as duas coisas.

Agora dois exemplos:

  • Anonimidade - você está urinando no bolo de aniversário, todo mundo sabe que tem alguém urinando no bolo de aniversário, mas ninguém te vê;
  • Privacidade - todo mundo te vê, mas ninguém sabe que você está mijando no bolo de aniversário, nem sentem o cheiro.

Como se pode observar, é um conceito que só é possível na internet. Sobre a anonimidade, todos vão te ver se você estiver tendo uma ação na frente das pessoas. No entanto, na internet, é possível agir sem ser identificado, por mais que se faça algo "na cara" das outras pessoas - por exemplo, postar no fórum através da rede Tor. E sobre a privacidade, na vida real, se você fizer algo "na cara" das pessoas, elas vão ver o que você tá fazendo. No entanto, na internet, é possível fazer passar tudo na cara de quem analisa o seu tráfego sem que ele consiga saber o que está analisando - por exemplo, com o uso de um VPN.


Explicação

A diferença básica para fins de segurança é que:

  • No anonimato você pode mostrar tudo que faz porque você não deixa registros do seu IP, mas sempre é possível você cometer um erro ou dar azar e entregar sua identidade;
  • Na privacidade um órgão público ou um hacker com poder de investigação suficiente podem chegar até alguma informação que se vincule à sua identidade real, dependendo dos meios e registros disponíveis.

Os mecanismos de privacidade da internet só asseguram privacidade, claro. Nenhum site pode garantir a sua anonimidade, isso é impossível. O que os sites podem, no máximo, é permitir ou bloquear meios de anonimidade. Quem garante a própria anonimidade é você mesmo. Mesmo que um site se arrisque a não fazer nenhum log de nenhum usuário, ele não estará imune a ataques de hackers que registrem tudo. É melhor que o site simplesmente deixe o usuário fazer uso ou não de meios de anonimidade, isentando-se com maior sucesso de responsabilidades pela não-identificação.

Anonimidade é algo necessário para casos extremos, como o contato dentro de um país ditatorial-sanguinário que conta tudo que ocorre no país para um jornalista estrangeiro de Direitos Humanos, através da rede Tor. O cara vai ser caçado pelo Estado em que está, então precisa ter anonimidade. Mas, se não for por razões tão extremas, anonimidade é dispensável.

Eu acesso o CM através apenas de privacidade, e acho que isso me deixa 100% seguro. Meu "anonimato" no sentido popular é tudo que preciso, não preciso do anonimato no sentido técnico aqui empregado. Apesar de discordar de um outro tópico, cultivar cogumelos é 100% lícito, e o fórum possui regras que funcionam justamente para assegurar a licitude de nossos debates. Me vejo seguro, até porque nada faço que dê razão a ser criminalizado e sofrer perseguição do Estado, pois faço apenas para mim mesmo.


Exemplos

Alguns exemplos de quando é privacidade ou é anonimidade:
  • VPN - te dá privacidade. Seu provedor não sabe o que você faz. O seu IP é até disfarçado. Mas nada garante que o VPN realmente não faça registros de suas atividades. Não há garantia de anonimato, porque você depende da confiança em alguém ou algo, além das várias possibilidades de falhas dos serviços de VPN no que diz respeito a não vazar o seu IP. Eles não servem pra anonimidade;
  • Tor - te dá anonimato. O nó de saída pra surface sabe o que você está fazendo, mas não sabe quem é você. O mesmo se diz do servidor em que você está conectado. Se você seguir as regras de comportamento seguro, ficará protegido. Não depende de confiar em ninguém para não ser identificado em caso de ordem judicial;
  • Bate papo no smartphone sem criptografia com aplicativo que vincula ao seu nº de celular a conta. Não há nem privacidade, nem anonimato;
  • Bate papo no smartphone com criptografia ponta a ponta com aplicativo que vincula ao seu nº de celular a conta. Você tem privacidade, mas não tem anonimato. Ninguém pode ler o que você fala com a pessoa, mas sabe-se que você está falando alguma coisa com tal pessoa;
  • Bate papo no smartphone com criptografia ponta a ponta com aplicativo que não vincula a nada da sua vida real acessado via rede Tor. Temos privacidade e anonimato. Alguém fala alguma coisa com alguém, não se sabe o que, nem se sabe quem;
  • Tirou documentos falsos, alugou uma casa com documento falso, pagou serviço de internet com documento falso, colocou um sistema de antenas e vigilância pra usar a rede de outro local seguro facilmente descartável em caso de estouro da casa alugada, onde não deixa impressões digitais, e fez tudo sem ser captado por câmeras, usando laranjas que foram devidamente mortos, mas navega sem criptografia. Só tem anonimidade. Não dá pra chegar em você pelos meios de rastreamento tradicionais, mas se vê tudo que você faz.

Sugestão

Apesar de não achar necessário para membros ordinários do CM (talvez até seja bom para administradores e moderadores se resguardarem), eu entendo os colegas que se preocupem e queiram um grau extra de cuidado, adentrando na anonimidade. Então podem começar pelo tópico que trata do Tor e das meta-datas em imagens. É o básico do básico para a anonimização. Existem muitas, muitas, muitas regras, que variam desde comportamentos de digitação a uso de sistemas operacionais sugeridos.

Você vai ficar anos e anos e nunca esgotar isso, porque a atualização é constante e sempre poderá sofrer de zero day ataques, então não há 100% de segurança. Mas, em dois dias já poderá saber o básico pra alguém que não seja caçado mundialmente nunca ser pego, até por falta de interesse do Estado. Basta ter as informações nos sites e locais certos.

Por fim, o conceito aqui apresentado de anonimidade é absoluto, não relativo. No fórum, todos somos "anônimos" em relação uns aos outros. E não há "privacidade" quando eu posto um tópico, pois todos podem ler. No entanto, em aspectos técnicos, temos como básico exatamente o contrário. Há privacidade porque quem está no meio do caminho não intercepta o que eu estou fazendo, pelo HTTPS. E não há anonimato porque se você não acessou o fórum exclusivamente sempre por Tor, então há possibilidade de um Estado chegar até você por meio de ordem judicial. O que não irá ocorrer, a menos que você seja um pedófilo, terrorista, racista ou traficante fazendo venda on-line.

Considero, pois, seguro postar e participar do CM dentro das regras do fórum.


Conclusão

Bem, esse tópico nada muda a sua prática, é verdade. Se você já lutava pela sua anonimidade a chamando pelo nome de privacidade, saber o nome certo não irá fazer você mudar nada. Talvez tenha apenas um pouco mais de consciência do que se passa com os mecanismos que você usa e da utilidade deles de acordo com seus objetivos e necessidades (de privacidade ou de anonimato). Para não exagerar muito pra mais, tornando um esforço inútil e gasto de tempo, energia e recursos; nem falhar pra menos.

Acreditem, isso é uma mão na roda. Saber usar o que é necessário, e apenas o necessário. :feliz:
 
Última edição:
cultivar cogumelos é 100% lícito,
Ahem. Cultivar cogumelos comestíveis é lícito; psicoativos, somente será até que se prove a intenção.

Eu acesso o CM através apenas de privacidade,
Privacidade ou anonimidade? Eu não sei quem você é, só o que você está fazendo. Pela sua própria definição, anonimidade, certo? Mas eu sei que é você; e mesmo não sabendo quem você é; te "vejo".

Podemos dizer que o mesmo se aplica a mim - eu acesso o fórum "anônimo" para divulgar o que estou fazendo e para que os outros vejam, sem no entanto saber quem eu sou.

E agora, estou privado ou anônimo? Ou nenhum dos dois? O gato de Schrödinger? :roflmao:

e acho que isso me deixa 100% seguro.
Nada te deixa 100% seguro, nem a poupança Bamerindus. Mas com um pouco de bom senso, e sabendo que o fórum tem uma grande preocupação com essas coisas (em relação a tecnologia), eu acho que a discussão nem é tão necessária. É só fazer a lição de casa ;)
 
Privacidade ou anonimidade? Eu não sei quem você é, só o que você está fazendo. Pela sua própria definição, anonimidade, certo? Mas eu sei que é você; e mesmo não sabendo quem você é; te "vejo".

Podemos dizer que o mesmo se aplica a mim - eu acesso o fórum "anônimo" para divulgar o que estou fazendo e para que os outros vejam, sem no entanto saber quem eu sou.

E agora, estou privado ou anônimo? Ou nenhum dos dois? O gato de Schrödinger? :roflmao:

Então, legal você colocar essa questão. Eu agora vou terminar o tópico, que eu tive que sair correndo aqui e não detalhei algumas coisas.

Mas uma delas é a seguinte: anonimidade não é um conceito relativo, é um conceito absoluto. Para você eu sou um anônimo, mas para o fórum CM, com o registro de logins que os administradores possuem, eu sou perfeitamente identificável. Com o IP de abertura da conta, chegam na minha casa. Meu email é o pessoal mesmo. Eu confio nos administradores do site, que vão respeitar o fato de que eu não quero que ninguém saiba onde moro, nem meu email. Ou seja, não estou anônimo, porque com esses dados e uma ordem judicial pode-se chegar em quem eu realmente sou. Então estou anônimo? Dentro do fórum, sim. Para a internet como um todo, não. Logo, não há anonimidade no sentido técnico de impossibilidade de identificação.

Já quando se fala em anonimidade, não existe necessidade de confiança - o próprio usuário impede qualquer meio de identificação dele, seja por quem for. Se eu tivesse interesse em anonimidade nesse fórum, usaria Tor via Tails, uma conta de email fake criada da forma certa, etc. Enfim, tornaria absoluta a impossibilidade de me identificar pelos meios tradicionais. Mas, como esse fórum não possui nenhum crime nele, não há o que temer, na minha opinião. Então, estou tranquilo. Não me preocupo com o Estado, me preocupo apenas com a sociedade e o preconceito, não com cadeia. Por isso, me basta esse "anonimato" que na verdade é apenas um "não dá pra chegar em mim sem ordem judicial".

Então o que eu tenho aqui? Privacidade, no máximo. As comunicações são feitas em HTTPS, por exemplo. Meu trabalho sabe onde eu estou, não há anonimidade em sentido estrito - uma análise de tráfego do meu emprego diria que eu estou no CM - mas há privacidade, porque eles não sabem afinal o que eu estou fazendo pela mera análise do tráfego, pois está criptografado. Às vezes quero aumentar minha privacidade e uso um VPN através do VPN do meu emprego, de forma que aí eles sequer sabem que eu estou no CM - mas continuam sabendo que eu estou em algum lugar. Aumento a privacidade, não o anonimato.

Agora, no sentido popular, claro que temos anonimidade (no sentido amplo) por simplesmente nos falarmos sem termos como saber quem é quem de verdade. Mas no sentido técnico diferenciador entre privacidade e anonimato que apresentei no post de abertura, não.

Nada te deixa 100% seguro, nem a poupança Bamerindus. Mas com um pouco de bom senso, e sabendo que o fórum tem uma grande preocupação com essas coisas (em relação a tecnologia), eu acho que a discussão nem é tão necessária. É só fazer a lição de casa ;)

Nada, mas nada mesmo é 100% seguro. Mas, se você não fizer nada pra chamar a atenção da NSA, com algumas medidas simples você jamais vai ser pego se souber usar as ferramentas de anonimidade corretamente. E olha que a NSA só vai te pegar depois de usar espionagem, engenharia social e o escambau. Através dos meios tradicionais de rastreamento? Jamais. E mesmo assim se você for uma figurinha que chama a atenção mundialmente. Fora isso... só não fazer m**** de se auto-delatar.

-------------------

Nossa, adoro esse assunto, por isso escrevi tanto, hahaha.
 
Última edição:
me preocupo apenas com a sociedade e o preconceito, não com cadeia.
É basicamente a mesma preocupação que eu tenho.

Meu trabalho sabe onde eu estou, não há anonimidade em sentido estrito - uma análise de tráfego do meu emprego diria que eu estou no CM
Você não está dando um tiro no pé aí? Poiis um lugar onde o preconceito interfere é a vida profissional, e para que isso aconteça, o seu trabalho não precisa saber o quê você está fazendo no CM, apenas duas coisas: o que é o CM, e que você não está trabalhando, pois está surfando na web. Aliás, uma só :roflmao:
 
Você não está dando um tiro no pé aí? Poiis um lugar onde o preconceito interfere é a vida profissional, e para que isso aconteça, o seu trabalho não precisa saber o quê você está fazendo no CM, apenas duas coisas: o que é o CM, e que você não está trabalhando, pois está surfando na web. Aliás, uma só :roflmao:

:hilario::hilario::hilario::hilario::hilario::hilario::hilario::hilario::hilario:

Muito boa observação!

Mas, assim, a rede do meu trabalho se liga à internet por um VPN do porte de dezenas de milhares de conexões ao mesmo tempo. Os caras lá não vigiam nem se nego tá acessando pornografia no serviço. A festa é livre! :eba: E se os caras de lá me pegarem em conexão com o CM, isso nunca vai chegar nos ouvidos dos meus colegas de trabalho mais próximos, que são os que me incomodariam de ficar ouvindo merda. :) Mas... :unsure: Em breve pretendo fazer tudo do meu serviço através de VPN, só por garantia e mais segurança. ;)
 
Vejo que o protocolo está crescendo cada vez mais e realmente é um meio seguro visando a privacidade dos nossos membros.
Bitcoins são totalmente rastreaveis e armazenam dados de todas as carteiras ... é claro que eles não divulgam isso ... assim como o backdoor no navegador firefox para rastrear usuários do Tor ... e também nos roteadores da cisco ... privacidade ... é uma utopia ... :-(

https://www.google.com.br/search?cl...joGABg#channel=fs&q=descoberto+backdoor+cisco
https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=descoberto+backdoor&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=_bMzVYq9BYWk8wf1joGABg#channel=fs&
q=descoberto+backdoor+firefox+tor

https://www.google.com.br/search?cl...GABg#channel=fs&q=descoberto+backdoor+bitcoin

https://blog.torproject.org/blog/tor-security-advisory-old-tor-browser-bundles-vulnerable
http://securityaffairs.co/wordpress...zero-day-exploited-against-tor-anonymity.html
http://resources.infosecinstitute.com/fbi-tor-exploit/
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&cad=rja&uact=8&ved=0CCEQFjAAOAo&url=http://www.wired.com/2013/09/freedom-hosting-fbi/&ei=a7szVbiQL9TbsASL24D4BA&usg=AFQjCNHEkLBzzGlxsw_rjnzIpWb9rFl_YQ&bvm=bv.91071109,d.eXY
Com as "melhores" intenções - http://www.itpro.co.uk/public-secto...browser-vulnerability-target-child-abuse-ring
Claro que se a pessoa utilizar SO Linux com todas medidas conseguimos um pseudo-anonimato, mas ser invisivel é coisa somente para hackers ....
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCMQFjAA&url=http://www.infosecurity-magazine.com/news/has-https-been-broken/&ei=4LwzVejBKszisASkuYGABw&usg=AFQjCNFhXpe4P7VCEI1cdz-WLEgPKgCZaw&bvm=bv.91071109,d.cWc
http://www.zdnet.com/article/has-the-nsa-broken-ssl-tls-aes/
 
Última edição:
Bitcoins são totalmente rastreaveis e armazenam dados de todas as carteiras ... é claro que eles não divulgam isso

É claro que divulgam, qualquer um que dedique um tempo para ler como funciona o protocolo saberá que todas as transações são públicas. Aliás, essa é chave fundamental para que a criptomoeda seja descentralizada. Não é a toa que o blockchain atual tem pouco mais de 32 GB.

assim como o backdoor no navegador firefox para rastrear usuários do Tor

O Firefox é open-source, você poderia apontar aonde está exatamente esse "backdoor"? :teo_seta_direita: https://developer.mozilla.org/en-US...guide/Source_Code/Downloading_Source_Archives

privacidade ... é uma utopia ... :-(

Privacidade é perfeitamente possível se a pessoa souber usar as ferramentas certas e da maneira correta.

EDIT: @Hippie, muito obrigado pela chuva de links, mas eles não ajudaram em nada. Muito FUD da sua parte. :facepalm:
 
Última edição:
As principais denuncias afirmam que não foi criado um exploit para esta "brexa", mas que o FBI exigiu dos desenvolvedores (pois eles não tem o knowhow) que "deixassem" uma falha no código para que pudessem caçar os "pedófilos" ...
 
As principais denuncias afirmam que não foi criado um exploit para esta "brexa", mas que o FBI exigiu dos desenvolvedores (pois eles não tem o knowhow) que "deixassem" uma falha no código para que pudessem caçar os "pedófilos" ...

Exploits que exploram falhas sempre vão existir, isso não é nenhuma novidade, não existe sistema 100% seguro. Agora, dizer que o Firefox atual tem backdoor para rastrear usuários do Tor é um pouco de exagero. Se tem, cadê?
 
Bitcoins são totalmente rastreaveis e armazenam dados de todas as carteiras ... é claro que eles não divulgam isso ... assim como o backdoor no navegador firefox para rastrear usuários do Tor ... e também nos roteadores da cisco ... privacidade ... é uma utopia ... :-(

(..)

Claro que se a pessoa utilizar SO Linux com todas medidas conseguimos um pseudo-anonimato, mas ser invisivel é coisa somente para hackers ....

Na verdade, desde que você não seja um alvo primordial das forças internacionais ou da NSA, se você usar um serviço de desvinculação de Bitcoins normalmente, nunca chegam até você. Da mesma forma, se você não for um grande procurado, algumas medidas básicas já lhe protegem do custo de se chegar até você, tendo em vista a pouca relevância das suas ações, mas sempre tomando as precauções básicas.

Agora, 99,9% de anonimato por si mesmo (sem contar erros de conduta de quem não quer ser pego) só com Tails, etc. E mesmo assim ainda há uma lista de avisos quando você baixa o Tails, explicando como algumas situações que se devem ter cuidado mesmo usando o sistema.

O aviso mais interessante pra mim é do adversário global, do qual a rede Tor não lhe protege:

Um adversário global e passivo seria uma pessoa ou entidade capaz de monitorar ao mesmo tempo o tráfego entre todos os computadores de uma rede. Ao estudar, por exemplo, o padrão de tempo e volume de dados de diferentes comunicações na rede, seria estatisticamente possível identificar circuitos do Tor e então relacionar usuários do Tor a servidores de destino.

É parte da escolha inicial do Tor não lidar com essa ameaça para permitir a criação de um serviço de comunicação de baixa latência utilizável para navegação na web, bate-papo via Internet e conexões SSH.
 
Última edição:
Sao tantas denuncias, governo algum resolve coisa alguma, mentiras em cima de mentiras, e muitas das denuncias dos `teoricos da conspiracao` sao reais e preocupantes, e ja nem sei quem sou ou ate mesmo se sou ... :-(
 
Back
Top